Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Limites, novo tema da semana e agradecimentos

Oi pessoal!
O programa sobre limites foi muito elogiado e nós queremos agradecer a audiência, o carinho e a participação de todos os entrevistados.
Realmente, quando se fala em limites, fica difícil saber até que ponto estamos agindo da maneira correta. Por isso, sempre é bom ouvir o que os especialistas têm a dizer a respeito. A entrevista com o Dr. Içami Tiba veio muito a contribuir sob todos estes aspectos.
Embora saibamos que não exista uma “receita” sobre qual a melhor maneira de educar e impor limites aos nossos filhos, sabemos que se nossos atos forem tomados com bom senso, consciência e equilíbrio, a probabilidade de estarmos agindo da maneira certa é grande. Por isto, temos que ser coerentes com o que fazemos e com o que ensinamos para nossos filhos.
Perder a cabeça e bater numa criança, por exemplo, não adianta nada. Lembrem-se do que o Dr. Içami Tiba falou: o exemplo vem de casa, cabe aos pais educarem seus filhos. Se a violência for usada como forma corretiva dentro de casa é na rua que ela também se manifestará. Só que ninguém quer que seu filho aprenda que os erros são corrigidos na base da violência, não é mesmo? Afinal, não é assim que as coisas funcionam (ou não deveriam funcionar) e não é assim o mundo que nós desejamos para eles.
Inclusive, a palmada já é proibida em 17 países (Ex: Suécia, Finlândia, Dinamarca). No Brasil, a proibição dos castigos físicos e humilhantes é ainda um projeto de lei (projeto n. 2.654/03, de autoria da deputada Maria do Rosário), que proíbe qualquer tipo de agressão física contra a criança e o adolescente. O objetivo deste projeto é substituir os castigos físicos por formas pedagógicas que priorizem o diálogo e o respeito à integridade física. Porém, é preciso deixar claro que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90) já garante a proteção contra qualquer forma de violência, inclusive por parte dos pais.
Para finalizar, fica aqui a dica de uma campanha muito bacana sobre este assunto que é a “Não bata. Eduque”. Vocês podem encontrar maiores informações no endereço eletrônico http://www.naobataeduque.org.br/.
---
Bem, amanhã temos novo tema no programa! O assunto abordado será o conflito entre a CARREIRA e a MATERNIDADE. Temos certeza que este é um assunto que interessa muito a todas nós, mães e profissionais, que vivemos neste eterno dilema: como conciliar o trabalho e a educação dos filhos? Não percam, amanhã, quinta-feira, às 17h30, na TV Brasil. Reprises no domingo, às 13h30; na segunda, às 12h30 e na terça, às 17h30.
Um grande beijo,Clarissa

Em tempo: queremos agradecer ao jornalista Luiz Carlos Azenha pela força e pedir a vocês que acompanhem o programa NOVA ÁFRICA – série da TV Brasil que dá voz aos africanos e retrata a diversidade do continente. Toda sexta, às 22 horas. Conheçam o blog do programa e também o trabalho do Azenha pelo site: http://www.viomundo.com.br/. Valeu!!!

4 comentários:

Roberta disse...

O programa Nova África reuniu uma equipe muito competente. Todos os profissionais envolvidos no projeto estão de parabéns. O trabalho é maravilhoso.

Não percam!

bjs,
Roberta Manreza
apresentadora

Juliana disse...

Com certeza estarei assistindo o programa sobre carreira e maternidade. É um excelente assunto. Irei reunir algumas amigas em frente a TV, que comigo vivem este dilema. Estou indo dar uma olhada no blog do programa Nova Africa...

Cris Ronza disse...

O programa de hoje sobre Carreira e Maternidade estava especialmente bom, pois meus dois amores Clara e Oscar participaram com graça e muita verdade. Sou muito orgulhosa dessa família! Mais que temas e opiniões sobre o dia a dia de pais e filhos, o Papo de Mãe é um belo exemplo de realização, profissionalismo e dedicação na vida e na carreira das meninas Mariana e Roberta e certamente de toda a equipe. Parabéns e vida longo ao programa. Beijoca, Cris Ronza

Clarissa disse...

Juliana, obrigada pela audiência!

Cris, a participação de vcs ficou ótima!

Bjs,
Clarissa