Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vacinação: prematuro imunizado é prematuro protegido!

Uma campanha lançada no início deste mês, em todo o Brasil, pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), com o apoio do Instituto Abrace e dos laboratórios Abbott pretende chamar a atenção de pais e médicos sobre a importância de imunizar os bebês prematuros. Chamada de Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido, a campanha visa estimular o uso de um calendário especial de vacinação para os prematuros, nascidos com menos de 37 semanas de gestação, e que são mais suscetíveis a doenças, principalmente as respiratórias.
São várias as condições que tornam os prematuros mais sujeitos a risco. Além de sua imaturidade imunológica,  esses pequenos pacientes, devido à longa permanência nas UTIs neonatais, nem sempre são amamentados, sendo privados desse importante fator de proteção. Além disso, muitas vezes, estão recebendo medicamentos que reduzem a sua imunidade, são portadores de doenças pulmonares, cardíacas, anemias e outras condições debilitantes.
Uma das doenças que o prematuro pode adquirir é a bronquiolite, provocada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e que pode levar a um quadro de asma no futuro. A doença é transmitida pelo ar e o contato direto entre pessoas, sendo mais comum no Brasil entre os meses de abril e setembro. Os sintomas geralmente são reconhecidos pela febre, coriza, tosse, espirros e chiado no peito.
Não existe vacina contra a bronquiolite, mas em prematuros (as maiores vítimas da doença) pode ser feito um tratamento profilático, que está previsto no calendário de vacinação. Esta proteção pode ser obtida através da utilização de uma imunoglobulina específica, que nada mais é do que um anticorpo pronto, direcionado contra o vírus, que é conhecido como palivizumabe. Ele deve ser oferecido aos lactentes de risco durante a sua fase de circulação (sazonalidade). São considerados recém-nascidos altamente recomendados para receber a profilaxia os prematuros nascidos com menos de 28 semanas de gestação (sete meses) e os portadores de doença cardíaca e de doença respiratória crônica. Pré-termos nascidos com 29 a 32 semanas também podem se beneficiar da prevenção. São cinco doses mensais consecutivas, aplicadas através de uma injeção intramuscular (na dose de 15 mg por quilo de peso do bebê). Prematuros que recebem alta hospitalar durante a sazonalidade do VSR devem receber a primeira dose ainda na maternidade, antes da alta.

CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO DO PREMATURO
Para maiores informações acessem: http://prematuroimunizado.com/
E não percam nesta terça-feira, 19 horas, a última reprise do Papo de Mãe sobre Prematuros!
A seguir, confiram um trecho do programa:
Fiquem agora com as belas palavras de Mariana Kotscho, dedicadas às suas duas filhas: Laura e Isabel
L'aura
A aura de Laura é linda
Linda, leve, luz
Luz que brilha e ilumina
O lar de Laura
(mamãe Mariana - março 2003)
---
Bela Bel
Isabel, Isabel
A bela Bel
Quer alcançar as estrelas do céu
Das abelhas quer o mel
Da noiva quer o véu
Beleza, beldade, Bebel
Doce como pão-de-ló
Bonita como ela só
A bela Bel
(mamãe Mariana - março de 2010)
Agora escreva você (logo abaixo nos nossos comentários) um verso, um poema ou simplesmente uma declaração para seu filho ou sua filha. É papo de mãe, mas os papais também participam!
Um grande beijo e até mais!

2 comentários:

flavio junior disse...

parabens pelo programa, é muito enriquecedor para os pais. Tenho um filho de 18 anos que já repetiu o 1º ano do segundo grau tres vezes. Não gosta de estudar e não sabe o básico, somar, dividir, multiplicar etc. o que fazer nesta situação?

Mariano David Soares disse...

LEMBRETE PARA AS MÃES DE ADOLESCENTES DO BRASIL:
Corumbá-MS, 09 de maio de 2010.

Normas a serem cumpridas com rigor a partir agora de 2010.
Veja bem, não é discriminação nem preconceito, é uma forma de fazermos com que a nossa juventude desperte e pratique a vida amorosa conforme a Lei de Deus. I Coríntios 7, (1 – 40).
Então, não é fácil pra mim, mas peguei essa missão árdua de instruir nossos jovens a se comportarem com respeito mútuo no namoro e noivado para um casamento feliz! Namoro e noivado não é sexo. Os pais de Brasil estão doentes. Essa atitude do governo é uma afronta aos pais e principalmente à Igreja. A AIDS e a gravidez precoce não é uma epidemia comum, mas um castigo de Deus pelo sexo desordenado

Infelizmente a sociedade, a mídia e o silêncio das igrejas estão, nos obrigando a instruí-los com rigor que com certeza no futuro irão nos agradecer. Vamos ao lembrete: A mãe só terá direitos parabéns, abraços e presentes, se for casada oficialmente. Não poderá ser amigada nem ser solteira, menor de 18 anos, pois estaremos sendo condizente com o sexo a menor e fora do casamento. Aproveito a oportunidade para lembrar também o não uso do preservativo para menores de dezoito anos. O Lema agora, a partir de 2010 é Fidelidade e Pureza. A avó não pode mais cuidar de netos, a não ser que sua filha ou filho seja casado oficialmente no civil e no religioso.

A igreja católica e a protestante precisam pregar na Homilia e no sermão. A distribuição de camisinha em praça pública deve ser abolida imediatamente. Em escolas sem comentário. O sexo deverá ser praticado só após o casamento oficial. A prática do sexo prematuro, não poderá mais ter apoio do Governo, isto é aprontou, arque com as conseqüências, obrigue a casar ou expulsa de casa. As avós são as principais culpadas do Brasil ter chegado aonde chegou. Vocês não ajudaram e nem estão ajudando suas filhas e filhos, estão destruindo. Lembre-se e volte à família tradicional e conservadora. Não deixe a peteca cair novamente. O sexo é SAGRADO!
A sociedade está dando mais valor a camisinha do que a palavra de Deus.
Agradeço a compreensão.
Atenciosamente, Mariano.
Maiores detalhes acesse: http://mariano.soares.zip.net
E-mail: [email protected]