Oi, gente!
Estamos de volta para falar um pouco mais sobre espiritualidade e budismo. É que nosso amigo Mário Ameni nos escreveu contando algumas histórias bem interessantes que ele já vivenciou como budista. Vejam que interessante. Valeu, Mário!!!
Histórias de Budismo
por Mário Ameni*
Fui levado ao budismo pela Cláudia Proushan, que pertence ao Centro de Dharma da Paz, há 25 anos (acho que é isso). Fizemos na extinta Eletropaulo uma Semana da Espiritualidade, onde vários segmentos participaram: Umbanda, Candoblé, Católicos e Budistas. Lembro que fui buscar Liu Pai Lin, o maior mestre de Tai Chi Chuan, já falecido. Ele era energia pura... (Quando estive com o Dalai Lama, alguns anos depois, senti essa mesma energia, num campo periférico). A partir dessa Feira da Espiritualidade, comecei a ler e conhecer mais o budismo Tibetano.
Sou uma pessoa que leio muito sobre a cultura oriental, já pratiquei karatê por 7 anos, depois Kung-Fu por 5 anos com o Mestre Marco Natali, que hoje tem um Centro da Fraternidade no Rio de Janeiro. E agora pratico Aikido, que é uma arte marcial, além de ser um mantra de energia. É energia pura. O corpo só acompanha a mente e o espírito.
No Centro de Dharma da Paz, conheci o Lama Michel, ainda muito jovem, sua mãe, a psicóloga Isabel Villares, e seu pai, Daniel Calmanovitch, que me contaram a maratona que passaram para saber se seu filho era uma reencarnação de um Lama tibetano, pois aos 7 anos, ele fazia citações budistas e revelava grandes sabedorias e fatos do budismo. Hoje, Lama Michel vive no Monastério do Lama Gangchen em Dharansala, norte da India, onde habitam a maioria dos Lamas e o próprio Venerável Dalai Lama. Ele tem notebook no seu alojamento, passa a grande parte do tempo na prática de orações e meditação. Em viagens de peregrinação, reúne milhares de pessoas que vão em busca de cura e de iluminação.
Uma das vezes que o Lama Gangchen Rimpoche esteve no Brasil, houve um encontro espiritual numa casa no Alto de Pinheiros. Muitas pessoas presentes, alguns budistas e outros vieram para conhecê-lo, como Soninha Francine, ex- vereadora de São Paulo, além de outros famosos. Numa determinada hora da meditação e oração, o Lama Gangchen coçou o nariz e, ao abrir os olhos, notou que todos os presentes estavam coçando o nariz. Então ele disse: - Quero explicar que não é para repetir todos os meus gestos, pois alguns são gestos naturais, como o de coceira no nariz! Todos gargalharam muito!!!
O Venerável Dalai Lama, numa outra vez que esteve em São Paulo, foi recebido como Líder Espiritual. É que o governo de São Paulo tem relações bilaterais com a China, mas esta não reconhece o Tibet como governo e Estado de Direito. Por tudo isto, não poderíamos recebê-lo como Chefe de Estado, mas sim como Líder Espiritual. Diplomacia é isso.
No café da manhã, que habitualmente ele o toma após as orações e meditação que começam as 05hs da manhã, levei-o até o recinto do café, onde os organizadores do aeroporto prepararam-lhe um mesa com muita fartura. Ao olhar a mesa, o Venerável Dalai Lama disse: - Fico triste, pois viajei durante muito tempo, mais de 25 horas de vôo, para falar com um outro povo, e por que vocês querem acabar comigo? Eu não como nada do que está nessa mesa... Todos ficamos muito espantados com a declaração dele.
Então, conversei calmamente com ele, que é uma pessoa, além de iluminada ao extremo, bem humorada e brincalhona. Ele me disse: - Quero apenas uma garrafa de água quente e algumas torradas. A água quente como primeira alimentação é para liberar todas as vias do corpo na mesma temperatura que ele se encontra. Nada gelado, pois seria um choque para as energias.
Frutas cítricas ele também não come. Compreendendo sua alimentação, pedi para retirarem todos os embutidos, frituras, pães, sucos, geléias, etc. E vivemos felizes para sempre... Depois conto mais!!! Beijos, Mário Ameni.
*Mário Ameni é cerimonialista, praticante de aikido, escoteiro, esotérico e budista. Acesse: http://marioameni.blogspot.com/ e conheça seu blog.
***
DICA DE HOJE
São Paulo terá Caravana da Saúde
De 26 a 28 de novembro a população de São Paulo poderá participar da “Caravana da Saúde – Ensure”, que acontece no Parque do Ibirapuera, portão 10. Com aulas de ioga, caminhada, atividades físicas e palestras com nutricionistas, a ação tem como objetivo promover qualidade de vida aos participantes e conscientizar a população sobre a importância e os benefícios de uma alimentação completa e balanceada, principalmente na terceira idade. O evento, patrocinado por Ensure, complemento alimentar da Abbott Nutrition, acontece das 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário