Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ecologia é o tema da semana!

Olá! O tema do programa deste último domingo foi ecologia, meio ambiente, preservação e sustentabilidade.
Você sabia que 70% do planeta Terra é constituído por água, mas apenas 2,2% estão disponíveis na superfície para serem usados pelo homem? É verdade. Mas segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), esta quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna se não houvesse tanto desperdício e poluição no mundo. Infelizmente, os dados são alarmantes. Para se ter uma ideia, hoje em dia, mais de um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável. A má qualidade da água é responsável por doenças que matam em média 8 milhões e meio de crianças por ano em todo o mundo por causa de diarréia causada pelo contato direto com água contaminada por esgoto. E a tendência é piorar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2025, quase um terço da população mundial sofrerá com a falta de aguá.
Mas diante desta situação caótica, será que ainda existe um jeito de preservarmos o meio ambiente para garantir um futuro aos nossos descendentes? Certamente que sim. E foi justamente para conversar sobre a importância da conscientização ecológica que convidamos para o nosso Papo de Mãe o ambientalista Adalberto Marcondes da Envolverde (http://www.envolverde.com/) e o biólogo Samuel Barreto, coordenador do Programa Água para a Vida da WWF Brasil (http://www.wwf.org.br/), além de mães muito conscientes que servem de exemplo para todos nós. Ao longo do programa, foram vários os assuntos debatidos. Dentre eles o polêmico uso da sacolinha plástica, como fazer para descartar o óleo de cozinha sem prejudicar a natureza e dicas sobre como economizar água.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 1 milhão e meio de sacolas são consumidas por hora pelos brasileiros. Usadas de maneira inadequadas, as sacolas poluem mares, rios e entopem bueiros. Uma dica interessante é substituir as sacolinhas por bolsas de pano, sacolas de papel ou caixas de papelão. Mas se mesmo assim, as sacolinhas ainda forem necessárias, os especialistas alertam para que se faça bom uso delas, tentando reaproveitá-las ao máximo (ex: como saco de lixo ou para recolher as fezes de animais) e, principalmente, depositando-as no local adequado quando forem descartá-las.
O óleo de cozinha também é uma grande preocupação. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Desta forma, a primeira dica é evitar o uso do óleo no preparo dos alimentos (por uma questão de saúde) e a segunda é não jogá-lo diretamente no encanamento. A melhor maneira de se desfazer do óleo usado na fritura dos alimentos é colocá-los em garrafas pet e doá-los para ONGs que transformam este óleo em biodiesel e sabão.
Por fim, para não desperdiçar água, algumas dicas fáceis de serem seguidas são a de não demorar muito no banho, ligar a torneira apenas na hora de enxaguar a boca após escovar os dentes e não usar a mangueira para lavar o carro. Só para se ter uma idéia, ao usar o balde no lugar da mangueira na hora de lavar o carro, o consumo de água cai, em média, de 560 litros para menos de 40 litros. Bastante, não?
Por hoje é isto gente, mas durante a semana ainda temos muito mais. Nas próximas postagens vamos falar sobre sustentabilidade e sobre como é possível transformar sucata em brinquedos muito legais. Continuem com a gente. Aqui no blog o Papo nunca termina!!!!




DICA DE HOJE:  21 de setembro é o Dia da Árvore! Conheça o site http://www.diadaarvore.org.br/ e confira uma série de programações para comemorar este dia. Que tal começarmos plantando uma ou mais árvores para deixar o nosso mundo mais verde? Fica a sugestão.




Nenhum comentário: