Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 16 de março de 2011

S.O.S. PAPO DE MÃE

Oi pessoal, quem participou ou acompanhou o nosso chat logo após o programa no último domingo, conseguiu esclarecer uma série de dúvidas com a nossa especialista convidada. A seguir, selecionamos algumas das perguntas feitas durante a conversa e suas respectivas respostas. Confiram!

Quem pergunta: a telespectadora Elisa, que participou do chat logo após a exibição do programa sobre doenças respiratórias.
"Minha filha tem 7 meses e de ontem para hoje, quando ela vai mamar, percebo que ela está com catarro no nariz e está atrapalhando ela de dormir e de mamar. Também não quis comer. Isso é comum?"
Quem responde: Dra. Sylvia de Oliveira, pediatra alergologista e imunologista, que participou como especialista convidada do programa Papo de Mãe sobre doenças respiratórias, exibido em 13.03.2011.
"Elisa, pode ser que sua filha esteja resfriada, a não ser que essa coriza seja constante, ou seja, mesmo fora de crises. Aí sim eu pensaria em um quadro alérgico perpetuando o problema. Devo dizer que é bastante comum confundir um resfriado que não passa com rinite. A cronicidade e a história familiar é que fazem a suspeita de alergia mais evidente."


Outras perguntas:
De Renata: "Olá, meu nome é Renata. Estou gestante e estamos pintando o quarto do bebê. Tenho rinite alérgica e asma controladas, porém, ultimamente, tenho crises freqüentes. Devo voltar a controlar com medicação?"
Dra Sylvia: "Renata, você deve controlar seus sintomas de alergia, mesmo durante a gestação. Existem medicações seguras para o controle, converse com seu médico."

De Fabíola – Recife /PE: "Olá, vivo em local muito quente, o ar irrita os olhos, o ventilador me deixa com resfriado que dura dias. Meu nariz é um higrômetro, sei quando vai chover porque começo a espirrar sem parar... Natação foi muito bom... Temos que pensar que alguns antialérgicos causam falta de ar. Tive alergia a Fenergan. Sem saber sentia falta de ar. Hoje meu problema de alergia a medicamentos prejudica qualquer tratamento".
Dra. Sylvia: "Olá, Fabiola! Você faz muito bem em manter uma atividade física. Se mesmo assim os sintomas persistirem procure um médico para prescrever medicações de controle dos sintomas... Você está certa, alguns medicamentos podem causar o chiado (broncoespasmo). Ex: ácido acetil salicilico, dipirona, antinflamatórios e mais raramente os antialérgicos. Dentre os antialérgicos que tem maior probabilidade de desencadear o chiado temos a prometazina(fenergan) e hidroxizina e um broncodilatador aminofilina, teofilina. Procure um alergologista através do Site da Sociedade Brasileira de Alergologia. Lá você poderá ter maiores informações."

De Flávia: "Meu filho tem asma desde os 6 meses. Hoje está com 6 anos e suas crises diminuíram bastante desde que começou tratamento de imunoterapia. É possível se curar, ou este tratamento é apenas uma prevenção?"
Dra Sylvia: Flávia, hoje é possível curar a asma, ao ponto que a criança passa anos sem crise. Importante salientar que na rede pública ja temos medicações para rinite e asma.

De Jonas: "Olá, gostaria de saber o nome do aparelho que informa o grau de asma no pulmão e como adquiri-lo. É muito caro? Obrigado, espero resposta!"
Dra. Sylvia: "Olá Jonas, em resposta à sua pergunta o nome do aparelho é peak flow meter(medidor de fluxo respiratório). Existem várias formas desde o manual, que foi o que você viu (marca Mini Wright, mas tem também o Arizon) e tem os eletrônicos. Você pode adquiri-lo em lojas de material hospitalar, em algumas farmácias especializadas como a ALC (Alergia Laboratorial Clínica) e em importadoras. Faça uma boa pesquisa pois os preços variam de 80 a 120 reais ou até mais. E aqui em SP, nos casos de asma grave, os programas em hospital-escola fornecem o aparelho. Seria mais para um seguimento da asma".

Atenção: Caso você tenha alguma dúvida e queira esclarecer com os especialistas que participam do Papo de Mãe escreva para [email protected].  
***
DICA DE HOJE
Evento Escola Santa Cruz - São Paulo
Para maiores informações entre em contato com Patricia Pierini. E-mail: [email protected]. Fone / Fax (11) 3024-5190 ou  3023-1155 - Ramal: 29. Cel.9765-8989 / 8975-1900.


Nenhum comentário: