Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DORES DE CRESCIMENTO

Olá!!!
O tema do programa de ontem foi CRESCIMENTO e é este assunto que o nosso blog estará abordando ao longo desta semana.
Para começar, escolhemos este artigo, que temos certeza que vai interessar a muitos pais. É sobre a famosa “dor do crescimento”. Quem teve durante a infância deve lembrar ...

Dor de crescimento
A queixa de dor nas pernas é comum na infância, especialmente em crianças com idade entre cinco e dez anos. Acomete cerca de 25% das crianças, não havendo distinção entre meninos e meninas. A incidência tem proporções parecidas: cerca de 12,5% para cada.

Apesar de não haver relação bem definida entre a dor e o crescimento, o termo "dor de crescimento" é utilizado pela maioria dos pediatras.
A dor é geralmente muscular e localiza-se nas coxas, pernas (panturrilhas) e pés. Pode ser fraca ou muito forte, mas não impede que a criança ande ou corra assim que a dor passe. Algumas crianças não conseguem localizar a dor, ou então relatam um caráter "itinerante", ou seja, cada dia em um lugar diferente. As mãos e os braços são raramente acometidos.
Características: 


• Não interfe nas atividades diárias
• Duração variável: poucos minutos a algumas horas
• Melhora espontaneamente sem medicamentos ou então com massagem no local
• Intermitente, com períodos de melhora que variam de dias a semanas 

• Não é acompanhada de inchaço articular ou febre.
O horário mais frequente da dor é no final da tarde, depois das atividades físicas; entretanto algumas crianças podem acordar subitamente durante a noite, aos prantos. A dor matutina não é comum, e deve chamar a atenção dos pais. Podem ser observados outros sintomas concomitantes, como dor de cabeça e dor de barriga.
Causas:
Ainda sem causa conhecida, não existe consenso entre os pesquisadores nem sobre o termo "dores do crescimento", que dá a ideia de que o crescimento em peso ou em altura pode gerar dor. Na verdade, não se verificou qualquer relação desse quadro com o ganho de estatura, que ocorre de maneira muito lenta para provocar dor. Já se tentou modificar o nome dessa doença para "dores nos Membros", mas a expressão anterior já estava de tal modo consagrada e já era compreendida pelas pessoas que não se conseguiu modificar sua denominação.
Existe uma série de hipóteses que tentam explicar a origem dessas dores. É muito comum encontrarmos distúrbios emocionais ou simplesmente uma situação de crise própria da idade (nascimento de um irmão, ingresso na escola, mãe que começa a trabalhar). Também se viu que essas crianças são, em geral, filhas de pais que também tiveram quadros semelhantes durante a infância e nas próprias crianças são encontradas outras situações de dor crônica como dor de cabeça ou dor abdominal, ou seja, parece haver uma combinação de fatores emocionais associados a uma "tendência" a dor crônica. Os pais devem ficar atentos.
Tratamento:
Não é necessário tratamento específico para a dor de crescimento, uma vez que ela diminui espontaneamente ao longo do tempo. Algumas crianças podem beneficiar-se de esportes de baixo impacto, como por exemplo a natação. Nos casos de dor forte, podem ser utilizados analgésicos por via oral, sempre com supervisão médica.
Mas atenção: a criança com dor de crescimento tem sempre um aspecto saudável. Algumas doenças pouco frequentes podem manifestar-se na forma de dor músculo-esquelética. Os pais devem consultar o pediatra quando observarem algum dos seguintes sintomas:

• Dor persistente e localizada em um único ponto, 

• Dor nas costas (mesmo em crianças que usem mochilas), 

• Dor que dificulta as atividades cotidianas, como caminhar, praticar esportes, subir escadas ou brincar,

• Presença de inchaço articular, indisposição ou febre, 

• Presença de claudicação, ou seja, mancar ao andar.
Não existe receita milagrosa para curar as dores do crescimento. Mas massagens simples, alongamentos e compressas no local da dor podem ajudar. Na hora da crise, o carinho dos pais acalma, e pode ser um remédio muito eficaz.

Um comentário:

Roupa bebe disse...

Nossa muito interessante o tema desse post, não sabia que as crianças poderia ter dores de crescimento, muito útil o tema. Vivendo e aprendendo.

Bjs