Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Avó, babá ou creche - existe uma opção ideal?

O programa deste último domingo (02/01) tratou de um dilema que todos nós que temos filhos já nos deparamos: com quem deixá-los quando temos que sair para trabalhar? O que é melhor: babá, creche ou uma pessoa da família para tomar conta da criança?
Embora não seja obrigatório matricular crianças de até 3 anos em escolas, a vaga em creches é um direito previsto em lei, sendo dever dos municípios, com ajuda dos estados, garantir creches e pré-escolas públicas para todas as crianças. Uma pesquisa realizada em Londres constatou que crianças de 3 anos que, aos 9 meses de idade, começaram a frequentar o berçário, estão mais preparadas para a vida escolar do que as que tinham sido cuidadas pelos avós ou babás.
Na opinião dos especialistas presentes no programa, não existe opção ideal, tudo vai depender da realidade familiar. Entretanto, algumas considerações merecem atenção.  Uma criança até 1 ano de idade, por exemplo, tem muito mais propensão a adquirir doenças, e por isto, do ponto de vista médico, seria mais indicado que ela permanecesse num lugar mais reservado como sua casa ou a de um parente. Por outro lado, sob o ponto de vista psicológico, é muito importante que a criança tenha oportunidade de conviver com crianças da mesma faixa etária para que, mais tarde, não haja problemas de sociabilização.
Para quem opta por contratar uma babá, é preciso ficar atento. Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo, que analisou 6 mil fichas ao longo de 4 anos, 15% delas tinham antecedentes criminais, a maioria por agressão. Além disto, 28% das babás mentiram sobre as referências no momento da contratação. Por isto, diante de qualquer suspeita, os pais devem observar, sobretudo, o comportamento das crianças, que pode sofrer mudanças caso elas estejam sendo vítimas de maus tratos.
 De acordo com uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, há 600 mil babás em todo o Brasil. São técnicas em enfermagem, pedagogas, ex-vendedoras e, principalmente, empregadas domésticas. O número de babás empregadas hoje é cinco vezes maior do que há uma década. A profissão ainda não foi regulamentada e segue a legislação das empregadas domésticas.
Enfim, não se pode generalizar afirmando o que é melhor para cada família. O mais importante de tudo é que os pais estejam conscientes e satisfeitos com a sua decisão, seja optando por deixar o filho com um parente, colocando na creche ou contratando uma babá.
Por fim, apenas para lembrar que, segundo a lei, deixar uma criança ou um adolescente de até 16 anos sozinho em casa é crime. O abandono de incapaz tem pena prevista de seis meses a três anos de prisão.
Por hoje é isto. Este foi um resumo do nosso Papo. Esperamos que tenham gostado. Acessem os sites de nossos convidados para outras informações:
***
AVISO AOS TELESPECTADORES
Durante o mês de janeiro serão reprisados os programas mais  votados pelo site. Mas em fevereiro, voltaremos com programas inéditos! Continuem ligados!!! Um beijo a todos e até mais!!!



4 comentários:

Andreia e Ana Lívia disse...

Eu estou passando por essa fase em não saber o que fazer, pois a minha filha esta com 01 aninho e é minha irmã que cuisa dela, mas acabamos de saber que a minha irmã de 42 anos esta grávida.
Eu não tenho com quem deixar ela e por isso estou pensando em colocar na escolinha, mas ainda estou muito insegura, por favor me ajudem.
bjs

Fran disse...

Olha, meu filho foi para a creche com 4,5 meses e não me arrependo em nada disso. E juro! Não me senti culpada! Claro que eu queria poder ficar com ele mais tempo! Claro que eu queria ter mais tempo para ele! Mas dentro do meu contexto, era o que tinha. E hoje meu filho tem 2 anos e já tem amiguinhos desde que entrou. Melhores amigos! rs
Na creche a rotina é melhor imposta do que em casa. Lá ele come melhor. Ele brinca com crianças da idade dele! Sou totalmente a favor da escola.

Maria Andrade disse...

A mae nao e alguem que colocou no mundo um filho (esta e a genitora).
A mae nao e aquela q sustenta o filho, (esta e a provedora) alias, papel este que cabe ao pai, ja que a crianca precisa de alguem q cuide dela.

A mae e aquela que cuida do filho, ou seja, e uma pessoa presente na vida dele. ela ensina, educa, orienta e proteje o filho que ainda nao sabe se cuidar.

Criar um filho e mais uma doacao do que qqr outra coisa.

Dizer que uma creche eh melhor do que uma baba ou vice-versa, nao da pra ter certeza.....pois de qqr forma sera uma pessoa estranha quem cuidara de seu filho.
Um estranho cuida de seu filho melhor do que vc?
As criancas de hoje nao tem mais referencia afetiva!!! ou seja....nao existe uma pressoa presente na vida dela desde o nascimento ate a vida adulta....
Quando a mae nao pode cuidar de seu filho, ai temos um problema grave! que so vai ser sentido mais tarde, bem mais tarde e dai ja e tarde pra reverter o quadro.
Quem nao tem tempo pra filhos, nao deve te-los...pois nem o filho tem uma mae (ela e ausente na vida dele) e nem a mae tem um filho (ele e ausente na vida dela)

A tarefa mais dificil deste mundo e ser mae, ser esposa e dona de casa....mas se for executada com dedicacao, nao existe nada que de maior satisfacao do que isto!!!

Seria muito bom que as mamaes pensassem com muito zelo no bem estar de seus filhos antes de mais nada, pois ninguem cuide de um filho nosso melhor do que nos mesmas.

Um filho precisa mais do que alimentos e roupas, cadernos e brinquedos. Ele precisa da presenca da mae e atencao do pai!!

Anônimo disse...

Essa nunca é uma decisão fácil, mas depois da péssima experiência que tive com a babá das minhas 2 filhas, Camila Avelino Vital, resolvi colocá-las na escola em tempo integral. Uma moça indolente, desleixada, que fazia um trabalho arrastado e de índole no fim questionável. Me arrependi e hoje apenas escola!!