Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Entrevista com Patrícia Valente

Olá!
O Papo de Mãe Especial de Ano Novo foi um misto de vários assuntos interessantes. Falamos em terapias alternativas, shantala, yoga, reiki, banho de balde, astrologia, rituais de ano novo e muito mais! Dentre as várias atrações, a nossa repórter Rosângela Santos conversou com a astróloga Patrícia Valente sobre o que os astros reservam para o ano de 2010, sobretudo para as crianças. Confiram agora os conselhos para cada um dos signos no ano que se inicia.

RS: 2010 vai ser um ano bom pras crianças?
PV: Vai sim, Rosângela. Vai ser um ano de muita atividade e muita interação social. Vai ser um ano favorável para que as crianças trabalhem com artes, façam trabalhos artísticos. A criatividade estará muito enfatizada. O mesmo para atividades físicas, a participação em grupos, a interação física, os jogos em grupo, tudo que a criança possa fazer ao ar livre, muito mais do que dentro da sala de aula ou em casa.

RS: E quais são os conselhos para cada signo?
PV: Áries - Para os arianos, principalmente para as crianças, é um ano de pensar mais no que vão falar. Podem ocorrer dificuldades na alfabetização porque, para os pequenos arianos, há muita pressa em tudo. O ariano não convive bem com o tempo, pois áries é um signo de início. Sendo assim, especialmente na fase de alfabetização, as crianças arianas poderão sentir alguma dificuldade. O ideal é que os educadores, a escola e os pais respeitem esta característica deles e, se possível, encurtem o tempo de exposição de informação aos pequenos, pois eles poderão se entediar. Isso não significa que eles não irão aprender, significa apenas que se cansarão mais facilmente e precisam de uma atenção nesta parte.
Touro - Para a criança taurina é um ano favorável para ela se conhecer e ter consciência do próprio valor. Aprender com a convivência em casa também. Os pais dos pequenos taurinos podem ensiná-los a cozinhar (claro que com a supervisão do adulto), a mexer com comida porque o taurino vive o mundo através dos sentidos. Touro é um signo sensorial. Então, a criança taurina tem a grande chance de começar a experimentar pela culinária. O taurino vai estar muito tranquilo neste ano. Vai estar muito na vibração que ele gosta: uma coisa de cada vez, com paciência... Algumas vezes, ele vai querer ficar mais grudado com a mãe. Os taurinos gostam da proximidade materna.
Gêmeos - Para o pequeno geminiano haverá a possibilidade de começar a sentir os limites do mundo. Ele vai perceber que não dá para fazer todas as coisas que ele quer. Então, vai ser um ano de aprender a lidar com limites. Ele vai aprender que primeiro tem que fazer a lição, depois vai brincar... Primeiro chega da escola, come, vai fazer a lição, aí vai brincar e depois toma banho. Não dá para chegar e brincar, depois comer, depois dormir sem tomar banho, sem fazer a lição. É um ano de aprender a lidar com os limites.
Câncer - Para o canceriano que estiver em idade de ir para escola, o ideal é que seja próximo de casa. A criança vai aprender a se separar da mãe com mais facilidade. Mas é importante a mãe estar presente, principalmente na vida escolar da criança.
Leão - Já para os leoninos, os pais devem ensiná-los que eles não são os reizinhos da casa. Pode ser filho único, filho mais velho, filho mais novo... há uma tendência do leonino achar que ele não é o principal da casa e entrar numa disputa, principalmente com o pai, desafiando o pai ou o modelo masculino com quem ele convive. Daí você pensa "mas com dois anos de idade, ele já faz isso?" Já, porque é um desafio para o leonino, neste ano, ele perceber que tem que respeitar a hierarquia. Ele ainda não é o rei. Para ele ser rei, tem que crescer.
Virgem - Para os pequenos virginianos, o conselho é ajudá-los a não ficarem tão críticos consigo mesmos. Então, se a roupa da escola sujou, não precisa trocar imediatamente... Não tem problema se pingou chocolate no vestido. Isso pode ser motivo de stress, esse excesso de cuidado com os detalhes. Então, ajudar a criança a não ficar tão minuciosa, tão detalhista... Ela já é de natureza detalhista. E ela também gosta de explicações. Portanto, não sejam impacientes se a criança quiser mais explicações do que de costume.
Libra - A criança libriana vai se sentir crescendo. É um ano que você pode incentivá-la a assumir tarefas um pouco mais adultas. Por exemplo, uma criança de sete anos pode começar a tomar banho sozinha, ou mais cedo até. Você vai notar que não vai precisar ficar supervisionando tanto a criança libriana porque ela já tem condições de assumir mais responsabilidade. Ela vai ajudar a cuidar dos irmãos, vai arrumar a própria mochila... Delegando mais responsabilidades para o libriano, ele terá condições de assumi-las. Confie no seu libriano que ele terá condições de assumir as responsabilidades.
Escorpião - A criança de escorpião pode ficar mais apegada aos brinquedos, aos pertences, aos amiguinhos. Então, se os pais ou os educadores perceberem que a criança escorpiana está mais apegada a alguma pessoa, situação, objeto ou local, é porque ela está se sentindo insegura. Alguma coisa mudou muito no mundo dela e ela está assustada. Ela vai demonstrar apego a um brinquedo que lhe traz segurança emocional ou então a uma pessoa mais estável. A criança de escorpião vai ficar próxima da pessoa que representar estabilidade emocional pra ela.
Sagitário - Para o sagitariano é um momento de perceber que ele não é mais criança. E para os pais é o momento de mostrar para o filho como ele é de fato. Principalmente o adolescente sagitariano, que acha que nada vai acontecer. Deve-se mostrar como são os fatos, que dirigir carro sem ter preparo pode trazer problemas. É preciso mostrar para o adolescente ou para criança sagitariana que não dá para andar de bicicleta ou de skate sem o capacete, e mostrar o que acontece, as conseqüências...
Capricórnio - Para os capricornianos, tanto adultos como crianças, é o momento de mostrar que eles não precisam envelhecer antes da hora. Não precisa sofrer antes da hora. Tudo tem a sua idade. Principalmente para criança de capricórnio, não precisa ser uma alminha antiga, ser um idoso antes do tempo. As crianças capricornianas gostam de assumir responsabilidades. Às vezes, além do que elas aguentam. Então, vamos ajudar essa criança a se libertar dessas cargas que são dos adultos. Enquanto o sagitariano precisa aprender o limite, o capricorniano precisa relaxar um pouco,
Aquário - Quem educa, quem é pai de um aquariano, vai trabalhar na direção de impor limites mesmo na área da tecnologia. Tem que impor limite para computador, para celular... Para o pequeno aquariano é muito fácil lidar com tudo isso. E este ano, mais ainda. Então, os pais de um aquariano terão que se atualizar dobrado nas questões tecnológicas. A lição de casa é grande para os pais dos aquarianos.
Peixes - Para o pisciano, o conselho é ajudar essa criança a conviver com o sofrimento dos outros, sem que ela sofra junto. Os piscianos são muito emotivos, afetivos e ligados às emoções dos outros. Então, a tecnologia e a ciência podem ajudá-los a se distanciar um pouco e a perceber que eles podem ajudar sem sofrer tanto. É importante conversar sobre o sofrimento, explicar para o pequeno pisciano sobre este assunto, como que é, que faz parte da vida, o ciclo da vida...
Para finalizar, 2010 será um ano de incentivar a auto-estima das crianças, de falar como elas são amadas, como elas são bonitas... Olhar para beleza da criança e falar. É um ano de muita delicadeza. A proposta do ano é exatamente esta: delicadeza.
Patrícia Valente é astróloga, formada em Astronomia e Astrologia, professora, consultora da Astrobrasil e vice-coordenadora da CNA - Central Nacional de Astrologia da Regional  de São Paulo.  Também ministra cursos, seminários, palestras e workshops. Visite http://www.patriciavalente.com.br/  e saiba mais sobre o trabalho dela.
---
ATENÇÃO!!!
Agora nos meses de janeiro e fevereiro a TV Brasil vai reprisar TODOS os programas PAPO DE MÃE que já foram ao ar.  Fiquem ligados na programação e boas férias!!! 

3 comentários:

Fernanda Benitez disse...

Oi meninassssssss, que saudade de vcsssssss. Estão aproveitando as férias???? hehehehehhe

Eu sou uma capricorniana do dia 15.01, semana que vem estão todas convidadas para um churrascão aqui em casa rssssss.

Espero vcsssssss rssssss

Beijinhossssssss

Fefa disse...

ótimas dicas, parabéns!
Fefa

Clarissa - Papo de mãe disse...

Opa, Lê, ainda bem que vi seu convite a tempo!!! rsrsrs

---
Fefa, que bom que vc godtou das dicas!

Bjs