Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

S.O.S PAPO DE MÃE

QUEM PERGUNTA: a telespectadora Adriana
Boa tarde. Meu nome é Adriana e tenho um bebê de 2 meses. Ao nascer, constatamos que o lóbulo da orelha direita dele é torto. Ele sempre pendeu a cabeça para o lado direito. Não gosta de ficar do lado esquerdo. É só colocá-lo para ele ficar resmungando e virar. Com isso, a cabeça ficou totalmente torta e não sabemos o que fazer, pois ele não dorme do lado esquerdo. Gostaria de saber o que fazer, pois a pediatra disse que isso é normal e não tem o que se possa fazer. Grata.

QUEM RESPONDE: Dra. Bárbara B. Matera Sampaio, pediatra e neonatologista. Contato: [email protected]. Consultório: (11) 3045-2005.
Dra Bárbara
Olá Adriana, como o bebê ainda é pequeno, você precisa fazer alongamento da musculatura cervical que deve estar mais contraída. Com o bebê deitado em decúbito dorsal, coloque sua mão espalmada na região da orelha direita e vire o rosto do bebê em direção ao ombro esquerdo e segure por 10 segundos, mesmo que ele se incomode um pouco. Depois, com o bebê no seu colo, a mão espalmada sobre a orelha direita, empurre devagar a cabeça para baixo em direção ao ombro esquerdo, como se quisesse encostar a orelha esquerda no ombro esquerdo, e então segure por 10 segundos. São exercícios de alongamento da musculatura cervical. Outro exercício é deixar o bebê de decúbito ventral por 1 a 2 minutos para fortalecer a musculatura cervical. Mude a posição do bebê na cama, pois eles sempre viram a cabeça a para o lado onde esta a janela, (coloque os pés onde, normalmente, fica a cabeça do bebê). Acho que seria interessante também marcar uma consulta com ortopedista para descartar torcicolo congênito. E se você tiver dificuldade em fazer o alongamento, acho que vale a pena fazer fisioterapia motora com uma boa fisioterapeuta, pois ele ainda é pequeno e esses vícios de posição podem ser desfeitos. Espero ter te ajudado. Abraços, Bárbara.
***
Se você também tem dúvidas e gostaria de esclarecer com os especialistas colaboradores do Papo de Mãe, escreva para a gente. Nosso e-mail é [email protected]. Até mais!!!

Um comentário:

fénix renascida disse...

É sempre bom conversar com outras mães, de coisas que só mãe entende!

Visitem o meu blog EM DEFESA DO INTERESSE SUPERIOR DOS NOSSOS FILHOS em http://srevoredo.blogspot.com