Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 19 de abril de 2011

DICAS DO PAPO DE MÃE


CRIANÇA SEGURA abre inscrições para curso sobre prevenção de acidentes com crianças
ONG ensina como prevenir estas lesões e dá dicas de atividades lúdicas para as crianças
A ONG CRIANÇA SEGURA realiza mais uma edição do curso a distância direcionado aos pais e responsáveis sobre prevenção de acidentes com crianças. As atividades incluem segurança no trânsito, como a importância do uso da cadeirinha, por exemplo, e a prevenção de outros tipos de acidentes comuns da infância.
Neste curso, pais e responsáveis por crianças têm acesso a informações sobre as diferentes formas de lesões não-intencionais com crianças, caso dos acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações, acidentes com armas de fogo e outros.
O conteúdo inclui dados estatísticos sobre o tema, informações sobre a relação dos acidentes com o desenvolvimento infantil e as medidas de prevenção. O curso também prevê a sugestão de atividades lúdicas para interagir com as crianças (histórias, jogos) e ensiná-las sobre a importância da prevenção.
Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 (dados mais atuais do Ministério da Saúde), 5.106 crianças morreram e 109.241 foram hospitalizadas vítimas de acidentes.
Para esta turma, a CRIANÇA SEGURA disponibilizará 200 vagas. A carga horária total do curso é de 20h e não há exigência para a realização de atividades de multiplicação. As inscrições estão abertas de 18 de abril a 15 de maio. As aulas terão início no dia 23 de maio.
Para participar, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por e-mail: [email protected]. Os primeiros 200 formulários recebidos e devidamente preenchidos serão contemplados. Os participantes não incluídos na primeira turma entram automaticamente em uma fila de espera para participação na próxima edição. O curso é gratuito e realizado em parceria com a Johnson & Johnson.
A CRIANÇA SEGURA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas - incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização - promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.
Mais informações para Imprensa
Francine Ricci - 11 8753 2200/ [email protected]
Daniela Urquidi - [email protected]. Fone:11 3371 2364/2383
---
Palestra sobre "Parto Ativo" com Janet Balaskas
Depois de ministrar curso de Formação em "Parto Ativo" para a primeira turma de 30 profissionais brasileiras ligadas 'a saúde da gestante, Janet Balaskas, inglesa, autora do Livro "Active Birth" traduzido no Brasil como "Parto Ativo" e diretora do "Active Birth Centre", em Londres, agora está em São Paulo. Janet leciona aulas com técnicas de yoga para gestantes e para 'casais grávidos' por mais de 30 anos. Veio ao Brasil 'a convite da Aobä, local de encontro entre mães, pais, profissionais, pesquisadores e todos aqueles interessados no tema do acompanhamento da gestação, do parto e do pós-parto, com sede em Curitiba.
Apenas duas brasileiras têm essa formação em Parto Ativo feita com ela em Londres, e uma delas é Talia de Souza, que está fazendo um trabalho conjunto com Janet aqui no Brasil em prol desse movimento. Essa semana Janet está em São Paulo, e participa dia 20 de abril, de uma palestra na Faculdade de USP, 'a convite da professora Simone Diniz, em prol da continuidade da faculdade de Obstetrícia da USP. Janet afirma: “As mulheres brasileiras não podem permitir que este curso feche” disse ela em entrevista ao blog Parto no Brasil.
No dia seguinte, 21 de abril, Balaskas dará um workshop para casais grávidos, gestantes e profissionais da saúde. Ela estará também disponível para entrevistas durante essa semana. Caso queiram agendar entre em contato: [email protected].
Janet Balaskas é uma voz importante no nascimento. Seu trabalho tem inspirado uma revolução global "de mulher para mulher" no renascimento de práticas mais humanas no parto. Saiba mais sobre Janet Balaskas: www.activebirthcentre.com.
Data: 20 de abril. Local: Faculdade de Saúde Pública da USP / Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César - São Paulo - SP. Horário: 9h30.

Nenhum comentário: