Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 28 de março de 2014

Jornada Dupla

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre Jornada Dupla. 

Domingo (30/03/14), às 15h30. Na TV Brasil.

Jornada dupla, tripla ou até mais. Tem muita mãe por aí se desdobrando para conseguir criar os filhos. Mães que trabalham fora, algumas vezes em mais de um emprego, e ainda têm muito trabalho dentro de casa. Como será que estas mulheres conseguem dar conta?

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, no total, os homens têm jornada de 52,9 horas semanais e as mulheres, de 58 horas, ou seja: 5,1 horas a mais. Isso equivale a 20 horas adicionais por mês, cerca de dez dias a mais por ano.




Conheça nossas mães convidadas:

Beth Oliveira Pinto, trabalha há 10 anos em várias frentes. De segunda a sábado ela faz faxina em 2 casas por dia. Nos sábados à noite ela faz decoração de festas e até ajuda como copeira, se precisar. Além disso, carrega uma mochila onde vende produtos de beleza (Avon e Natura) e lingerie. Tem um filho de 28 anos, Davi, que foi pai recentemente - tem um bebê de 2 meses. Ele se divide entre a casa dela e a da sogra. Além de todas essas atividades, Beth ainda é sub-síndica de seu prédio.

Sheyla dos Santos Melo, mãe de 5 filhos: Beatriz, 17; Thifany, 15; Stefano, 14; Lucas, 11 e Thiago, 10. Há mais de um ano e meio sua rotina é uma loucura, pois trabalha em 2 empregos: recepcionista na TV Brasil e também como segurança feminina na SPTrans - São Paulo Transporte S.A. Não tem folgas aos finais de semana nem feriados.
  
Danielli Fontana Carneiro, advogada criminalista, trabalha em um escritório de advocacia e dá aulas preparatórias para quem precisa passar em concursos ou nos exames da OAB. Tem um filho de 2 anos, o Pedro. Saiu da maternidade numa quinta-feira e voltou a trabalhar na semana seguinte. Quando o filho completou 3 meses, ela voltou a trabalhar no escritório de advocacia, do qual é sócia. Montou no escritório uma "caminha" para o bebê. Depois de 8 meses voltou a dar aulas. Nesse meio tempo, o marido quebrou o tornozelo e ela teve que cuidar dele também. Quando precisava ir ao Fórum para audiências, deixava o bebê com a mãe. Em meio a todo esse caos, a família mudou de casa.

Especialistas: Danielle Pisani, psicóloga; Michele Ghitnic Mesnik, coach; Maria Fernanda Marcelino, historiadora e integrante da Sempreviva Organização Feminista (SOF)

Abertura / encerramento: Alexsandra Mauro, contadora de histórias.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, a rotina de Isamara, uma dona-de-casa, mãe e artesã, que faz do seu lar também seu ambiente de trabalho.  Tem também um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.


Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 



















Nenhum comentário: