Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 20 de abril de 2011

S.O.S. PAPO DE MÃE


Seguem as perguntas de nossos telespectadores. Quem responde é a pediatra Dra Anna Julia Sapienza, especialista convidada pelo Papo de Mãe sobre PRIMEIROS SOCORROS exibido no dia 17.04.2011.
DE FRANCISCA: Sou mãe de um menino de 3 anos e 8 meses. Ele adora brincar com miniaturas e brinquedos muito pequenos. Apesar de não costumar colocá-los na boca, de um tempo para cá, tenho visto de vez em quando ele fazer isso. Gostaria de saber qual o tamanho de um objeto que pode engasgar uma criança dessa idade. Devo me desfazer desses brinquedos?
Dra Ana Júlia Sapienza
DRA ANA JÚLIA: Brinquedos pequenos (lego, rodinhas de carrinhos que soltem fácil , bonecos pequenos, brinquedos frágeis que quebram com facilidade) devem ser evitados até cerca de 8 anos de idade. Devemos seguir as regras estabelecidas pelo Inmetro e a Sociedade Brasileira de Pediatria (se observar alguns tipos de brinquedos além da idade sugerida tem o selo do inmetro que garante que ele não quebrará em pedaços menores que possam ser engolidos ou aspirados para o pulmão). Já presenciei casos tristes de aspiração pulmonar, pois crianças pequenas levam brinquedos a boca, às vezes, para desmontá-lo pois não tem força nos dedos. Não precisa se livrar dos brinquedos, apenas guardá-los para que na idade adequada seu filho possa usufruir da brincadeira sem correr riscos.
DE FLÁVIA E ADENILSON: Meu filho tem 2 meses de idade e eu estou com dúvida na vacina dele, a BCG, pois ela ainda não inflamou. Com quanto tempo ela pode inflamar ??? Ele mama o leite nestogeno, ele já esta tomando água, pode ???
DRA ANA JÚLIA: Não é obrigatória a supuração. Se seu filho ficou com cicatriz local e hipertemia temporária, ele já fez a pega da vacina. Se tiver dúvidas, leve-o para avaliar na próxima vacinação e converse com o pediatra de plantão da clínica de vacina, que observará se há marca da pega ou não. E se necessário, irá orientá-la a realizar um teste na derme que confirma ou não a pega e a necessidade de revacinar (que é raro). Em relação ao aleitamento artificial, é importante sim que seu filho ingira água também em pequenos volumes, principalmente em dias mais quentes. Só evite sucos ou chás, pois é muito precoce e pode levar ao refluxo.
DE PATRÍCIA: Estava acompanhando o programa e achei muito bom. Fiquei com uma dúvida:o que devemos fazer no caso de convulsão, enquanto se espera pelo Samu?
DRA ANA JÚLIA: Convulsão - a criança deverá ser colocada em local com proteção para sua cabeça não bater e ficar deitada de lado para que a saliva escorra para fora de sua boca e não se sufoque com ela. Não se deve colocar a mão dentro da boca da criança e nem puxar sua língua, pois não há risco de enrolar a língua, e a outra pessoa poderá se machucar seriamente caso a criança a morda durante a convulsão. A criança poderá ser levada para o serviço de emergência mais próximo de sua residência.
---
 

Nenhum comentário: