Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 19 de março de 2010

Atividades extras: a importância do equilíbrio

Olá!!!
Até que ponto manter uma agenda de atividades extra–escolares é importante para o desenvolvimento da criança e a partir de quando ela se torna prejudicial? E qual a importância do tempo livre para nossos filhos? O Papo de Mãe desta semana trata sobre este assunto.
Segundo a Associação Americana de Pediatria, em 1981, as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos tinham 40% do tempo livre. Hoje, têm apenas 25%. Mas por que será que isto acontece? O que levam os pais a procurarem outras atividades para os filhos que não seja apenas a escola?
Quem acompanhou o programa pôde perceber que uma das grandes preocupações dos pais é que seus filhos não fiquem pelas ruas, ociosos e sujeitos às más influências. Além disto, a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento psicológico e intelectual se mostram como grandes motivadores para que os pais incentivem seus filhos a atividades extras.
A prática de um esporte é extremamente saudável e recomendável. Incentiva a convivência social e a adoção de hábitos de vida saudáveis, sobretudo diante das facilidades da vida moderna, que acabam contribuindo para o aumento da obesidade infantil.
Segundo o IBGE, no Brasil, nos últimos 30 anos, o número de crianças e adolescentes acima do peso aumentou em 30%. Diante desta realidade, o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) lançou a Campanha Nacional Educação Física Escolar, cujo o objetivo é chamar atenção para a importância da atividade física, que é obrigatória nas escolas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Segundo o Conselho Federal, os pais podem e devem exigir professores qualificados, equipamentos e espaços adequados à prática destas atividades nas escolas públicas e particulares.
Contudo, aqui vai um alerta: é importante respeitar a vontade da criança e não forçá-la. Segundo a Associação Americana de Pediatria, 75% das crianças que foram obrigadas a praticar esportes de que não gostavam, até os 15 anos, pararam de praticar e se tornaram sedentárias.
A música como atividade extra também tem se revelado muito importante, ajudando, inclusive, na melhora do desempenho escolar. A iniciação musical precoce ajuda não só a despertar o gosto pela música como serve para ativar outras áreas do cérebro, como por exemplo, a responsável pelo raciocínio lógico-matemático.
Visando melhorar o aprendizado de nossas crianças, o Presidente Lula sancionou uma lei que torna obrigatória a aula de música nas escolas públicas do ensino básico. As escolas tem até 2011 para se adequarem à nova lei.
Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, as atividades extracurriculares melhoram a auto-estima e a sociabilidade das crianças e dos adolescentes. E olha que interessante: o Ministério da Educação descobriu através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que a nota dos estudantes que frequentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular foi de até 17 pontos acima da alcançada por aqueles que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de fazer atividades extras.
Não se pode negar a importância das atividades extra-escolares no desenvolvimento infanto-juvenil. Contudo, psicólogos e pedagogos alertam sobre a importância de dosar o número de atividades para que o excesso delas não venha a se tornar um problema. As crianças e os adolescentes precisam ter respeitados o seu tempo de “não fazer nada” para que não se tornem estressados desde cedo. Portanto, o equilíbrio das atividades e a satisfação dos nossos filhos são os melhores indicadores que de estamos no caminho certo.
Por enquanto é isto. Na próxima postagem falaremos um pouco do trabalho desenvolvido pela Casa do Zezinho, que ajuda a transformar a vida de muitas crianças e jovens de baixa renda.
Para quem perdeu o programa desta quinta, ainda é possível assistir às reprises: DOMINGO, 13h30; SEGUNDA, 12h30; e TERÇA, 18h30. Tornem-se SEGUIDORES do nosso blog para acompanhar as novidades do programa. Também estamos no Twitter, no Youtube, no Facebook e no Orkut. Participem das nossas redes de relacionamento e ajudem a divulgar o programa! Contamos com vocês!!!
Um grande beijo!
Equipe Papo de Mãe

---
Segue o Papo de Mãe sobre Atividades extras:

3 comentários:

Jussara disse...

Olá!!!Vim conhecer o blog,sempre que posso assisto ao programa Papo de Mãe,gosto muito!Estou levando o link para meu blog,faço trabalhos menuais e artesanato e gosto de conhecer sites e blogs com idéias de artesanato,moda,educação,....Vou recomendar para minhas amigas,aproveitando quero desejar um fELIZ 2010!!!ATRASADO.Bjs

Clarissa disse...

Olá Jussara!
Muito obrigada pelo carinho!
Um feliz 2010 para vc tb!
Beijos
Clarissa Meyer
Equipe Papo de Mãe

Anônimo disse...

Olá Mariana Kotscho e Roberta Manreza.

Amo seus programas!!!

Sou professora e gostaria de ter um contato de vocês para uma sugestão.

Meu fone 55 9126 5258.

Meu mail: [email protected]