Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PAPO SOBRE NAMORO!

O Papo de Mãe deste último domingo foi sobre NAMORO.
Durante o programa, tivemos oportunidade de conversar sobre vários assuntos que envolvem este tema e que preocupa muitos pais. Entre os convidados, as especialistas Rosemary Araújo, psicóloga, e a orientadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, nos deram muitas dicas de como encarar esta fase que todo adolescente passa e, consequentemente, os pais também...
Realmente não é fácil ver seu filho que ontem era um bebê, uma criança pequena, de repente crescer e começar a namorar. Mas também não há motivo para desespero, já que este é um processo natural do desenvolvimento.
Mas e quando uma criança de apenas 6, 7 anos começa a chamar o coleguinha de escola de namorado? Será que devemos nos preocupar? Na opinião dos especialistas, este tipo de comportamento pode apenas representar uma determinada afinidade, sem qualquer outra conotação. Porém, mesmo de brincadeira, os comentários de incentivo devem ser evitados. Da mesma forma, os pais devem ficar atentos aos programas de TV que os filhos pequenos assistem, ao ambiente em que são expostos e ao tipo de conversa a que são submetidos.
Mas isto não significa que não devemos esclarecer as dúvidas dos nossos filhos. Pelo contrário. Os especialistas orientam que os pais tratem o tema com a maior naturalidade possível, mas respeitem a maturidade da criança, fornecendo respostas suficientes à curiosidade delas.
Normalmente, será por volta dos 11, 12 anos de idade que o jovem vai começar a apresentar interesse pelo sexo oposto, iniciando uma fase de muitas descobertas. Esta será também uma fase nova para os pais deste jovem, que terão que aprender a lidar com o fato de que seu filho não é mais criança.
Regras sobre permitir ou não o namoro, as festinhas, os encontros, dormir com o namorado em casa, etc, vão variar de acordo com o que cada família pensa. Mas é muito importante que os pais conversem com seus filhos antes de iniciarem um conflito. Sem sombra de dúvidas, numa casa onde há espaço para o diálogo e troca de informações, será sempre mais fácil entrar num acordo e encontrar um ponto de equilíbrio, que é o que todos querem, não é verdade?

Para finalizar, a nossa DICA DE HOJE é o trabalho do Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana. Visite o site http://www.kaplan.org.br/ e saiba mais sobre projetos, oficinas e cursos oferecidos.

Durante a semana continuaremos a debater o assunto. Se você tem alguma pergunta para algum dos especialistas que participaram do programa, escreva para a gente: [email protected]. Torne-se um seguidor do blog assinando nosso FEED. Siga também a gente pelo Twitter e pelo Facebook. E não esqueça de votar no Papo de Mãe para o prêmio TOPBLOG (clique no selo verde do concurso na coluna da direita), pois as votações estão se encerrando.  Contamos com o seu apoio! Muito obrigada, grande beijo e até mais!!!! 

Um comentário:

Poesia do Bem disse...

Quando eu morava no RN trabalhava com adolescentes, dava aula sobre sexualidade e t´pinhamos palestras, oficinas, e muita roda de conversa e tbm lá na escola em que eu trabalhava há um projeto pra garotas de 15 anos em que durante o ano letivo participam com os pais de palestras sobre como evitar doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, auto estima e temas afins...E o instituto Kaplan me mandou material que eu usava para leitura com eles e fiz meu estágio com estas turmas, ai que saudades!
Adoro trabalhar com temas dessa natureza!
Bjsssssssssssssssssss