Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Animais Solidários

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre Animais Solidários

Domingo, (13/04/14), às 15h30, na TV Brasil.  Reprise no Sábado, 11 horas. 

Ter um bichinho em casa é, no mínimo, uma alegria para toda a família. E existem também bichos que ajudam na saúde, no tratamento de crianças. São os chamados Animais Solidários. São cachorros que visitam crianças em hospitais, cães guias de deficientes visuais, cavalos de equoterapia, entre outros.

Segundo uma pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana, os donos de cachorros têm uma saúde melhor. No estudo, foi constatado que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes do hospital se comparados a doentes que não mantinham contato com bichos. 


Convidadas: 
Soraya Gomez Gutierrez, economista, mãe do Henrique (2) e dona dos gatos Greta e Joaquim. Segundo Soraya, a gata Greta foi quem a ajudou a superar a dor da perda da mãe. A gata também mantém uma relação de muito amor com o filho, Henrique, o qual brinca desde a gravidez, além de ser guardiã inseparável do menino.

Flaviane de Oliveira,  psicóloga, mãe da Maira (18) e do Filipe (13). A mãe conta que até os 5 anos de idade, o menino não falava por conta de uma lesão cerebral que afetou a sua parte cognitiva. Mas a história de Filipe começou a mudar depois da visita do garoto a uma mini fazenda, onde ele tomou contato pela primeira vez com uma tartaruga. 

Franca Massari, professora aposentada, mãe do Fábio e da Valéria,  avó da Tatiana (11)  e dona de 3 cães, 2 gatos, 1 tartaruga e 1 canário. Ela ama bichos e seus cães costumam fazer visitas a idosos e pacientes internados.  

Especialistas: 
Carla Venturelli, adestradora e voluntária do INATAA - Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais,  mãe do Raul (2) e da Laura (6); Fátima Neves, psicóloga e voluntária do INATAA; e Dra. Rosane Bleivas Bergwerk, pediatra e pneumologista.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, como os animais podem ajudar no tratamento de pacientes com problemas físicos, neurológicos e emocionais. Tem também um papo pelas ruas com Fernanda De Luca.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 















Nenhum comentário: