Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 15 de março de 2011

Problemas respiratórios - destaques do programa

Nariz escorrendo, chiado no peito, falta de ar e tosse, muita tosse. Estes são sintomas comuns de crianças que sofrem com problemas respiratórios. Mas quais são eles, como diagnosticá-los e tratá-los?
Foi para esclarecer estas e outras questões que o Papo de Mãe convidou mães e especialistas no último domingo para um papo sobre doenças respiratórias.
A asma, por exemplo, é uma das maiores queixas e um dos problemas mais sérios. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 255 mil pessoas morreram de asma no mundo em 2005. Hoje, são mais de 300 milhões de doentes, sendo que 60% são crianças.
Independentemente da gravidade, o importante é esclarecer que toda asma deve sempre ser tratada. Não apenas os quadros graves, mas também os moderados, ou leves, precisam ser avaliados por um médico pneumologista para o correto diagnóstico e tratamento, seja por meio de medidas preventivas, medicamentos ou vacinas.
Existem ainda outras doenças respiratórias igualmente preocupantes. É o caso da rinite, sinusite, amidalite, faringite, laringite, bronquite, bronquiolite e mais uma série de “ites”, que atrapalham muito a qualidade de vida das pessoas,  e que se não tratadas podem evoluir para casos mais graves.
Entre os fatores que predispõem as doenças respiratórias está a poluição. Na capital paulista, por exemplo, a poluição e as mudanças climáticas são responsáveis por cerca de 70% das internações por doenças respiratórias, segundo um estudo feito pelo INPE e pela UNICAMP.
Durante o programa, além do papo no estúdio,  pudemos conferir uma matéria com a nossa repórter Mariana Verdelho - que é super alérgica -, um papo descontraído pelas ruas com Pedrinho Tonelada, e a reportagem exclusiva de Rosângela Santos sobre os cuidados que devemos ter em casa para prevenir os problemas respiratórios - reportagem a qual vocês conferem a seguir:
E para quem deseja saber mais sobre  sintomas, diagnósticos e tratamentos de doenças respiratórias, vale a pena dar uma conferida nos sites abaixo relacionados:
Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental - www.inaira.org
Fundação Otorrinolaringologia - www.forl.org.br
Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia - www.sbai.org.br
Sociedade Paulista de Pneumologia e Fisologia - www.pulmonar.org.br
Associação Brasileira de Asmáticos - www.asmaticos.org.br
Por hoje é isto, pessoal. Para entrar em contato com a nossa equipe escrevam para [email protected]. Mandem sugestões, perguntas e relatos. Assinem nosso feed para receber diariamente as atualizações do blog e sigam também o Papo de Mãe pelo twitter (@papodemae), facebook e orkut. Ajudem a divulgar o programa! Obrigada a todos pela audiência, carinho e participação!!!

Nenhum comentário: