Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

S.O.S. PAPO DE MÃE - PARTO NATURAL

Oiee!!! 
Estamos de volta! E para não perder o costume, temos mais um S.O.S. PAPO DE MÃE!  Aqui, o telespectador pergunta e o especialista que participou do programa responde. Confiram as perguntas que selecionamos para vocês. Quem responde é o Dr. Antônio Júlio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra, que participou do programa sobre Parto Natural, exibido em 04.09.2011.

PARTO NATURAL INDUZIDO x CESÁREA
Gostaria de saber sobre o que é preferível: um parto natural ainda que induzido ou um parto cesárea? Estou com 40 semanas de gestação e minha médica disse que se eu não conseguir o parto natural até 41 semanas e 3 dias (protocolo do hospital para partos) ela vai tentar a indução antes de ir para o parto tipo cesárea. Isso não seria a melhor opção? Gostaria de considerações da equipe e riscos da indução do parto. Obrigada.
Dr. Antônio Júlio responde: Acredito que a indução é a melhor opção para quem pretende um parto normal (se não for possível o parto natural). Sua médica está correta na conduta e me parece afinada com os seus desejos. Quanto aos "riscos" de uma indução de parto eu prefereria dizer que se trata de um trabalho de parto que necessita uma vigilância frequente e contínua durante todo o seu período, pois as contrações ao serem produzidas artificialmente (medicação), podem fugir do padrão habitual e "atrapalhar" um pouco o desenrolar do trabalho de parto. Converse com sua médica sobre isso e BOM PARTO!

PARTO NATURAL DE GÊMEOS
Oi! Adoro o programa e vejo todos. Eu queria perguntar se é possível ter gêmeos de parto normal e gostaria de saber os riscos, se houver?
Dr. Antônio Júlio responde: É possível ter parto normal em gemelar. O sucesso deste parto depende principalmente da posição que os bebês se encontram dentro do útero (sentados ou de cabeça para baixo) e da experiência do médico neste tipo de parto. É preciso também um controle rigoroso da evolução deste trabalho de parto para detectar qualquer problema precocemente e mudar a via de parto caso necessário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também tenho uma história de part natural pós-cesárea, interessa outro relato?

PAPO DE MÃE disse...

Claro, Lia! Escreva aqui nos nossos comentários. É que as postagens de parto natural se encerram hoje. Nosso próximo tema será Métodos de ensino!
Beijos
Clarissa
Equipe Papo de Mãe

Anônimo disse...

Obrigada, Clarissa, mas acho que seria um relato um pouco longo para os comentários! Fica para uma próxima. Bjs