Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Olá!!!
Hoje é dia internacional da mulher! Parabéns a todas!!!
Cá entre nós, sabemos que não precisamos de uma data especial para comemorarmos as nossas conquistas, não é verdade? Mas já que existe este dia, vamos aproveitar!!!

A seguir, algumas dicas do PAPO DE MÃE para vocês:
Em São Paulo, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, vários  espaços oferecem atividades culturais especiais ao longo deste mês. Confiram a programação:
A Casa das Rosas promove uma série de atividades para homenagear a presença feminina na literatura. Na terça-feira, 9, começa a exposição Da Bibliocasa - Mulheres, que perdura por todo o mês. A poeta Virna Teixeira faz uma seleção especial, diretamente do acervo do poeta Haroldo de Campos, de obras escritas por poetas mulheres. Confira mais sobre a programação da Casa das Rosas aqui.
O Museu Afro Brasil dedica uma programação para as mulheres durante todo o mês de março com o projeto Rosa e Marrom: gênero e raça na arte brasileira. A programação inclui visitas temáticas ao acervo da instituição (das 13h30 às 15h), oficinas de arte e dança, mesas redondas e palestras, sempre das 15h30 às 18h.
No Museu da Imagem e do Som estará o ciclo de filmes Espaço Feminino: Mulheres à frente e detrás das câmeras, que reúne longas e curtas-metragens dirigidos e concebidos por mulheres. Esta amostragem da recente produção espanhola é dividida em quatro sessões gratuitas, que acontecem de 11 a 14 de março.
As mulheres podem curtir sessões de cinema também entre os dias 5 e 28 de março, na Biblioteca Temática de Cinema Roberto Santos e na Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, onde serão exibidos filmes de diretoras renomadas como a iraniana Samira Makhmalbaf, e de novas cineastas como a libanesa Nadine Labaki, selecionada para Cannes com o filme Caramelo, que ela escreve, dirige e atua.
Além dos museus, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homenageará as mulheres com apresentações artísticas nas estações Barra Funda, Brás e Luz. O evento, no próprio dia 8, conta com o grupo Trupe das Américas, que fará interpretações sobre os vários papéis da mulher contemporânea, e da cantora Carolina Baladi, com o show "Claridade", em reverência a Clara Nunes - primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil discos. O dia em homenagem às mulheres conta também com a distribuição de poemas de autores como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, que abordam os diferentes sentimentos femininos. No Metrô, haverá apresentação de bandas formada apenas por mulheres e desfile de moda, além de exposição temática.
O Conselho Estadual da Condição Feminina, ligado à Secretaria de Relações Institucionais, também faz uma semana de comemorações com exposições, apresentação cultural, desfile, apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo e palestras sobre consumo e violência contra a mulher.
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria das Relações Institucionais, em parceria com o Conselho da Condição Feminina, promovem entre 10 e 12 de março, a Exposição Cidadania da Mulher. O evento contará com exposição e palestras, que acontecerão simultaneamente no Pátio do Colégio e no Espaço da Cidadania, respectivamente. Ao todo, serão montadas 30 tendas, onde serão oferecidos vários serviços específicos para as mulheres, como orientações sobre os direitos do consumidor, sobre os serviços oferecidos para vítimas de violência e questões jurídicas, teste rápido de HIV, entre outros. O evento é gratuito e aberto a toda a população.
E a Defensoria Pública do Estado também realizará e participará de atividades para promover e defender os direitos das mulheres. As atividades acontecem na Capital, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté.
Capital:  Dia 08/03, o Núcleo Especializado de Situação Carcerária e a Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria realizam a entrega de aproximadamente 350 livros na Penitenciária Feminina do Butantã, que atualmente abriga cerca de 640 mulheres. Na ocasião, os Defensores Públicos que participam do evento também distribuirão cartilhas sobre os direitos e deveres das pessoas presas e sobre os direitos das mulheres. No ano passado, em comemoração a esta data, a Penitenciária Feminina de Santana recebeu a doação das obras e cartilhas.

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de São Paulo (NUDEM) participará da “Feira da Mulher”, de 10 a 13 de março, das 10h às 16h. O evento, promovido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, por meio da parceria entre a Secretaria da Justiça e a Secretaria Estadual de Relações Institucionais, acontece no Pátio do Colégio, no Centro da Capital, e terá a participação de 12 Defensores Públicos, que prestarão orientação jurídica para as mulheres que comparecerem ao local. Na oportunidade, também serão divulgadas cartilhas sobre os direitos das mulheres.
Ribeirão Preto: No dia 08/03, a Regional de Ribeirão Preto da Defensoria Pública participa de um evento na esplanada do Theatro Pedro II, na cidade de Ribeirão Preto. O convite para participar desta atividade partiu da Secretaria Municipal da Assistência Social da cidade, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher. Das 8h às 12h, quatro Defensores Públicos esclarecerão as mulheres sobre os seus direitos.
Sorocaba: A Regional de Sorocaba da Defensoria Pública vai participar da “Manifestação em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, prevista para acontecer do dia 15 de março, na rua Artur Cagliari, s/nº, no bairro de Vila Formosa, a partir das 9h. O convite para participar deste evento foi feito pela Coordenadoria da Mulher, por meio da Secretaria da Cidadania em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Centro de Referência da Mulher e com o apoio da Câmara Municipal de Sorocaba.
Taubaté: A Regional de Taubaté da Defensoria Pública e o NUDEM promovem uma série de palestras sobre a violência contra a mulher, no dia 17/03, a partir das 19h, na sede da Defensoria, na Praça Coronel Vitoriano, 113, no Centro. Haverá exposição de vídeo sobre o tema e palestras de integrantes do Movimento de Luta Pelos Direitos da Mulher do Estado e da região. Entre as palestrantes, está a vereadora de São José dos Campo, Amélinha Naomi, e Celina Simão, militante de movimentos pelos direitos das mulheres. Defensoras Públicas integrantes do NUDEM também falarão sobre este assunto, e mulheres vítimas de violência contarão suas experiências. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. As vagas, no entanto, são limitadas e para se inscrever deve-se entrar em contato com a Regional.
---
É isso aí, pessoal. Por hoje é só. Mas não esqueçam que o assunto da semana continua em pauta e que nesta terça-feira,18h30, tem a última reprise do programa sobre SONO.
Para finalizar, um presente que a nossa querida telespectadora Paula Belmino compôs especialmente para o tema desta semana! Obrigada Paula, grande beijo!!!
Rotina do sono
Canta uma canção de ninar
Aconchego de mãe
Pro bebê não chorar
Alimento leve antes de dormir
Luz esmaecida
Uma boa leitura pra se curtir
Antes do sono não esquecer a escovação
Dentes limpinhos
Pijama e urso na mão
Ouve a doce voz da mamãe
E na noite silenciosa
A criança dorme em paz
Sonha, é feliz,
Como ninguém mais!
Rotina!
O combustível pra noite bem dormida
E de repente em noites de bom sono
A criança muda
Já é crescida!
Por Paula Belmino, mãe de Alice Rute

5 comentários:

Poesia do Bem disse...

Obrigada pelas dicas referentes ao dia da Mulher, um dia tão especial que marca a´liberdade e a conquistas das mulheres , no trabalho e na vida social.Obrigada por postar minha poesia.
feliz dia da Mulher.

Mary disse...

Parabéns pela bela poesia. Muito chique essa minha amiga. Beijos!

Mary disse...

Linda poesia, como sempre. parabéns!

Vanessa disse...

Gostaria de saber aonde encontro o nome dos convidados e os sites que eles passam no programa. Obrigada

Papo de mãe disse...

Vanessa, escreva para contato@papodemae.com.br e diga qual o programa a que vc se refere.
Beijos!
Clarissa Meyer