Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 18 de maio de 2010

PITACO DE MÃE - por Clarissa Meyer

No meu “pitaco” de hoje eu vou comentar um pouquinho sobre dois assuntos que foram bem debatidos durante o programa deste último domingo e que eu tenho uma certa experiência para falar: chupetas e fraldas.
Meu filho largou a chupeta aos 3 anos (exatinhos!). Confesso que eu estava um pouco apreensiva por este momento, pois minha experiência com a chupeta durante a infância foi traumática, e eu não queria que ele passasse pelo que passei...
Acreditem se quiser, só larguei a chupeta perto dos 9 anos, quando coloquei aparelho nos dentes. Na verdade, foi uma troca pela outra, porque, realmente, não dava para usar chupeta e aparelho ao mesmo tempo...
A propósito, eu A – D – O – R – E – I quando o pediatra, Dr. Henrique Klajner, alertou sobre o problema da criança que mama ou usa chupeta por muito tempo ficar presa na fase oral. Para mim o que ele disse faz todo o sentido do mundo! Adivinhem só se depois que larguei a chupeta não comecei a roer unhas??? Faço isso até hoje! É vergonhoso, mas é a mais pura verdade. Devo ser uma adulta ainda presa na fase oral...
Mas voltando ao meu filho, vou contar para vocês como foi o processo de retirada da chupeta dele, que deu muito certo. Preciso dizer que a ideia não foi minha, mas da dentista dele – alguém bem mais acostumada com este tipo de situação e bem mais criativa do que eu!
Tudo começou alguns dias antes da Páscoa. O assunto entrou em pauta e nós, eu e meu filho, começamos a conversar sobre o “coelho da Páscoa”. Conversa vai, conversa vem, chegamos à conclusão de que, além de cenoura, o coelho deveria gostar muito de chupeta, pois só isto explicaria aqueles dentões para fora...
Foi então que tivemos a ideia de preparar uma surpresa para o coelho. Na véspera da Páscoa, deixamos numa cesta algumas cenouras e todas as chupetas que tinham na casa. A intenção era que o coelho passasse durante a madrugada, levasse as cenouras e as chupetas e deixasse uma bela surpresa...
E não é que o nosso plano deu certo??? (rsrs) Na manhã seguinte, quando meu filho acordou, as cenouras e as chupetas haviam sumido. No lugar delas havia um ovo de chocolate, um livro e um brinquedo super bacana. Meu filho achou o máximo tudo isto!!!
É claro que volta e meia ele lembrava e até pedia. Mas nós já tínhamos combinado que se ele quisesse a chupeta de volta, teria que devolver os presentes. No fim das contas, ele preferiu ficar com o que havia ganhado.
Já com o desfralde, a história é outra. Mas antes de contá-la, preciso elogiar o artigo sobre desfralde da fisioterapeuta Carla Pereira. As dicas delas são ótimas e é bem assim que o processo funciona!
Não cheguei a ter problemas no desfralde diurno. Acredito que foi no momento certo. Esperei o verão chegar e nesta época ele já estava com 2 anos e 7 meses. Foram só algumas escapadinhas aqui, outras ali, mas com a ajuda da escola e, em seguida, as férias na praia, o processo acabou sendo rápido e bem sucedido.
Infelizmente, não posso dizer o mesmo do desfralde noturno. Meu filho já está com 4 anos, 20kg, 1,10m de altura e ainda usa fralda para dormir! Não tem uma noite que ele não faça xixi. Já tentei de tudo: suspender líquidos 2 horas antes de dormir, deixar ficar molhado até que isto se tornasse um incômodo, mas tudo foi em vão até agora. Acabei suspendendo temporariamente as minhas tentativas porque percebi que já estava ficando nervosa e a minha ansiedade só estava atrapalhando.
Mas é claro que antes de dar esta “desencanada” eu fui me aconselhar com a pediatra, que me acalmou dizendo que até os 5/6 anos é normal que ainda aconteça de fazer xixi na cama, e que eu deveria mesmo dar mais um tempo a ele. Então, vamos esperar mais um pouquinho...
Portanto, mamães que escreveram e escrevem para o Papo de Mãe desesperadas porque não conseguem desfraldar seus filhos: não se sintam sozinhas!!! Eu sei que é difícil, mas precisamos nos conscientizar de que não devemos comparar nossos filhos aos dos outros. Cada um tem seu tempo, não adianta querer apressá-los. A “HORA CERTA” de cada um pode até demorar, mas certamente um dia chegará!
Por Clarissa Meyer,
mãe, advogada, editora e colunista do blog Papo de Mãe.
---
Por hoje é isto, pessoal! Mas ainda teremos mais novidades durante a semana. Não deixem de dar uma espiadinha por aqui todos os dias!!!
Votem também no nosso blog para o prêmio TOPBLOG, clicando aqui ou no selo verde no topo da página.
Muito obrigada a todos pela atenção, pelo carinho e pela audiência!!!
Beijos e até logo mais!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a idéia da chupeta.Os meus filhos também demoraram para tirar as fraldas, parece que em geral os meninos demoram mais mesmo.
Parabéns ao Papo de Mãe pela excelente qualidade das matérias do programa e do site. Pena que não tenha mais reprises. Vocês poderiam colocar os programas no youtube?
abraços da Célia Regina

Roberta disse...

Ótimo Clarissa!
Engraçado, a chupeta conseguimos tirar fácil fácil...um dia do nada eu falei q era ruim, assim como falo que refrigerante é ruim, e Maria Clara na mesma noite, tirou a chupeta dizendo o mesmo: Ruim né?!
E 2 dias depois pediu, mas quando colocou na boca veio a frase: ruim né?!
E depois disso nunca mais! Ela tinha uns 2 anos e pouquinho...
Muito tranquilo, né?!
Vou conter minha ansiedade com relação ao desfralde....cada um é cada um né?! Tudo no seu tempo!
Beijos.

Clarissa Meyer disse...

Célia, alguns trechos de alguns programas estão aqui no site, mas não podemos, infelizmente, disponibiliza-los na integra.
Mas ficamos felizes em saber que você curte o programa e o blog!

Roberta, seu caso com a chupeta foi que nem o meu, bem fácil. Já o desfralde... mas é assim mesmo. Temos que ter paciência. E eles merecem a nossa compreensão, vc não acha? Nossos filhos são o máximo!!!!
Beijos, pessoal!
Continuem ligadas no Papo de Mãe!

Laércio Dativo disse...

Boa Noite Clarissa!! É acho que tenho mais uma novidade para lhe acrescentar, principalmente, em relação a esta experiência sua com a chupeta!!
Eu também demorei muito para largar a chupeta quando criança, e isso gerava grandes preocupações a minha mãe, e a dentista que me tratava na época quando no antido INPS.
Porém, um dia minha madrinha ao me visitar, me colocou na varanda da área de serviço de meu aptº, e pediu que eu "jogassse fora", ou melhor, deixasse a chupeta, visto que ela era naquela época estudante de odontologia, e por incrível q pareça isto se tornou realidade, quando ouvi seu pedido, e ainda no colo dela, joguei a chupeta do 2º andar de minha casa nos fundos, na garagem, e nunca mais usei, tudo para demonstrar a minha madrinha que queria ser um homem, coisas de criança,mas que surtiu grande efeito.
Um forte abraço e fique c Deus ao lado de sua família e uma semana maravilhosa.

Gabriela Moreira disse...

Oi Clarissa, meu nome é Gabriela e nunca fui de pesquisar assuntos de maternidade na internet ou frequentar blogs. Mas estou vivendo uma tremenda dificuldade com o desfralde noturno da minha filha mais velha e acabei encontrando o seu blog. Parabéns! Agora eu vejo quanto tempo perdi...
Tenho duas filhas (3,10 e 1,9) e estou esperando o terceiro (ainda não sabemos o sexo). Há muito tempo a minha filha mais velha vem pedindo para não usar mais fralda à noite. Confesso que adiei o máximo que pude, mas ela me convenceu que já estava grande e que queria usar calcinha! Combinei então que ela não poderia mais tomar o "leitinho" antes de dormir (esse era o meu último recurso!), o que foi aceito no ato!
Ok, começamos. Se passaram apenas 2 ou 3 semanas e eu já não aguento mais - estou exausta! Quando comecei a ter o gostinho de dormir a noite toda, chega esse tal de desfralde noturno! Daqui a alguns meses o meu terceiro filho nasce e aí mesmo que não saberei mais o que é isso. Quando eu penso que tenho mais 2 filhos que também passarão um dia por esse terrível desfralde noturno!.....
Tenho levantado várias vezes à noite para levá-la ao banheiro em vão!!! Quase todos os dias ela acaba fazendo xixi antes deu chegar ou um tempo depois de ir ao banheiro. Já mudei os horários, fiz planilhas, levantei alguns minutos antes da hora programada para tentar evitar o inevitável.... toda noite é aquela tensão de como serão os acontecimentos urinários noturnos!
É claro que festejamos juntas cada noite sequinha! Mas o meu maior desafio tem sido não passar para ela a minha frustração a cada troca de lençol e pijamas na madrugada. Ás vezes três vezes por noite! Digo que tudo bem, que ela está aprendendo, que vai conseguir... mas eu não sei se EU vou conseguir!
Achava que uma vez começada a empreitada, não teria volta atrás. Mas vejo que com você deu certo suspender o processo e esperar o momento certo. Acho que é isso que devo fazer. Pelo menos esperar passar o inverno, porque é de dar dó tirar aquele pijama ensopado em meio a temperaturas polares desse inverno no Rio de Janeiro.
Vou ter que arrumar uma forma de contar isso para ela. Espero não causar traumas...
Muito obrigada.
Um beijo,
Gabriela

Clarissa disse...

Gabriela, é isso aí. Se você já tentou de tudo, espera mais um pouco. Aquela velha frase de que "cada criança tem seu tempo" é a mais pura verdade. E eu super entendo a sua situação. Meu filho chega a fazer mais de uma vez xixi na cama. Se eu for trocar lençol e roupa cada vez...
Mas não se angustie pensando que seus outros filhos serão assim. Conheço muitas crianças que não fazem xixi à noite desde muito pequenas, então o desfralde acaba sendo tranquilo. Varia de criança para criança.
Fico feliz que vc tenha gostado do blog. Assista ao programa tb, vai ao ar todo domingo, 19 horas, pela TV Brasil.
Beijos
Clarissa