Banco de Leite do maior hospital público do ABC pede socorro
Com estoque próximo de zero, hospital estadual Mário Covas, em Santo André, precisa de doadoras
O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, o maior público do ABC paulista, está convocando mulheres em fase de amamentação para doarem leite materno. Atualmente, o banco de leite Humano do hospital trabalha praticamente sem estoque, com apenas 12 doadoras, das quais cinco contribuem frequentemente.
Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. Além de salvar vidas, a doação beneficia a própria mãe, que volta ao peso mais rapidamente, produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e tem menos sangramento.
As interessadas em doar podem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas pelo telefone (11) 2829-5021. Após o contato, uma técnica do hospital vai até a casa da possível doadora para verificar se ela está habilitada a doar leite. As mães aptas já recebem o kit de coleta e orientações sobre técnica de retirada do leite excedente e modo de armazenamento. Com apoio do Corpo de Bombeiros, uma vez por semana os frascos de leite são retirados nas casas das doadoras.
“Cada mãe consegue doar em média 300 ml de leite por dia. É o máximo de excedente. Dessa forma, não prejudica seu próprio bebê e ajuda muito os prematuros internados que necessitam do leite materno para ganhar peso e se desenvolver”, afirma Adriana Piva Lach, responsável pelo Banco de Leite e coordenadora de Nutrição do hospital.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Assessoria de Imprensa - (11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 [email protected]
***
DICA DE HOJE
Ciência divertida ganha espaço no universo dos livros
Mad Science faz shows e oficinas na biblioteca Mário Schenberg em setembro
Neste mês de setembro, o conhecimento na biblioteca Mário Schenberg sai das páginas dos livros para ganhar a vida real. Isso porque os cientistas malucos da Mad Science levam um show educativo e empolgante, apresentando o mundo da ciência divertida aos visitantes. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre aos sábados às 11h. Elas são diferentes de tudo o que já se viu. Crianças e adultos participam, se interessam e se divertem. As crianças não apenas assistem, mas também interagem com o conhecimento por meio das experiências. Além das oficinas, os cientistas malucos da Mad Science levam para a Biblioteca Mário Schenberg um verdadeiro Circo Científico. A magia da água que some, uma garrafa que muda de cor e o malabarismo eletrostático são algumas das experiências. Confira a programação:
Oficina Hora da Geleca - 3 de setembro às 11h - Duração: 50 min - Classificação etária: 6 a 10 anos.
Oficina Brilhando no Escuro - 10 de setembro às 11h - Duração 50 min - Classificação estaria: 6 a 10 anos.
Oficina Sólido, Líquido e Gasoso - 17 de setembro às 11h - Duração: 50 min - Classificação etária: 6 a 10 anos.
Show Circo Científico - 24 de setembro às 11h - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre
Endereço: Rua Catão, 611 - Lapa. Tel: (11) 3675-1681. São Paulo/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário