Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 18 de junho de 2013

HOMENAGEM À ESCRITORA TATIANA BELINKY

Pessoal, no último sábado (15.06.13), faleceu, aos 94 anos, a querida escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky. Todos nós aqui do Papo de Mãe, assim como uma multidão de leitores, tínhamos muita admiração, tanto pelas obras, como pela própria Tatiana, que com sua doçura e simpatia, encantava a todos. 

Em um dos primeiros programas do Papo de Mãe, que foi ao ar em dezembro de 2009 e que foi dedicado aos avós, tivemos a oportunidade de conversar com Tatiana Belinky. A repórter Rosangela Santos levou as filhas para conhecer a escritora, também conhecida como "A Vovó dos Livros".

Por isso, neste momento,  gostaríamos de prestar uma homenagem a esta grande escritora, e ninguém melhor do que a própria Rosangela, que esteve pertinho dela, para transmitir nossos sentimentos por meio de algumas belas palavras. A reportagem vocês conferem logo abaixo. 

***

A Vovó dos Livros

Meu primeiro encontro com ela foi há alguns anos. Muitos, aliás. Ainda nem tinha as meninas (que hoje já estão com 11 e 9 anos). Mas, mesmo não sendo mãe ainda, fiquei encantada com o carisma, o talento, a inteligência e a sabedoria desta embaixadora das letras. Nunca vou esquecer. Ela me disse: “Criança tem que ter contato com o mundo dos livros desde a barriga da mãe. Eu dou livro de presente para as mulheres grávidas”. Anos depois, tive o privilégio de encontrá-la novamente. Foi em outubro de 2009. Era o Dia da criança. Dei de presente para minhas filhas a inesquecível visita que fizemos à casa da Vovó Tati. 

Então, com 90 anos. Mais de 150 livros escritos. 2 filhos. 5 netos. 5 bisnetos. A essa família ela juntou centenas, milhares de crianças, que conquistou durante a vida. Continuava escrevendo. Nada de computador, nem máquina de escrever. Caneta e papel davam vida a um mundo mágico, desconhecido, engraçado, cheio de surpresas, que a vovó Tati dividia com seus pequenos grandes leitores. “Eu sou a Vovó dos Livros”, ela dizia. E completava: "Tenho uma porção de crianças dentro de mim." 

Ela é uma dessas pessoas que jamais irá embora. Ficará para sempre na vasta obra que deixou, mas principalmente no coração de adultos e crianças onde estará sempre viva. Mas claro... O riso fácil, a simpatia, aquele olhar generoso e experiente, que é quase um privilégio das avós, vão fazer muita falta. 

Vou terminar copiando a dedicatória que ela escreveu em um dos livros que autografou para minhas filhas: “Para a linda Bia - Beatriz - beijo estalado da Vovó Tati (aquela Tatiana Belinky)." 

Beijo grande e bem estalado para você também, querida vovó! 
Rosangela 


Nenhum comentário: