Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Síndrome de Asperger

Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para uma conversa sobre a Síndrome de Asperger

Domingo, 25 de maio, 15h30, na TV Brasil. 

A Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista. Diferentemente do autismo clássico, quem tem Asperger não apresenta comprometimento cognitivo - o que pode fazer com que o transtorno passe despercebido nos primeiros anos de vida, postergando o diagnóstico.



Entre as características da Síndrome estão a dificuldade de interação social, dificuldade em expressar sentimentos/emoções, raciocínio muito lógico e interpretação literal da linguagem, dificuldade com mudanças de rotina, interesses restritos e específicos em determinados assuntos, pouca coordenação motora, além de comportamentos repetitivos e estereotipados.

Quem tem Asperger e chega à vida adulta sem diagnóstico e tratamento adequado pode enfrentar sérias dificuldades de relacionamento na vida pessoal, escolar e profissional. Além disso, trata-se de um risco para o desenvolvimento de outros problemas como ansiedade e depressão. 

Por outro lado, quando bem direcionados, os “aspies” podem revelar-se muito talentosos em suas áreas de interesse. Alguns estudiosos afirmam, por exemplo, que grandes personalidades como Isaac Newton, Albert Einstein e Charles Darwin possuíam fortes traços da Síndrome de Asperger. 

Convidados: Aline, mãe do Luiz Henrique (7), da Heloíse (4) e do Gabriel (2); Priscila, mãe do Vinicius (8) e do Victor (4); Clarissa, mãe do Caio (8). Especialistas: Dra. Conceição Campanário, neuropediatra; e Dra. Raquel Del Monde, psiquiatra infantil. 

O programa conta também com uma participação muito especial: a escritora Kathryn Erskine, autora do livro “Passarinha”,  vencedor do prêmio National Book Award 2010, gravou um depoimento exclusivo para o Papo de Mãe. Tem ainda uma reportagem especial de Letícia Bragaglia sobre como o teatro pode ajudar autistas e um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda de Luca.  

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 




 











Nenhum comentário: