Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Síndrome de Down: a bela Isabella

Olá!!!
Hoje o Papo de Mãe reprisou o programa sobre Síndrome de Down - um programa muito especial, diga-se de passagem.
Para ler as postagens anteriores sobre o assunto clique aqui. E para assistir a um trecho do programa, aqui.
Confira agora o belo relato de luta e superação da nossa telespectadora de Teresina/ Piauí, Carolina Ferreira, mãe de Isabella.

A bela Isabella
Olá, meu nome é Carolina Ferreira, tenho 31 anos e sou da cidade de Teresina/PI. Fico muito feliz em saber que o tema do programa seja Síndrome de Down.
Aos 25 anos de idade tive minha primeira filha, Isabella, hoje com 6 anos. No nascimento dela tudo foi muito difícil, principalmente para mim. Meu médico, desde os 6 meses de gestação, já sabia que minha gravidez era de um bebê portador da síndrome, mas não me disse. Fiquei muito chateada, pois só fiquei sabendo depois que ela nasceu. Se soubesse antes, poderia ter me preparado melhor para recebê-la...
Ela nasceu de 8 meses e graças a Deus tive muita força e apoio da minha família, ao contrário da família do pai dela que achava que ela nunca iria andar nem falar. Tive depressão. Não queria aceitar e ao mesmo tempo me perguntava por que logo comigo? Pela minha idade, achava que isso não aconteceria nunca!
Enfim juntei forças e fui atrás de tratamento. Fui a uma Instituição em Teresina e lá percebi que eu não estava sozinha. Minha filha começou a fazer tratamento de fono, terapia ocupacional, fisioterapia e desde cedo foi estimulada em casa. Com 8 meses já falava as primeiras palavrinhas. Com um ano e dois meses, começou a andar. Eu nunca a tratei como uma criança com síndrome!
Sinto que hoje a sociedade já vê os deficientes com outros olhos, mas o preconceito ainda existe e já vivi muitos. Teve um dia que fui à procura de escola particular para ela e a diretora triplicou o preço da mensalidade só porque tratava-se de down. Segundo ela, teria que ter uma professora só para minha filha...
Hoje, ela estuda numa escola normal e se dá bem com todos. É muito carinhosa, prestativa, inteligente e esperta. Minha filha  significa muito pra mim e tem sido um aprendizado a cada dia da minha vida. É um presente que Deus me deu e como ele não tem outro igual!
Ass.Carolina
Carolina, muito obrigada por compartilhar conosco a sua história. Sua filha é linda, você é uma grande mãe e um exemplo a ser seguido. Parabéns!!!
Bem, amanhã o tema é Bullying - violência no ambiente escolar, mas  o programa sobre Síndrome de Down será reapresentado ainda mais uma vez no dia 21/02, às 13h30. Não percam!!!

Um grande beijo,
Equipe Papo de Mãe

2 comentários:

cláudia Holanda disse...

Li a postagem da bela Isabela e entendi um pouco sobre o que é ter fihos com síndrome de Down. Sou professora de educação infantil e curso a faculdade de educação física. atualmente, estou fazendo uma pesquisa de campo sobre quais são os questionamentos mais comuns das mães com síndrome de Down. Na verdade preciso montar um questionário com perguntas que estivessem dentro da vivência das mães. Esta postagem me levou a refletir sobre:
Em algum momento o médico que acompanhou a sua gestação relatou sobre a possibilidade do bebê nascer com síndrom de Down?
Preciso de perguntas relacionadas ao cotidiano destas mães e pode ser durante a todas as fases do síndrome de Down.
Desde já agradeço,
Cláudia Holanda

PAPO DE MÃE disse...

Olá, Cláudia!
Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] para ver o que podemos fazer por você.
Bjs
Clarissa
Equipe Papo de Mãe