Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Adoção: trecho do programa

Olá!!!
Sabemos que ADOÇÃO é um assunto muito delicado e que merece todo nosso respeito. Por isso, o Papo de Mãe procurou abordar o tema com muito cuidado e carinho. Esperamos que vocês tenham gostado! Quem perdeu o programa ainda tem a chance de assistir a última reprise amanhã, terça-feira, às 17h30, na TV Brasil.

Segundo a Associação de Magistrados do Brasil (AMB), hoje, oitenta mil crianças brasileiras vivem em abrigos. Porém, apenas duas mil e quinhentas estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) - criado para unificar e compartilhar dados de crianças e adolescentes em condições de serem adotados e de pessoas interessadas em adotar.

Embora saibamos que existem muitos interessados em adotar, o grande problema é que cerca de 80% dos candidatos a pais procuram crianças com menos de três anos de idade. Porém, apenas 7% das que estão prontas para adoção estão nesta faixa etária. Além disto, irmãos também têm maiores dificuldades para encontrar uma família, pois 84% dos pretendentes a pais preferem adotar apenas uma criança.

Acreditamos que uma maior conscientização sobre o verdadeiro papel da adoção seria um grande passo para a melhora desta situação. É preciso deixar claro que adotar não é fazer caridade, mas é estar aberto para dar e receber amor, independentemente da aparência ou da idade da criança. Outro aspecto importante, que não pode ser deixado de lado, é a questão da burocratização e morosidade dos processos de adoção, o que também acaba tornando a espera angustiante – tanto do lado dos pais como do lado da criança.

No Brasil, há vários grupos de apoio à adoção em diversos Estados brasileiros. Para maiores informações, consulte o site da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção: www.angaad.org.br.
Fiquem agora com um trecho do Papo sobre adoção:
 

E a nossa dica de hoje é o livro "A Casa das Fadas" de Danilo Donzelli, que aborda o tema Adoção.  No livro, vocês vão conhecer a história de Dudu, um menino de 5 anos, que adora imitar aviões, gosta de brincar e de correr. Só que Dudu é muito triste, mora num abrigo, foi abandonado pelos seus pais ainda muito pequeno. Seu maior sonho é ter um papai e uma mamãe, uns colinhos fofinhos e gostosinhos, só para ele. Acompanhe o Dudu nas suas aventuras para encontrar uma família... Você vai rir, se emocionar, chorar e, sobretudo, se divertir! Vocês podem adquirir o livro pelo blog do autor ou no site da editora Multifoco. Parabéns pelo trabalho, Danilo!!! Sucesso!!!

 




ATENÇÃO!!!
A equipe do Papo de Mãe entrará no estúdio para gravar seis novos programas a partir do dia 24/10. Os temas serão os seguintes:
- Relação com avós
- Espírito de Natal
- Ano Novo: previsões astrológicas e terapias alternativas
- Câncer infantil
- Amamentação
- Sono dos filhos e sono dos pais

Quem quiser participar de uma gravação (é preciso estar em São Paulo/SP) escreva para [email protected]. Vocês também podem participar enviando perguntas e depoimentos para serem lidos no programa. Basta clicar em COMENTÁRIOS logo abaixo. Participem!!!

9 comentários:

Fernanda Benitez disse...

Oi meninas, eu de novo rssss
A morosidade em relação aos processos é mais por conta dos perfis restritos mesmo, tem a questão da falta de equipe nas VIJs tb, mas o perfil restrito a meu ver é o grande problema. Bebês não brotam nas Varas da Infância, a realidade dos abrigos é bem diferente do perfil escolhido pelos candidatos a pais, por isso essa conta não fecha. No meu caso a demora envolve outros problemas como já contei na postagem "Aqui Tudo Azullll!!!" lá no blog.
O CNA funciona mais ou menos assim (estou falando de Brasília, não sei direito como funciona nos outros estados): Aqui no DF tem uma lista para os que residem aqui onde as crianças serão primeiramente "oferecidas" (este termo é horrivel eu sei, mas não encontrei outro no momento), se não conseguirem coloca-la em família aqui tentarão o CNA (ou seja, tentam famílias de outros estados), se mesmo assim não houver canditatos ai abre-se para adoção Internacional.
Nos outros estados não sei se existe uma lista da cidade, uma do estado e depois o CNA.
Eu acredito que meus filhos estão aqui mesmo, pois meu perfil é mais aberto (diferente da maioria) eu aceito grupo de irmãos (no caso 2),
não quero bebês, quero meninos (a maioria quer meninas)e não fiz restrição de cor. Acredito que após desenrolar os pepinos que tenho será rápido. Amanhã vou dar uma chegadinha na VIJ e tentar dar um gás no meu processo.

beijinhosss

Clarissa Meyer disse...

Letícia!
E você vem aqui nos contar assim que conseguir encontrar seus meninos, hein?
Beijão
Clarissa

cacau disse...

Olá Flores,

Amo quando falam de adoção, estou nesta caminhada também.
Meu perfil é aberto ( sexo, cor e idade indiferente), quero irmãos (2).
Estou dando andamento nos papéis, está quase tudo pronto.
Sou amiga da Leticia de blog. Conto como está sendo minha vida nesta nova caminhada. Se quiserem dar uma olhadinha, sinta-se à vontade.
Amo o programa de vocês, parabéns pelo trabalho!
Perdi o programa no primeiro dia, mas hj com certeza estarei assistindo.
Ahhhh, tem outro autor q tbm adorei!!!
Tem o livro dele no meu blog, é uma simpátia de pessoa. Conta como td aconteceu com a adoção de 2 cças.Vale a pena ler!

Beijos

Ana Karina / São Paulo/ SP disse...

Minha pergunta é p/ o programa sobre amamentação. Sou fonoaudióloga e gostaria q vcs enfatizassem a importância da amamentação para o desenvolvimento oral da criança. Muito se fala apenas nos benefícios relativos aos anticorpos que a mãe passa mas a amamantação tbm tem outros papeis. Bem a pergunta é "além de nutrir, quais são os outros benefícios da amamentação?"

Clarissa Meyer disse...

Olá Treinante, obrigada pela audiência. Desejamos muita sorte a você!!

Ana Karina, obrigada pela sua participação. Sua pergunta será encaminhada para ser ler lida no programa.

Bjs
Clarissa Meyer

Fernanda Benitez disse...

Olá meninas,

Que bom que vcs colocaram "A Casa da Fadas" aqui, o livro é ótimo e o Danilo uma pessoa encantadora.

beijinhos a todas

Unknown disse...

Oi gente,

Obrigado pela força.

Abraços

Clarissa Meyer disse...

Imagina, Dan!!!
O Papo de Mãe é que agradece!!! Sucesso!!!
Bjs, Clarissa

*** Cris *** disse...

Olá,td bem? Eu e meu msrido adotamos dois meninos com 3 e 5 anos, hoje já com 7 e 9 aninhos e há pouco tempo a irmã biológica deles que fez 11 anos. Papai do Céu nos deu três filhos lindos que são amados por toda nossa família.
Adorei seu blog!
Bjs!