Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PAPO DE MÃE SOBRE DEPRESSÃO PÓS-PARTO

O Papo de Mãe deste domingo (20) traz um assunto sério e que, aos poucos, vem deixando de ser um tabu: a depressão pós-parto. Segundo o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo de depressão manifestou-se em quase um terço das mulheres que passaram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo.
As apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre as causas, prevenção e tratamentos para a doença. No estúdio, o psiquiatra e diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Joel Rennó Junior; o ginecologista e obstetra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Júlio Elito Junior, e a psicóloga Malu Favarato, autora do livro “Diário de uma mulher – do purgatório ao paraíso”.

Após o programa, converse com a gente pelo chat no blog até às 21 horas. Durante a semana, acompanhe as nossas postagens sobre o tema. Siga o programa pelo Twitter (@papodemae) e pelo Facebook (Programa Papo de Mãe II). Assine o nosso Feed para receber as nossas atualizações e/ou torne-se nosso seguidor.
Participe do nosso programa! Se você não mora em São Paulo/SP, mas mesmo assim deseja participar, mande seu depoimento. Entre em contato conosco pelo [email protected] que a gente explica direitinho como fazer. Vote também no Papo de Mãe para o prêmio Topblog 2011. Você pode votar por e-mail e pelo twitter. Clique aqui para acessar a página do concurso. As votações encerram dia 22/11.
Papo de Mãe é um programa imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço. Neste domingo, 20/11, às 7 da noite, na Tv Brasil.








3 comentários:

Gizele aguiar disse...

Acho que muitas e muitas mulheres sentem depressaõ pos parto e "negam", ignoram...é muito silencioso e discreto, já que esse período é tão delicado e pode ser confundido com fadigas corriqueiras desse momento...
Eu tive e ignorei, assim meu corpo "materalizou" minha imunidade caiu e tive virus de herpis na cóclea do ouvido com consequencia de paralisia fACIAL, minha filha tinha um mês de vida!! Hoje ela tem 3 anos e estou com a terceira filha com um mês, muito atenta aos meus sentimentos p/ não repetir a dose...o programa está ótimo! bjs a todos [email protected]

dora mendes disse...

ola, assisti ao programa e gostei,mas percebi que depresao pos parto parece ser um problema das mulheres brancas,pq a unica preta no programa era a baba,ao fundo cuidando das crianças.
bem Brasil.
Acho interessamte a postura da televisao brasileira,so vemos pretos na tv,se o assunto focado for marginalidade,violencia ou miseria....
tenho 45 anos e fico pensando se antes de morrer vou ver revertida esta situaçao.

PAPO DE MÃE disse...

Gizele, vc tem razão. Nossa preocupação é justamente levar informação para que as mulheres reconheçam os sintomas e procurem ajuda.

Dora, não fazemos qualquer tipo de discriminação quanto a cor da pele, nosso interesse é prestar serviço, levar informação. As convidadas são escolhidas pelo histórico, jamais pela cor da pele. Isto sim seria preconceituoso. Acompanhe outros programas e verá como é nosso trabalho.
Grata
Clarissa
Equipe Papo de Mãe