Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Saúde visual: a importância do teste do olhinho

Olá!
O programa deste último domingo foi sobre a saúde visual dos nossos filhos, e é sobre este assunto que continuaremos falando aqui no blog no decorrer da semana.
Durante a conversa, contamos com a presença do oftalmologista Dr. Samir Bechara que nos ajudou a esclarecer uma série de dúvidas sobre os mais diversos problemas que podem acometer a visão das crianças como, por exemplo, a ambliopia, a miopia, o astigmatismo, o estrabismo, a hipermetropia, a retinopatia da prematuridade, entre outros.
Falamos também sobre a importância do primeiro exame visual, o qual deve ser feito ainda na maternidade, nas primeiras 48 horas de vida. É o chamado TESTE DO OLHINHO ou TESTE DO REFLEXO VERMELHO, um exame indolor baseado no mesmo fenômeno que se observa quando se fotografa uma pessoa e a pupila fica vermelha. Porém, ao invés de se utilizar uma máquina fotográfica, se utiliza outro equipamento chamado oftalmoscópio direto. Este aparelho permite ao médico que realiza o exame observar um reflexo avermelhado na pupila, o que é considerado normal. Entretanto, na presença de doenças oculares (catarata, opacidades de córnea, retinoblastoma, etc), este reflexo apresenta-se comprometido ou inexistente (neste caso a criança deve ser encaminhada imediatamente para tratamento).
Infelizmente, no Brasil, na maioria dos serviços de neonatologia, os olhos dos recém-nascidos ainda não são adequadamente examinados. Para se ter uma idéia, somente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná o teste do olhinho é obrigatório por lei. Esperamos que esta situação mude, afinal trata-se de uma questão de saúde pública! Para saber mais acesse: http://www.testedoolhinho.org.br/.
E aqui vai uma dica: Observe uma fotografia de seu filho. Se em vez do reflexo vermelho (normal) que fica nos olhos aparecer uma mancha branca ou alguma assimetria, procure um oftalmologista para descartar qualquer possibilidade de problema visual!
No próximo post falaremos mais a respeito de problemas visuais e sobre o trabalho de instituições como a Laramara, Instituto Benjamin Constant, Íris e Fundação Dorina.
Fiquem agora com o primeiro bloco do programa!

Um grande beijo e até mais!!!

3 comentários:

Aline disse...

O programa estava ótimo, como sempre! Me emocionei muito ao relembrar a maratona de exames que fiz e terei que fazer com minha filha de 18 meses que nasceu prematura e corria o risco de ter retinopatia, pois ficou quase dois meses entubada. Graças a Deus no último exame não acusou nada, mas ainda não estamos de "alta", pois exames terão que ser feitos agora anual.

Anônimo disse...

Oi Aline,

Que bom que você gostou do programa. Eu também adorei fazê-lo. A minha filha, a Juliana, também participou e ficou encantada com a Lara. Ela é uma simpatia, além de uma lição de vida. Aliás, muitas mães e filhos que participam do Papo de Mãe são!

Fiquei feliz em saber do resultado do exame da sua filha.

bjs,
Roberta Manreza

Gisele Vieira disse...

Olá,
Gostaria muito de ver o "bloco 2", ou a continuação deste programa sobre visão. Como faço para rever?
Abraços
Parabéns pelo Programa.