Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Você sabe o que é sustentabilidade?

Olá! Dando continuidade ao nosso tema da semana, hoje o assunto é Sustentabilidade. Você sabe o que significa? Pois é, muita gente já ouviu falar nesta palavra, mas se atrapalha na hora de definir o significado. Na verdade, “o conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”. (MANZINI & VEZZOLI, 2005). Ou seja, a sustentabilidade propõe-se a ser um meio de configurar a atividade humana de forma que a sociedade consiga preencher suas necessidades e expressar seu desenvolvimento, respeitando e preservando a biodiversidade e os recursos naturais de maneira a não esgotá-los, e sim mantê-los.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Portanto, não é preciso ir muito longe para ter uma atitude sustentável. É possível começar dentro da própria casa: reutilizando, reduzindo e reciclando produtos e materiais.
Quer saber mais sobre atitudes sustentáveis? Veja só alguns exemplos!
• Não desperdice água: tome banhos menos demorados, não deixe a torneira ligada e utilize baldes ao invés de mangueiras;
• Racionalize energia elétrica: desligue a luz dos cômodos e aparelhos que não estão sendo usados, troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, e só compre eletrodomésticos que contenham o selo “Procel”, que certifica o baixo consumo de energia;
• Seja um consumidor consciente: verifique a procedência do que está consumindo, utilize papel reciclado, consuma alimentos orgânicos e menos carne vermelha.
• Dê destinação adequada ao lixo: separe o lixo orgânico do restante, deposite o óleo de cozinha em garrafas pet e encaminhe para reciclagem;
• Plante uma árvore por ano, produza adubo em casa e utilize menos o carro;
• Transforme sucata em brinquedos divertidos e incentive seus filhos e seus amigos a terem uma atitude consciente.
Por fim saiba que a mudança pode começar com pequenos atos. A partir do momento que estes atos se tornam hábitos, você estará contribuindo para a preservação do planeta. E quanto mais pessoas seguirem este exemplo, melhor será para todos. Conscientize-se e conscientize: simples atitudes podem fazer uma grande diferença!

E a nossa DICA DE HOJE são dois livros super bacanas que ensinam a dar um destino divertido ao que já não é mais utilizado. Aprenda a fazer brinquedos com sucata!


Agora queremos saber: você se preocupa com o futuro do nosso planeta? O que você costuma fazer para dar um bom exemplo de atitude sustentável? Escreva nos comentários abaixo. Até mais!!!

Um comentário:

Laura disse...

sei que faço pouco, mas sei que é melhor que nada. tento seguir as dicas que vc deu como nao desperdiçar água, economizar luz, separar o lixo. estou passando estes valoires para meus fikhos, ensinando a importancia da natureza, da preservação das florestas, explicando sobre queimadas e aquiecimento global. a gente faz o que pode, mas eu quero dar os parabéns por abordarem um assunto tao importante. o papo de mae sempre com assunto nota mil!
beijos e parabens pelo aniversario de 1 ano.
Laura Silveira
mãe da Karen, 11 anos, da Vitória de 10 anos e do Eduardo de 3 anos.