Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 4 de maio de 2010

Relato de superação!

Olá mamães e papais!
A nova programação da TV Brasil já está no ar! A partir de 09 de maio, o PAPO DE MÃE passa a ser apresentado aos DOMINGOS, às 19 horas. Como não teremos reprises no decorrer da semana (pelo menos por enquanto), faremos o possível para disponibilizar os programas aqui no blog para vocês o mais rápido possível. Portanto, fiquem ligados!
Bem, no programa desta semana sobre transtornos psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, tivemos a oportunidade de abordar  um pouquinho de cada problema. Falamos sobre TDAH, depressão, dislexia, epilepsia, transtornos alimentares, autismo, gagueira... E a repercussão deste programa foi tão grande, recebemos tantos e-mails, que é muito provável que retomemos este assunto mais para frente, tamanha a importância.
Dentre os inúmeros e-mails que recebemos - muitos deles de pais e mães preocupados com sintomas e comportamento de seus filhos - um deles nos chamou muita atenção e nós gostaríamos de compartilhar com vocês. Trata-se de uma história de superação, que neste momento é dedicada a todos os pais que, por qualquer razão, hoje estão preocupados com seus filhos e em busca de uma solução para seus problemas. 
Boa tarde, caros produtores e apresentadores do programa Papo de Mãe!
Meu nome é Laércio Dativo, hoje sou advogado e professor de direito de uma famosa universidade particular. Escrevo porque estava assistindo ao programa sobre déficit de atenção, dislexia, nascimento fora do tempo adequado e fiquei muito emocionado. Na verdade, enquanto assistia, era como se minha vida estivesse passando diante dos meus olhos...
Quando terminou o programa, fui ao banheiro, me olhei no espelho e agradeci a Deus e ao Universo por ter me concedido a oportunidade de crescer, compreendendo minhas limitações quando ainda existiam. Por esta e outras razões aprendi a valorizar as pequenas coisas da vida, como por exemplo um “bom dia”, além do carinho e o amor daqueles que nos amam. Sou o que sou hoje por que lutei muito. Só Deus e meus pais sabem o quanto!
Eu nasci de 10 meses. Nasci no mês de dezembro de 1973 quando era para ter nascido no mês de novembro. Este nascimento tardio me gerou muitos problemas, dentre eles a epilepsia, que manifestou-se quando eu tinha 06 meses de idade.
Tive uma infância muito conturbada: saúde frágil, anêmico e um grande déficit de aprendizado e de concentração nos estudos, o que ocasionou por várias vezes a repetência em alguma séries (principalmente no segundo grau). Isso sem falar nas medicações controladas e muito fortes. Tudo isso durou até meus 19 anos.
Com o passar do tempo, eu fui melhorando e a medicação foi diminuindo. Hoje a única “sequela” que tenho que administrar é uma enxaqueca. Posso dizer que isso se tornou um agente positivo em minha vida porque mais e mais me motiva a lutar pelo meu crescimento.
Hoje tenho duas pós- graduações (direito processual civil e direito tributário) e estou cursando uma terceira (direito empresarial). Como advogado, atuo na área de direito internacional e tributário. Quando ainda bacharel, fui aprovado na primeira prova da OAB que fiz. Fui aluno CNPQ na faculdade e hoje estou me preparando para o concurso de promotor de justiça do estado do Rio de Janeiro.
Realmente, posso dizer que sou um vitorioso. Gostaria muito que essa minha história chegasse às mãos das apresentadoras do programa e do Dr.Erasmo Gazela, pois ele sabe bem do que estou falando: sentir na pele a dificuldade de ler e não compreender o sentido de nada. Nossa, só as crianças que passam por isto sabem como é difícil, e não são compreendidas nem pelos pais, nem pelos professores...
Por fim, somente digo uma coisa: amem suas crianças! Foi graças ao amor de meus pais que pude vencer e continuo vencendo a cada dia. Tenho certeza que seus filhos também se tornarão grandes valores para sociedade!
Aproveito a oportunidade para agradecer à Profª Hustana Maria Vargas, que muito me ajudou a crescer na vida acadêmica e à Dra.Profª Maria Rosa Sarmento - Profª Adjunta de Neurologia Clinica da UFF, minha médica e grande amiga.
Grato pelo espaço!!!
Laércio Dativo
Advogado
Profº de Direito Internacional Privado e Público
Profº de Direito Tributário
---
Caro Laércio, muito obrigada por compartilhar a sua história conosco. Tenha certeza que vai ajudar muita gente que está passando pelo que você passou. Parabéns pelo esforço, pela garra e pelo sucesso. Parabéns também para seus pais, grandes vitoriosos, assim como você!
Grande abraço de toda equipe Papo de Mãe!

7 comentários:

Poesia do Bem disse...

Venho aqui pra ler, parabenizar pelo programa marailhoso e dizer que é uma pena que não tenha mais reprises pois se perder não podemos ver d enovo.Este programa é número 1 bjs

Unknown disse...

Boa tarde a todos,
Admito que sequer conhecia o programa, mas agora respeito e admiro a iniciativa.
Hoje, estou aqui para testemunhar o depoimento deste grande professor que é o Laércio, digo professor sem esquecer da pessoa...
Não conhecia sua historia, mas posso dizer o quão especial e importante foi na minha vida acadêmica, bem como na de meus colegas de turma (madureira-noite), que num momento crucial de nossas vidas pudemos contar com a sensibilidade deste professor, substituto é verdade, que num único período criou um vinculo de afeto muito grande conosco.
Parabenizo, mas principalmente agradeço pelo carinho e apego em ensinar, educar e, acima de tudo, preparar!
Espero poder ser tão vitorioso quanto esse ilustre professor, que ainda tem muito para nos mostrar.
Obrigado!

PAULO JORGE disse...

RIO, 06/05/2010. BOM DIA. A RESPEITO DO DEPOIMENTO DO PROF LAERCIO DATIVO, GOSTARIA DE PARABENIZA-LO, PELA CORAGEM EM COMENTAR ASSUNTOS PESSOAS QUE PODEM AJUDAR OUTROS CIDADAOS A LEVANTAREM A CABEÇA E SEGUIR A VIDA COM OS OBSTACULOS QUE DEUS NOS DÁ PARA VENCERMOS AQUILO QUE PRECISAMOS PASSAR ... VIVEMOS EM UM ETERNO APRENDIZADO. LAECIO É MEU IDOLO E MESTRE ETERNO. MUITO OBRIGADO POR TER SOMADO EM MINHA VIDA PROFISSIONAL. FORTE ABRAÇO DO ALUNO PAULO JORGE - CAMPUS MADUREIRA.

@alyneferreirareal disse...

Fiquei emocionada ao ler esse relato.. nda melhor do q ser mãe p entender tdo q o Laércio escreveu. Os pais são figuras essenciais na construção do caráter e perfil dos filhos. Um beijo a tds do site!!

Unknown disse...

Meu querido professor e amigo...obrigada por nos ensinar tanta coisa e continuar, mesmo após o término da nossa faculdade, sempre tão acessível.

Emocionada com a sua história, como muitos devem ter ficado, só nos resta parabenizá-lo pela grande força, garra e perseverança na luta pelo crescimento...

Desejo, do fundo do meu coração, todo sucesso no mundo, nessa nossa empreitada, de buscar cada vez mais, o nosso espaço e a nossa realização.

Mais uma vez obrigada pela lição de vida!!!!


T adoroooo...bjkasss

Unknown disse...

Bom dia.
Faço questão de comentar e ratificar tudo o que o Doutor Laercio Dativo relatou. Amiga e admiradora deste ser humano brilhante e profissional altamente capaz. Orgulho-me de fazer parte do seu circulo de amizade.
Parabéns AMIGO!!!!!
DEUS ilumine seus caminhos e a sua mãe para que você alcance todos os seus objetivos.
Um enorme abraço, joana molinero.

Di disse...

Parabéns ao Professor, não apenas pelo relato, mas pela vida, pelas lutas ganhas e as que ainda ha de ganhar.
Vivo diariamente com meu proprio transtorno psiquiatrico, sou portadora de Transtorno Bipolar do Humor, e sei bem o que é ter de conviver com limitações diarias, e superar-se cada dia um pouco mais. Compartilho de sua luta, cada caso o seu, e fico feliz de saber que meu caminho, que hoje inclui uma filha de 8 meses, é longo e gratificando te, apesar de dificil. Mas, se não estivesse dispota a lidar com as dificuldades, não teria decidido ter um filho. Mais uma vez, parabéns! E parabéns a emissora, produtores, apresentadores e todos os envolvidos no programa por uma iniciativa tão bacana! Vi poarte do programa recentemente, e tentarei acompanha-lo a partir de agora.

Adriana "Di" de Carvalho Matielo
http://maebipolar.blogspot.com