Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Papo inédito: Mães com profissões masculinas

Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para um papo sobre mães com profissões masculinas

Antigamente, usava-se muito este termo: profissões "masculinas” ou “femininas”. Mas hoje em dia, com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, termos como estes estão caindo em desuso. As mulheres estão provando, cada vez mais, que podem sim ser competentes em áreas antes dominadas pelos homens.



Embora  a participação feminina em profissões tipicamente masculinas esteja aumentando, a participação das mulheres ainda é menor em diversas áreas.  Dados do IBGE mostram que, na construção civil, por exemplo, estão 15% dos homens e 0,6% das mulheres empregadas. Na indústria, são 15,6% dos homens e 11,9% das mulheres, enquanto nos serviços sociais como educação, saúde, trabalho doméstico, estão 32% das mulheres ocupadas e 4,8% dos homens.

Neste programa, vamos conhecer as histórias da Francisca, taxista, mãe da Luciane (37) e do Marcos (28); da Soraia Cristina, eletricista da Eletropaulo, mãe  do Lucas (22), do Leonardo (18), do Bruno (18), da Akira (14) e da Michelly (12); e da Soraia Eloíza, operária de esgoto da Sabesp, mãe da Heloísa (17), da Fernanda (12) e do Oséias (4). 

Participam também os especialistas: Isabela Oliveira, antropóloga e professora da FESPSP- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Cristiane Moraes Pertusi, psicóloga e coaching empresarial; Abílio José Weber, diretor da Escola Senai da Construção Civil.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, vamos conhecer a história de duas mães que também se aventuraram em profissões masculinas: uma é motorista de caminhão e a outra mecânica. Tem ainda a estreia do repórter Marcelo Zanini com um papo com o povo pelas ruas de São Paulo.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 














Nenhum comentário: