Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Criança, a alma do negócio

Olá, pessoal!
Na sociedade de consumo em que vivemos nem as crianças escapam... Ao contrário, elas são um dos alvos preferidos da publicidade e da propaganda. De acordo com o Painel Nacional de Televisores do Ibope/2007, a criança brasileira passa, em média, quase cinco horas por dia em frente à televisão. E a publicidade na tv é a principal ferramenta do mercado para atingir o público infantil. Só para se ter uma ideia, as crianças influenciam 80% das decisões de compra de uma família, segundo o Instituto de Pesquisa TNS Interscience. Ou seja, carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança...
Neste tipo de sociedade consumista, o que se valoriza é aquilo que se tem. O resultado é que muitas famílias acabam gastando mais do que podem para satisfazer os desejos materiais dos filhos. E um dos principais motivos pelos quais isto acontece é que os pais, por não terem tempo suficiente para os filhos, acabam compensando esta ausência com presentes. O que não é nada saudável. Tempo pode significar "dinheiro" para os adultos, mas no universo infantil tempo significa atenção e afeto. A criança não precisa ter o tênis da marca “X” ou o brinquedo mais caro para ser feliz. Ela precisa é de carinho e dedicação.
O consumismo é um hábito dos tempos modernos que, muitas vezes, pode se tornar uma doença. Por isto, é de extrema importância que os pais, desde cedo, tenham consciência e bom senso ao satisfazer os desejos materiais dos filhos.
A cineasta Estela Renner dirigiu um documentário impressionante sobre o consumismo infantil. O filme “Criança, a alma do negócio” mostra que, para algumas crianças, a necessidade de consumo é tão grande que comprar virou mais importante do que brincar. A seguir, assistam o documentário e compartilhem conosco a opinião de vocês!

Queridos, telespectadores!
Em breve, entraremos no estúdio para gravar novos programas. Os assuntos serão os seguintes:
1) Atividades infantis: qual a importância das atividades extra escolares na vida das crianças? É bom ter muitas atividades? E aqueles que têm menor poder aquisitivo, o que podem fazer nas horas vagas?
2) Literatura infantil: como estimular o hábito da leitura desde a infância?
3) Mãe após os 40 e tratamentos para infertilidade: mães que tiveram seus filhos ao redor dos 40 anos e reportagens sobre  tratamentos para infertilidade.
4) Crianças desaparecidas: relatos e histórias emocionantes...
5) Animais de estimação: vamos conversar sobre este assunto que tanto interessa a nós e aos nossos filhos!
6) Filhos prematuros: as dificuldades de quem passou por isto e histórias de muita emoção.
Se você estiver em São Paulo/SP e deseja participar de alguma gravação, entre em contato conosco. Para quem não reside aqui, é possível enviar relatos para serem lidos no programa, perguntas para nossos especialistas ou depoimentos em vídeo (de até 30 segundos) para irem ao ar. Para entrar em contato com nossa equipe o endereço é [email protected]. Vocês  também podem deixar suas perguntas e relatos  nos comentários abaixo. Não deixem de participar!!!

Por fim, não percam hoje, 18h30, a última reapresentação do programa sobre Consumismo.
E continuem votando em nossa enquete para decidir quais os programas que serão reprisados nas férias!
Um grande beijo,
Equipe Papo de Mãe

8 comentários:

Unknown disse...

Temos que dizer não para as nossas crianças.
Dizer "não" é bom.

Fernanda Benitez disse...

Oiiiiii meninasssss,

Eu vou, mas eu volto heheheheh
Vcs já tem personagens para estes dois programas: Mãe após os 40 e tratamentos para infertilidade, Filhos prematuros???? Se ainda estão precisando de entrevistados eu posso ajudar divulgando numa comunidade lá no orkut, acho que poderia conseguir algumas pessoas.

beijinhosssssss

Clarissa Meyer disse...

Oi Leticia, você pode divulgar sim. Mesmo que não participem do programa, as pessoas podem enviar perguntas, relatos e vídeos. Obrigada!
Beijos
Clarissa

Fernanda Benitez disse...

Meninassssssssss, não faz muito que meu telefone tocou, era a psicologa da Vara da Infância marcando nossa entrevista para quarta-feira, às 13 horas.

Meu coração está aos pulosssssss, estou quase tendo um ataque de tanta felicidade e ansiedade heheheheh

Nem contei no blog ainda rssssss, vim aqui contar para vcs em primeira mão. Mais um passo meninas, estou muito feliz, meus filhos estão cada vez mais próximos. Aíiiiii to toda arrepiada rssss

Ahhhhhhh já passei os próximos programas para a dona da comunidade do orkut q falei acima.

Torçam por mimmmmmmm estou mega feliz por mais este passo.

beijinhos no coração

Clarissa Meyer disse...

puxa, Letícia, que notícia maravilhosa! Parabëns! Estamos na torcida por você! Não deixe de contar as novidades conforme o processo for evoluindo! Boa sorte!!
beijos
Clarissa

Karina disse...

Oi Clarissa!
Mandei meu relato para o e-mail indicado, falei sobre filhos prematuros, gostaria muito de participar do programa, mas como moro no Rio fica bem difícil, mas espero que o meu relato sirva.
Bjs!
Karina

Clarissa Meyer disse...

Karina, muito obrigada pelo seu relato. Ficou ótimo! Na semana que o programa for ao ar, publicaremos no nosso site com sua devida autorização. E se por acaso um dia vc vier a SP, quem sabe vc participa de algum programa?
Agradecemos de coração a sua participação e a sua audiência!
Beijos
Clarissa Meyer
Equipe Papo de Mãe

Anônimo disse...

Baixar o Documentário - Criança, a Alma do Negócio - http://mcaf.ee/dowg6