Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sábado, 16 de agosto de 2014

Prematuros até 1 kg

Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com mães de bebês que nasceram com menos de 1kg e especialistas no assunto

O que se espera é que os bebês nasçam por volta de 40 semanas de gestação e com peso em torno de 3 quilos. Porém, nem sempre é assim.  Por vários motivos, muitos bebês nascem antes da hora, alguns deles com menos de 1kg, considerados prematuros extremos.

Nas últimas duas décadas, graças à tecnologia e aos novos medicamentos, muito mais prematuros estão terminando seu desenvolvimento fora do útero com sucesso. Mesmo assim, o risco de sequelas existe. Mas quais os motivos, os cuidados e os riscos de um nascimento prematuro?



Neste programa, vamos conhecer as histórias da Simone, mãe do Enzo (2) e da Priscilla, mãe dos gêmeos Gaia e Iago (2). E para orientar a conversa participam também os especialistas: Solange Melo, psicóloga; Dr Marcelo Luís Nomura, Ginecologista/ Obstetra Especialista em Gestante de Alto Risco e Medicina Fetal da UNICAMP; Dra. Suely Dornellas, Pediatra Neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana/SP; Thaís Lazzeri, Jornalista e Autora do Livro "500 Gramas de Vida".  Abertura e encerramento: Filipe Trielli e Vanessa Trielli, pais do João (4 anos), e Daniel Galli.

Simone teve 3 gestações, perdeu os dois primeiros bebês e teve Enzo prematuro com apenas 23 semanas. O primeiro bebê, Simone perdeu com 7 semanas de gestação e o segundo com 37 semanas. A gravidez de Enzo também foi complicada desde o início, com sangramentos e uma infecção urinária que antecipou demais o nascimento. Enzo nasceu com 23 semanas, 600 gramas e 30 cm. Ele passou 175 dias na UTI Neonatal.  

A gravidez de Priscilla não foi planejada e os gêmeos vieram no susto. Tudo correu muito bem até a 21ª semana, quando o colo do útero começou a dilatar. O diagnóstico foi “Incompetência Istmo Cervical”. Priscilla ficou 35 dias em repouso absoluto até que na 26ª semana começou a sentir fortes dores, contrações em intervalos cada vez mais curtos e o parto foi feito. Os bebês eram tão pequenos que não tiveram forças nem para chorar. Iago nasceu com 860 gramas e permaneceu na UTI Neonatal por 82 dias. Gaia nasceu com 830 gramas e ficou internada 91 dias.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, vamos conhecer UTI Neonatal do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, que é uma referência no atendimento público e humanizado de bebês prematuros. Tem ainda um papo pelas ruas da capital paulista com Fernanda de Luca.  

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 








Um comentário:

juvenilda disse...

Me chamo juvenilda tenho hoje 42 anos e sou de recife pernambuco sou mãe de dois meninos prematuros fui mãe de Giovani aos 26 anos que nasceu com 34 semanas com 2.100kg e ficou 10 dias na UTI neonatal agora já com 15 anos e depois de 10 anos tive Romero que nasceu com 35 semanas com 2.465kg que ficou 8 dias na UTI neonatal agora com 6 anos curtindo de muita saúde todos dois de parto normal e expontaneo com dilatação de 10 cm e me foi dito que o motivo foi por ter o utero infantil