Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA: 12/11 Dia mundial contra a pneumonia

Será que é pneumonia?
 
O olhar atento dos pais e a busca rápida pelo especialista são fundamentais para o diagnóstico precoce. Mas prevenir é sempre a melhor opção.
Seu filho reclama de dor ao respirar – a descreve como se fosse uma pontada –, tem dificuldade em inspirar, apresenta febre alta (acima de 38º) por mais de três dias, tem a feição abatida mesmo fora dos picos da febre e tosse persistente? Estes podem ser alertas da pneumonia – uma infecção respiratória que atinge o pulmão.
A doença provoca mais mortes em crianças do que qualquer outra, mais até do que a aids, a malária e o sarampo juntos, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo dados preliminares do DATASUS (banco de dados do Sistema Único de Saúde), a infecção dos pulmões motivou cerca de 25 mil internações de crianças menores de quatro anos em junho de 2011 em todo o Brasil.
“A pneumonia pode ser grave, mas é uma patologia facilmente identificada pelos médicos. O desafio é o diagnóstico precoce”, comenta Ana Paula Moschione Castro, médica assistente da unidade de alergia e imunologia do Instituto da Criança – HCFMUSP. “O olhar da mãe, ou do responsável pela criança, é fundamental para a percepção dos primeiros sinais de que algo não está bem, especialmente no caso das crianças menores de um ano, que ainda não sabem mostrar o que sentem por meio das palavras”. Contudo, de acordo com o relatório “Pneumonia: The forgotten killer of children”, de autoria da Organização Muncial da Saúde e do Unicef, apenas cerca de um em cada cinco cuidadores conhece os perigosos sinais pneumonia.
A especialista alerta ainda que algumas vezes as crianças podem não apresentar os sintomas clássicos da doença e ainda assim estarem acometidos por ela. “Algum sinal a criança vai emitir, mas a disposição delas é tanta que dificilmente os pais desconfiarão do que realmente está por traz dos sintomas. Por isso, é fundamental ter a avaliação do pediatra”, conclui.
De acordo com a pediatra, todos os tipos de pneumonia têm sua gravidade. Porém, hoje já estão disponíveis diversos tratamentos medicamentosos para a doença, por meio de antibióticos. Contudo, a prevenção sempre é o melhor caminho.
É importante esclarecer que esta doença pulmonar pode ter vários agentes causadores e ser inclusive uma doença pneumocócica (DP), quando originada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (S.pneumoniae), ou popularmente conhecida como pneumococo, sendo que a pneumonia pneumocócica é a sua forma mais comum. Para se ter uma ideia do impacto, a DP é responsável por cerca de 1,6 milhões de mortes anuais, especialmente em crianças menores de 5 anos e adultos acima de 65 anos .
Mas, como é possível proteger o organismo destes agentes? “As vacinas são a melhor forma de proteção, porque elas fecham as portas do organismo contra a invasão dos vírus e bactérias, seus principais causadores”, comenta Moschione.
Entre as opções de vacinas disponíveis para doenças pneumocócicas está a Prevenar 13 (VPC-13), - também conhecida como vacina pneumocócica conjugada 13 valente. Produzida pela Pfizer, a VPC-13 é indicada a lactentes e crianças entre 6 semanas e 6 anos de idade incompletos. A indicação de VPC-13 para adultos acima de 50 anos de idade já foi submetida à aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Dicas simples para se prevenir a Pneumonia:
 Evitar a permanência em lugares aglomerados, fechados e abafados, especialmente no inverno
 Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
 Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras
 Consumir muita água
 Estar em dia com o calendário vacinal e completar a imunização contra as doenças pneumocócicas
 Uma aliada da prevenção é a vacina pneumocócica 13 valente – a Prevenar 13, que apresenta a mais ampla cobertura contra doenças pneumocócicas, incluindo a pneumonia pneumocócica
Por Marisa Franco - CDN Comunicação Corporativa 

Um comentário:

gatinha disse...

Parabéns pelo programa.
Minha princesa fez quatro meses sábado e no primeiro mês sofri muito pois, meu peito feriu nos dois mamilos e foi muito ruim quase fiquei com depressão pois sempre q olhava p/ mim é como se ela pedisse. E eu chorava queimava tem q ser forte p/ superar e eu fui falta de orientação por parte do médico esse problema, acredito eu, q possa desencadear depressao pós-parto.