Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DISLEXIA: E a escola, o que pode fazer pelo disléxico?

Por Maria Inez De Luca*

A escola em geral (há exceções) tem buscado a padronização da aprendizagem de nossas crianças. Todos têm que aprender um mesmo conteúdo, num mesmo tempo e da mesma forma.

Isto acontece sem se levar em conta as dificuldades de aprendizagem. Já sabemos, todos nós, que assim não é possível. Cada um de nós tem um caminho para a aprendizagem e esta diferença deveria ser respeitada em todos os níveis escolares (da alfabetização ao doutorado).

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ADOÇÃO: Pais adotivos terão direito a salário-maternidade

Por Alice Castanheira

Pais adotivos terão, a partir de agora, direito ao salário-maternidade de 120 dias. A presidente Dilma Rousseff sancionou sexta-feira (25/10) a Lei nº 12.873 que garante ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar um filho, independente da idade da criança, os mesmos direitos dados às mães de filhos naturais.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

PAPO DE MÃE SOBRE DISLEXIA E DISCALCULIA



OBS: Clique AQUI para ter acesso à legislação sobre DISLEXIA. Acompanhe também o Projeto de Lei 7081/10, que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento do TDAH e Dislexia na educação básica, que atualmente tramita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e que foi apensado a outros projetos que também tratam do assunto. 


Simpósio sobre Paralisia Cerebral



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Distúrbios de aprendizagem - perguntas frequentes


O que são distúrbios de aprendizagem?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Considera-se distúrbio de aprendizagem (DA) uma falha na aquisição seja da leitura, da expressão escrita e/ou da matemática causada por disfunção neurológica. Isto é, o indivíduo embora seja inteligente e tenha tido boas oportunidades escolares, apresentará dificuldade na aquisição e desenvolvimento de seu processo geral de aprendizagem, nas áreas da leitura, da escrita e/ou da matemática, devido a fenômenos de sua natureza decorrentes de prejuízos funcionais, supostamente do SNC (sistema nervoso central).
(Tânia Freitas)
 

DISCALCULIA: TROPEÇANDO EM NÚMEROS

Pessoal, segue material enviado pelo Dr. Jobair Ubiratan, neurologista, que participou do programa "Dislexia e Discalculia", exibido no último domingo.


sábado, 26 de outubro de 2013

DISLEXIA E DISCALCULIA É O TEMA DO PAPO DE MÃE DESTE DOMINGO!

Dislexia e discalculia são transtornos de aprendizagem de causa neurológica. Quem tem dislexia tem mais dificuldade para ler, interpretar textos e escrever, pois não consegue ligar os sons às palavras. Já quem tem discalculia tem dificuldade com números e cálculos. Porém, muitas vezes, chegar ao diagnóstico é um processo demorado, que pode trazer sofrimento.  Crianças e adolescentes com estes transtornos enfrentam preconceito dentro de sala de aula, além de falta de preparo na maioria das escolas brasileiras.

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para debater o assunto. Mães convidadas: Luciana Lajus,  jornalista, mãe de 2 filhos; Ana Paula Gotardi Aiello, dona de casa, mãe de 2 filhos; e Eliane Bellangero Antunes, encarregada de financeiro médico, mãe de 2 filhos.  Especialistas: Dra. Márcia Regina Gotelip Francklim, fonoaudióloga; Dr. Jobair Ubiratan,  neurologista especialista em problemas de aprendizado; e Marina Almeida,  psicóloga e fundadora do Instituto Inclusão Brasil. 

"Perdi a guarda do meu filho": mais um relato!

Pessoal, recebemos mais um relato de uma mãe que perdeu a guarda da filha. Trata-se de um tema bem delicado, principalmente para quem está de fora  fazer qualquer julgamento...

Cláudia, muito obrigada por compartilhar sua história conosco. Desejamos do fundo do coração que sua família encontre a paz, pois as crianças não merecem este tipo de sofrimento!

--- 
"Gostaria de deixar meu relato da minha atual situação referente ao tema da perda da guarda dos filhos. Há exatos 2 anos estou na justiça tentando reaver a guarda da minha filha, que foi dada provisoriamente ao pai de forma arbitrária creio eu.

Decisão judicial gera insegurança em candidatos e pais adotivos

Justiça determina que criança retirada da guarda por pais biológicos por maus tratos volte à família de origem depois de dois anos e meio de convivência familiar com os adotantes

Uma decisão judicial proferida na noite desta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais coloca em risco a confiança no modelo de adoção utilizado no Brasil e cria uma grande insegurança em candidatos e pais adotivos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atenção, São Bernardo do Campo-SP e arredores, vamos ajudar o Sr. Gilson!!!

O Sr. Gilson,  que participou do Papo de Mãe do último domingo sobre perda da guarda dos filhos, é pai de 7 filhos e faz bicos como pedreiro (já que não encontra um emprego fixo com carteira assinada).  Depois que ele participou do programa Papo de Mãe, aos poucos, tem conseguido recuperar a guarda dos filhos, 3 já estão com ele e a esposa. Faltam mais 4 filhos!!! O problema é que a casa do Sr. Gilson é pequena e bastante improvisada, faltam camas e colchões para, no mínimo, dar um local adequado para todos os filhos dormirem. Como conhecemos a solidariedade dos nossos telespectadores, quem puder ou conhecer alguém que possa doar beliches e colchões para a família do Sr. Gilson, basta entrar em contato com a gente. Também podemos ajudar com alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene. Ele mora em São Bernardo do Campo - SP, e os filhos tem de 3 a 13 anos de idade. 

O Papo de Mãe agradece a todos pela ajuda, torcida e, principalmente, pelo pensamento positivo!!!

E-mail: [email protected]

Revejam a participação do Sr. Gilson no programa: 

Perdi a guarda do meu filho: relato de telespectadora!

No domingo passado, foi ao ar o Papo de Mãe sobre perda da guarda dos filhos. O programa será reprisado no próximo sábado, 11h, na TV Brasil. Veja aqui o depoimento enviado pela nossa querida telespectadora Cassiana Mandri, de São Paulo, sobre este tema tão difícil.

---

Perdi a guarda da minha filha Gabriela para meus pais em 2007 pelo fato de ser usuária de drogas e, desde então, minha vida passou a ser muito mais difícil.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vida do casal depois dos filhos: texto de telespectadora!

O amor do casal depois do primeiro filho
Por Maura Camargo*

A chegada do primeiro filho em uma família muda tanto a nossa rotina que não caberia em um texto de blog descrever todas as adaptações. Mas uma dessas mudanças merece bastante atenção, pois pode colocar a relação entre os novos pai e mãe em sério risco.

Médicos em defesa das crianças desaparecidas


Milhões de famílias em todo o mundo sofrem com o desaparecimento de suas crianças. A cada dia novos dramas acontecem, alguns deles podem estar ocorrendo agora na sua cidade, na sua rua.

É uma angustia que afeta ricos e pobres, moradores do interior e das metrópoles. Ser um instrumento para ajudar a acabar com essa dor e evitar que outros casos ocorram é o objetivo principal do site www.criancasdesaparecidas.org,  organizado e mantido pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina.

Por meio do site, os pais das crianças poderão informar o desaparecimento de seus filhos e receber notícias do seu paradeiro, caso alguém as tenha. Também é possível ajudar nas buscas pelos desaparecidos. 

DICA: Clique AQUI e reveja o Papo de Mãe sobre "Crianças Desaparecidas".


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DISQUE DIREITOS HUMANOS - DISQUE 100

Olá, amigos! 

Vocês já devem ter ouvido falar no DISQUE 100, mas vocês sabem realmente para que serve este serviço?

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"Perdi a guarda do meu filho" é o tema do Papo de Mãe deste domingo!

Toda criança tem o direito de viver com sua família de origem, mas quando os pais praticam violência ou não cumprem com a função de provedores, protetores e educadores, eles podem perder o poder familiar. São casos muito delicados, que devem ser analisados cuidadosamente por profissionais competentes e responsáveis para que injustiças não sejam cometidas.

Para debater sobre este assunto, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem as mães Rita de Cássia Borborema, comerciante;  Emilene Bento Franco,  atriz; e o pai Gilson Lins Cunha, pedreiro. Participam também do papo os especialistas: Dra. Priscila Derdyk,  psicóloga comportamental; Dr. Ariel de Castro Alves, Presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB de São Bernardo de Campo; e Luiza Aparecida de Barros, assistente social.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SERVIÇO: Projeto autoriza mãe a registrar sozinha nascimento de filho

Karine Melo - Agência Brasil

Brasília – Mães e pais poderão ter o mesmo direito para registrar o nascimento de um filho. 

O projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 16/2013) que garante a igualdade foi aprovado hoje (16), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se não houver apresentação de recurso para análise no plenário da Casa, a proposta segue direto para sanção presidencial.

Conheça o Instituto Fazendo História

Oi, gente! 
No programa do último domingo, sobre Direitos das Crianças, contamos com a presença da Cláudia Vidigal, do Instituto Fazendo História.

Cláudia Vidigal, do Instituto Fazendo História, no Papo de Mãe

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Declaração dos Direitos da Criança

Primeiro princípio - Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados. 

 

sábado, 12 de outubro de 2013

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!

Vamos todos assistir ao Papo de Mãe deste domingo sobre os DIREITOS DAS CRIANÇAS. Vale lembrar que, EXCEPCIONALMENTE, o programa vai ao ar mais tarde: às 18h30min. Fique ligado na TV Brasil!!!  

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Neste domingo o nosso papo é sobre os Direitos das Crianças!

Todas as crianças possuem direitos. A Declaração Universal dos Direitos das Crianças foi aprovada em 20 de novembro de 1959. E o Brasil foi um dos primeiros países a organizar uma legislação que seguisse os princípios da Declaração, criando em 13 de julho de 1990 o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, conjunto de normas que tem como objetivo proteger a integridade da criança e do adolescente no Brasil.

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem mães e especialistas para debater os direitos e os deveres das crianças. Mães convidadas: Meire Ellen de Souza,dona de casa , mãe de 2 filhos;  Juza Gleideempregada doméstica, mãe de 4 filhos;  e Joana Rosa de Souza, diarista, mãe de 2 filhos. Especialistas: Cláudia Vidigal, do Instituto Fazendo História, e o desembargador Antônio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de SP.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Colesterol: mais um grande problema em crianças

A nova  diretriz recomenda que acima dos 10 anos toda criança deve ter dosado seu colesterol total pelo menos uma vez

Cada dia mais, temos “doenças de adultos” em crianças. Isso pode ser percebido pelo grande aumento de obesidade infantil, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial diagnosticados entre crianças e adolescentes.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MENOPAUSA E A SÍNDROME DO NINHO CHEIO

Por Malu Favarato*

Malu Favarato no Programa Papo de Mãe sobre Menopausa


Eis que eu cheguei no meu limite!

Li uma reportagem ou talvez um link do Facebook, já não me lembro, que definia TPM como “Tranquilidade Pós-Menopausa”. Desejei, desde então, alcançar tão rápido quanto possível esse estado de graça. Mas quando sua filha de apenas 10 anos define a sua TPM como “Tá Pirada, Mamy”, é hora de fazer alguma coisa.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TV BRASIL ESTREIA TRÊS NOVOS PROGRAMAS INFANTIS!

O Teco Teco, Historietas Assombradas e a 2ª temporada de Cocoricó entram no ar no dia 7 de outubro

A TV Brasil lança nesta segunda, dia 7 de outubro, três novos programas infantis. Selecionados especialmente para divertir a criançada, O Teco Teco, a animação Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas e Cocoricó na Cidade - que se renova em sua segunda temporada - vão trazer novas histórias e garantir que os telespectadores mirins tenham a chance de curtir uma programação de qualidade.

O Teco Teco
No ar a partir de segunda (7 de outubro). De segunda a sexta, às 11h. E aos domingos, às 11h15.

Histórias, aventuras e invenções. O Teco Teco é um programa repleto de curiosidades, adivinhas, batalhas bizarras e incríveis competições. O avatar Betinho visita "voando" o seu amigo humano Cascudo, um inventor aventureiro que mora “em cima” da linha do equador. Essa dupla vai comandar a diversão a bordo do “Teco Teco”. Destinado a crianças entre 7 e 10 anos, o programa apresenta histórias, jogos e desafios e se propõe a colaborar de forma lúdica no processo de construção do conhecimento. Episódio 1: Grande Livro Virtual do Inacreditável, do Bizarro e do Insondável.

domingo, 6 de outubro de 2013

CONTATO E REDES SOCIAIS PAPO DE MÃE

O Papo de Mãe está presente nas principais redes sociais. Curta nossa página no Facebook e participe do nosso grupo Programa Papo de Mãe. Siga também o nosso Twitter (@papodemae). E para entrar em contato conosco, sugerir pautas ou participar do programa, escreva nos cometários abaixo ou entre em contato pelo formulário do blog.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço. Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. Aos domingos, 16 horas. Reprise aos sábados, 11 horas. Na TV Brasil. 

Foto: Arquivo Papo de Mãe

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Neste domingo o nosso papo é sobre MENOPAUSA!!!

Menopausa é o nome que se dá à última menstruação. Mas o diagnóstico da menopausa só pode ser feito depois que a mulher passou doze meses sem menstruar. O período que antecede a menopausa é chamado Climatério e pode durar anos. Essa fase é marcada, principalmente,  por irregularidades menstruais, ondas de calor e alterações do sono, da libido e do humor.

Conforme um levantamento feito pelo setor de climatério do Hospital das Clínicas de São Paulo, a mulher brasileira entra na menopausa, em média, aos 48 anos. Mas afinal, o que significa a menopausa e o que muda na vida da mulher? E por que tanta gente ainda tem vergonha de falar sobre este assunto? Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para falar sobre este tema.

Mães convidadas:  Malu Favarato,  psicóloga, mãe de uma menina de 10 anos;  Maria Eugênia Cerqueira, advogada, mãe de 2 filhos e avó de um menino de 12 anos; e Sandra Alves, cinegrafista, mãe de uma menina de 13 anos. Especialistas: Dra. Albertina Duarte,  ginecologista;  Dra. Olga Tessari,  psicóloga e escritora; e  Dr. Miguel Curto, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cartilha ajuda pais em brincadeiras adaptadas para filhos com Síndrome de Down

A organização não governamental Movimento Down, em parceria com os Correios, lançou no dia 27 de setembro uma série de cartilhas para auxiliar pais e profissionais em brincadeiras e jogos adaptados para crianças com síndrome de Down. O material, chamado TO Brincando, tem propostas pedagógicas para facilitar o aprendizado de conceitos relacionados à comunicação, ao raciocínio lógico e à percepção corporal. A coleção foi elaborada junto com o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será disponibilizada para download gratuito no portal da organização.

Leia mais AQUI.

DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre Síndrome de Down. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SERVIÇO: Campanha incentiva troca de livros e brinquedos no Dia das Crianças

A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias. Ao invés de comprar, trocar. Essa é a atitude que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer incentivar no Dia das Crianças, 12 de outubro, por meio da feira de trocas, que será realizada no Parque da Cidade de Brasília. A iniciativa visa evitar o consumo exagerado e estimular práticas colaborativas entre crianças e faz parte de um movimento nacional que está levantando a bandeira de um Dia das Crianças diferente. A campanha faz parte do movimento lançado pelo Instituto Alana em 2012, quando mais de 50 feiras similares foram realizadas em todas as regiões do Brasil. 

FEIRA DE TROCAS
Data: Dias das crianças, sábado, 12/10
Horário: a partir das 10h
Local: Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade de Brasília


DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre a importância de criar o hábito da LEITURA desde cedo e o Papo de Mãe sobre CONSUMISMO 


DICA DE LEITURA: FUTEBOL SEM FRONTEIRAS


O futebol é o que é porque pode ser jogado em qualquer lugar – e com qualquer objeto servindo de bola. É assim no mundo inteiro. Durante cinco anos, o fotógrafo brasileiro Caio Vilela* viajou pelos quatro cantos do planeta e registrou descompromissadas partidas em diferentes culturas. O resultado é este fantástico álbum, recheado de imagens inusitadas. Você verá cambojanos batendo bola ao lado de “elefantes-táxis”, meninos do Tibete jogando uma pelada literalmente sem roupa, um grupo de pescadores brincando nas areias de Fiji, crianças budistas disputando a redonda em Mianmar, e até vietnamitas exibindo com orgulho a camisa da Seleção Brasileira. Inacreditáveis partidas na Muralha da China, aos pés das Pirâmides do Egito e até nos campos cobertos de gelo da Antártida. Fotos que mostram que a paixão pelo futebol é capaz de unir todos os povos.


 *Caio Vilela é jornalista e fotógrafo. Participou como convidado do Papo de Mãe sobre Mães e Árbitros exibido em 29.09.2013.