Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

23/02/2014 - Papo de Mãe sobre Alfabetização

O Brasil tem 13 milhões e duzentos mil analfabetos. Este número supera, por exemplo, a população da cidade de São Paulo.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, em 2012, a taxa de analfabetismo no Brasil parou de cair. O índice de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais foi estimado em 8,7%. Em 2011, essa taxa tinha sido de 8,6%, o que é preocupante.    

E existe ainda um outro problema, que é o chamado analfabetismo funcional. São crianças e adolescentes que frequentam a escola, passam de ano, mas na verdade não estão aprendendo como deveriam.

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem pais e especialistas para uma conversa sobre ALFABETIZAÇÃO.



Convidados: Alexandre Silva Moreira Neto, borracheiro, pai de Victor (9); Josefa dos Santos, auxiliar de manutenção, tem uma filha de 24 anos; Daniela Pereira do Nascimento, auxiliar de limpeza, mãe de Raissa, (16), Iago (12), Isabele (9), e Murilo (6). Especialistas: Sônia Jorge, representante da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Maria Stela Santos Graciani, pedagoga e educadora; Carlos Santos, alfabetizador de adultos; e Priscila Cruz, diretora executiva da ONG Todos pela Educação.

O programa conta também com reportagem especial de Letícia Bragaglia; a participação do Prof. Antônio de Franco, dono de uma escola de caligrafia na abertura e encerramento do programa; e um papo pelas ruas de São Paulo com  Fernanda De Luca.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Aos Domingos, 15h30. Reprise aos sábados, 11 horas. Na Tv Brasil.  

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 





  











2 comentários:

Graça disse...

Educacao nao pode estar ligada a partido politico. Eh preciso dar continuidade ao processo educacional e nao mudar porque o partido da situacao mudou.

Graça disse...

O problema para alfabetizar esses alunos que naum conseguiram eh coloca-los em uma turma com menos alunos. Coisa que naum fazem pq vao receber menos verba do governo federal.