terça-feira, 29 de abril de 2014
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Dor nas costas em crianças
Por Malu Echeverria - Revista Crescer
Mochila pesada, muitas horas no sofá em frente à TV, má postura na carteira da escola. O resultado não poderia ser diferente: seu filho reclama de dor nas costas. O problema, assim como outros que fazem parte da vida moderna, já não é mais exclusividade dos adultos – e a incidência entre os pequenos só aumenta. “Antigamente a dor nas costas era sinal de algo mais grave, como alguma infecção, e costumava deixar os pediatras preocupados”, diz a reumatologista Margarida Fernandes Carvalho, presidente do Departamento de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
PAPO DE MÃE SOBRE COLUNA
Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para uma conversa sobre a saúde da COLUNA
Domingo, 27/04/2014, 15h30, na Tv Brasil.
Quando a gente fala em dor nas costas, problemas na coluna, logo pensa que é coisa da idade, sinal de envelhecimento. Mas não são só as pessoas mais velhas que sofrem deste mal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 85% da população sofre ou ainda vai sofrer de dor nas costas, e isto inclui pessoas de todas as idades.
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Fórmulas infantis: chega ao fim prazo de adaptação a novas regras
Bruna Ramos - Portal EBC
Chegou ao fim, no mês passado, o prazo para que as empresas fabricantes de fórmulas infantis se adaptassem aos regulamentos técnicos e nutricionais recomendados pela Anvisa. Os termos foram descritos nas resoluções RDC 42 a 46, publicadas em setembro de 2011.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
terça-feira, 22 de abril de 2014
Escritores brasileiros dão dicas para novos talentos
Marcelo Brandão - Agência Brasil
O ditado já é conhecido e ninguém contesta: “Quem lê bem, escreve bem”. Mas três integrantes da nova geração de escritores brasileiros foram além do básico e deram algumas dicas para aquela pessoa que pode sentir uma inquietude, uma vontade de escrever, e não sabe qual é o caminho.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
10 maneiras de estimular o hábito da leitura nas crianças
Deixar os livros ao alcance do seu filho é fundamental. Saiba mais
Por Revista Crescer
1. Leia para o seu filho desde bebê – e junto com ele depois!
2. Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...
3. Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, eles vão amar os livros-brinquedos.
Por Revista Crescer
1. Leia para o seu filho desde bebê – e junto com ele depois!
2. Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...
3. Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, eles vão amar os livros-brinquedos.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
CRIATIVIDADE E LEITURA
Neste domingo (20/04), Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam sobre Criatividade e Leitura - 15h30, na TV Brasil
Todo mundo sabe que a leitura é muito importante no aprendizado da criança. O hábito de ler aumenta o vocabulário e ajuda a fixar a grafia correta das palavras, ou seja, quem lê mais escreve melhor. Além disso, a leitura estimula a criatividade e a imaginação.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Seu filho ainda acredita no coelhinho da Páscoa?
Saiba quais são os benefícios da fantasia e até quando devemos estimulá-la
Por Luiza Tenente – Revista Crescer
Pegadas no chão, caminho de pelinhos brancos até o ovo de chocolate... Construir um universo de fantasia para a criança é mesmo uma delícia. E a Páscoa é uma ótima oportunidade para isso: contar a história de que o coelho vai visitar a casa e deixar rastros deve fazer parte da infância de nossos filhos, sim.
Até os 6 anos, a criança está em uma fase em que a fantasia é muito intensa. “Acreditar nesses personagens faz parte do desenvolvimento cognitivo”, explica Carmen Alcântara, psicóloga clínica e psicanalista, mestre pela
quarta-feira, 16 de abril de 2014
terça-feira, 15 de abril de 2014
III Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2014 recebe trabalhos das crianças até 31/05
Iniciativa da autora e escritora Dulce Auriemo desperta o gosto pela literatura e pela música entre os pequenos escritores
As crianças de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o País têm até 31/05 para enviar os seus trabalhos e participarem da 3ª edição do “Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2014", uma das iniciativas mais esperadas do Projeto Espantaxim. O Concurso acontece a cada dois anos e já é um sucesso entre os alunos, pais e professores.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Terapia com cavalos chega a crianças carentes
Indicada para pessoas com algum tipo de deficiência, sequelas de acidentes, síndromes de nascença ou adquiridas, a equoterapia promove a evolução do equilíbrio, ajuste tônico, além de melhoras na cognição, fala, deglutição, aspectos psicológicos e sociais
sábado, 12 de abril de 2014
Vai viajar de avião? Muita calma nesta hora! Por Mariana Kotscho
Meu vôo hoje de SP a Recife dava um conto. Então vou contar…
Congonhas, 5 da tarde. O movimento lembra o terminal rodoviário do Tietê, em véspera de feriado. O aeroporto não suporta mais o movimento. O funcionário da cia aérea me informa que só tem auto-atendimento…vou então pra fila dos computadores ( e logo penso…"se fosse meu pai acho que ia desistir do embarque").
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Animais Solidários
Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre Animais Solidários
Domingo, (13/04/14), às 15h30, na TV Brasil. Reprise no Sábado, 11 horas.
Ter um bichinho em casa é, no mínimo, uma alegria para toda a família. E existem também bichos que ajudam na saúde, no tratamento de crianças. São os chamados Animais Solidários. São cachorros que visitam crianças em hospitais, cães guias de deficientes visuais, cavalos de equoterapia, entre outros.
Segundo uma pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana, os donos de cachorros têm uma saúde melhor. No estudo, foi constatado que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes do hospital se comparados a doentes que não mantinham contato com bichos.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Defensoria Pública alerta sobre indícios da violência obstétrica
Por Camila Maciel - Agência Brasil
Peregrinação por hospitais em busca de um leito, impedimento para entrada de um acompanhante no parto, intervenções desnecessárias, cesariana sem indicação clínica, aleitamento materno dificultado. Esses são relatos comuns de gestantes que tiveram partos em ambiente hospitalar. De tão frequentes, algumas mães já nem identificam essas questões como um problema. Para a Defensoria Pública de São Paulo, no entanto, essas situações são marca da violência obstétrica.
terça-feira, 8 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
ABORTO: entenda o aborto espontâneo
Conheça as principais causas desse tipo de aborto e quando ele é motivo para tratamento
Por Cíntia Marcucci – Revista Crescer
Você está doida para ter um bebê. A menstruação atrasa e já pensa na estratégia que vai usar para contar a novidade ao mundo. Mas alguma coisa não sai como o planejado e a gestação, infelizmente, não vai para frente. Lidar com um aborto espontâneo é frustrante e dolorido para muitos casais que estão tentando engravidar. Embora não sirva de alívio, se você está passando ou já passou por isso, saiba que é mais normal do que parece.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
ABORTO
Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados e especialistas para uma conversa sobre ABORTO.
Domingo (06/04), 15h30, na TV Brasil.
Depois da alegria do resultado positivo, vem a frustração pela gravidez interrompida. Muitas mulheres sofrem abortos espontâneos, mas o que pouca gente sabe é que eles são relativamente comuns: acontecem em 15% das gestações.
E o que fazer quando existe indicação médica para fazer o aborto? E a polêmica em torno dos abortos clandestinos que ainda colocam tantas vidas em risco?
E o que fazer quando existe indicação médica para fazer o aborto? E a polêmica em torno dos abortos clandestinos que ainda colocam tantas vidas em risco?
No Brasil o aborto é crime. A interrupção da gravidez só é permitida em casos de violência sexual, de risco de vida para a mãe ou de anencefalia fetal – que é a constatação da falta de cérebro no bebê.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
AUTISMO: Protocolo do Estado de São Paulo para diagnóstico e tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA)
Clique abaixo para acessar:
http://autismoerealidade.org/wp-content/uploads/2014/04/ProtocoloEstadodeSaoPaulodeDiagnosticoTEA-01abr14.pdf
http://autismoerealidade.org/wp-content/uploads/2014/04/ProtocoloEstadodeSaoPaulodeDiagnosticoTEA-01abr14.pdf
Lei Berenice Piana: Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012
Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Casos de autismo sobem para 1 a cada 68 crianças
Paiva Junior,
editor-chefe da Revista Autismo
Conforme pesquisa do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), do governo estadunidense — órgão próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2010 e foram divulgados nesta quinta-feira, 27 de março de 2014.
Assinar:
Postagens (Atom)