Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Muitos filhos nos dias de hoje e a relação entre irmãos

Oi, gente!
Vocês sabiam que, segundo o Guinnes Book, a mulher que teve mais filhos no mundo foi uma russa? Ela teve 69 filhos em 27 partos, sendo 4 deles de quadrigêmeos! Dá para imaginar uma coisa dessas??? Pois este foi o assunto no Papo de Mãe desta última semana: muitos filhos nos dias de hoje e a relação entre irmãos. Entre os convidados, pessoas com muitos filhos, filhos múltiplos (acesse http://www.multiplos.com.br/) e com múltiplas histórias para contar! Foi bem interessante...
Porém, sabemos que esta não tem sido a regra geral hoje em dia. Cada vez mais, os casais têm optado por um número menor de filhos. Segundo dados do IBGE, a média de filhos da mulher brasileira é de 1,9 atualmente. Em 1960, esse mesmo índice era de 6,2 filhos. Mas, dependendo da região, este número ainda pode variar. No Acre, por exemplo, as mulheres ainda têm, em média, mais de 3 filhos. Já o Rio de Janeiro é hoje o estado com a menor taxa de filhos: 1,5.
O planejamento familiar é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores responsáveis pela diminuição do índice de natalidade no Brasil. Aliás, para quem ainda não sabe, um aviso importante: a lei do planejamento familiar garante o direito a métodos anticoncepcionais de graça, incluindo a laqueadura e a vasectomia.
E depois de um programa em que escutamos a opinião daqueles que tiveram muitos filhos, chegou a hora de ouvir aqueles que tiveram apenas um. Isto mesmo, o próximo Papo de Mãe é sobre FILHOS ÚNICOS: prós e contras. No programa, mães de filhos únicos trocam experiências sobre como criar da melhor  maneira seus filhos sem mimá-los, e filhos únicos falam sobre como é a vida de quem não tem irmãos. A psicoterapeuta Sílvia Lobo faz comentários e dá orientações sobre como os pais devem agir.   É nesta quinta-feira (05), às 18h30, na TV Brasil. Reprises no domingo (13h30), na segunda (12h30) e na terça (18h30).  Não deixem de assistir! Um beijo e até mais, pessoal!!!
---
Atenção: Estamos a procura de alguém que tenha um carrinho de gêmeos para doar.  Por favor, se alguém tiver,  entre em contato com [email protected]. Valeu!!!

Um comentário:

Clarissa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.