Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Papo sobre Obesidade Infantil

Olá! O Papo de Mãe deste último domingo foi um programa de utilidade pública. Isto mesmo! Tratamos de um tema muito sério e que vem se tornando a cada dia mais preocupante no mundo todo: os altos índices de obesidade infantil.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo, uma em cada dez crianças está acima do peso ideal. Ainda, segundo a OMS, até 2025, é possível que mais de 50% da população mundial seja considerada obesa. E o Brasil não foge desta tendência. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo feita com mais de 8 mil adolescentes, entre 10 e 15 anos, de 43 escolas públicas e privadas, revelou que 25% estão acima dos padrões internacionais de peso saudável. Entre a população adulta, acima dos 20 anos, 49% são considerados acima do peso, segundo o IBGE. Para o Ministério da Saúde, a obesidade poderá atingir 2/3 terços da população brasileira nos próximos 10 anos - o que é, sem dúvida alguma, uma situação muito preocupante.
O problema do excesso de peso não se limita somente à estética. Atualmente, a obesidade é considerada uma epidemia mundial, podendo causar danos físicos e emocionais. Muitas crianças com excesso de peso têm colesterol alto, hipertensão e diabetes, isto sem falar no comprometimento ósseo e das articulações. Depois de adultos, ainda há o risco de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e a diminuição da expectativa de vida. Além disto, o individuo obeso tem muito mais tendência a ficar com sua autoestima abalada e sua vida social comprometida.
Entre as causas determinantes para a obesidade, normalmente, encontram-se a alimentação incorreta, o sedentarismo e a predisposição genética. Por isto, é muito importante que os pais invistam desde muito cedo na prevenção e na adoção de hábitos de vida saudáveis, que incluem alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Entretanto, os especialistas alertam: de nada adianta os pais cuidarem apenas dos filhos se eles mesmos não derem o exemplo. É preciso que a família inteira incorpore os cuidados com a saúde em sua rotina. Também é papel da escola alertar crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção à obesidade, além de orientar de que forma fazê-lo.
Gostaríamos de agradecer a todos os convidados presentes neste programa: mães, pais, filhos e especialistas, entre eles os médicos Dr. Osmar Monte, professor e médico endocrinologista da Santa Casa/SP, Dr. Fábio Ancona Lopes, pediatra e nutrólogo do Depto. de Pediatria da UNIFESP e a nutricionista Aline Fernanda Silva da Paz, que ensinou para todos uma deliciosa e saudável receita de sanduíche e ainda participou do nosso chat depois do programa, esclarecendo dúvidas dos telespectadores.
Se você tiver perguntas para os especialistas que participaram do programa, escreva para [email protected], que nós tratamos de encaminhá-las. Acompanhe o blog durante a semana, pois falaremos mais a respeito do tema OBESIDADE. Assine nosso FEED para receber nossas atualizações, siga o Papo de Mãe pelas redes sociais (twitter e facebook) e interaja com a nossa equipe! Participem!!! Um beijo a todos a até logo mais!!!

Um comentário:

Creuza Moura disse...

Olá meninas, foi muito bom o programa sobre obesidade, uma realidade que vivo hoje com meu filhote de 10 anos e que está acima do peso.
faltou no excelente serviço prestado indicar um serviço como o do instituto movere ], fora de São Paulo, mas isso não tirou o brilho do trabalho maravilhoso de vocês.

um abraço