Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sábado, 5 de julho de 2014

Homens donos de casa

Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com pais que são “donos de casa”

Domingo (06), 15h30, na TV Brasil. Reprise no sábado, 11 horas. 

Eles cuidam das crianças e da casa enquanto a mulher sai para trabalhar. Seja por necessidade, vontade ou vocação, existem maridos que abandonam a carreira profissional ou mudam o rumo dela para ter mais tempo com os filhos. Mas afinal, quem são estes homens e como é a rotina de um pai dono de casa? E como eles lidam com o preconceito?



Segundo uma pesquisa do Instituto Data Popular, para 44% dos homens entrevistados, o marido que larga o emprego para cuidar da casa deve ter vergonha. Por outro lado, 78% afirmam respeitar uma mulher que troca a carreira pela casa. Na opinião de boa parte dos entrevistados, aquele que passa a cuidar exclusivamente do lar e dos filhos é considerado, no mínimo um tipo "boa vida".

Neste programa, vamos conhecer a história de quatro pais: Sérgio, Hilquias, Alex e Marco Antônio

Sérgio era executivo e tinha uma vida muito estressante e com muitas viagens. Mas quando a mulher engravidou, ele pediu demissão. Na época, chegou a ser chamado de “louco”, mas não queria delegar a educação dos filhos a uma babá.  

Hilquias, de um ano para cá, passou a cuidar da casa e dos filhos. Depois de sair do emprego, ele agora faz bicos vendendo perfumes importados. Como a mulher  tem emprego fixo com horários a cumprir, as tarefas domésticas ficam mais por conta dele.

Depois que o filho nasceu, Alex pediu permissão para a empresa onde trabalha e montou um Home Office para dar atenção ao menino e acompanhar todas as mudanças e descobertas do pequeno.

Já Marco Antônio decidiu  assumir a vida doméstica e o cuidados com as filhas para que a esposa pudesse crescer profissionalmente.

Especialistas: Dra. Natércia Tiba, psicóloga especialista em relacionamento familiar; Ana Belavenuto, economista técnica do DIEESE; Paulo Silvino, sociólogo e professor da FESP- Fundação e Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, a história da Iraneide, que fica em casa somente por dois dias durante a semana. Nos outros dias, quem cuida de tudo e dos filhos é o marido.

Tem ainda uma entrevista com o autor do livro “Macho do Século XXI - o executivo que virou ‘dona de casa’. E acabou gostando”, Cláudio Henrique dos Santos, que mora nos Estados Unidos, e um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 














Nenhum comentário: