Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA E CURIOSIDADE SÃO MOTES DE PEÇA TEATRAL

O Príncipe dos Porquês” diverte e educa público infanto-juvenil no RJ

O Mundo dos Porquês é um pequeno planeta habitado por seres mágicos, inspirados na Língua Portuguesa. Mas este lugar repleto de curiosidade, gramática divertida e ortografia correta está desaparecendo aos poucos, sempre que um adulto responde “porque não” para uma criança na Terra. Para salvá-lo de desaparecer para sempre, a Rainha da Curiosidade precisa encontrar uma criança corajosa capaz de ajudar este pequeno planeta. É a partir daí que a aventura de Lucas - um menino de 10 anos que nunca saiu da fase dos porquês – começa, levando as crianças a um mundo de aventuras, diversão e fantasia. 


Educativo e lúdico, o espetáculo infanto-juvenil estreia em 18 de janeiro, no Teatro Leblon. O patrocínio é da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. da Gaveta Produções é a realizadora.

A Rainha da Curiosidade, Perguntícia, Respostalita, Junto, Separado e Exceção são os seres especiais, inspirados na gramática, que ajudarão Lucas na missão de salvar o Mundo dos Porquês. A peça teatral desempenha papel de promoção social ao estimular o interesse pela Língua Portuguesa. Texto de estreia no teatro de Letícia Dal-Ri Tórgo e primeira direção de Fábio Espírito Santo em palcos cariocas, o espetáculo estimula a formação de futuros públicos com conteúdo e entretenimento de qualidade.    

“O Príncipe dos Porquês” tem 70 minutos de duração; ficará em cartaz até 16 de março, nesta primeira temporada. Um dos focos da peça é a conscientização da importância da preservação ambiental, mostrando o plástico como um material durável, 100% reciclável e, quando usado de forma correta, altamente sustentável, contribui para um mundo melhor. O cenário, de Ronald Teixeira, foi inspirado no quadro “O jardim das delícias terrenas”, de Hieronymus Bosch.

Para sua realização foram envolvidos mais de 30 profissionais entre elenco, técnicos e equipe de produção. No final do espetáculo haverá sorteio de livros O Príncipe dos Porquês e Uma janela para nove irmãos. 

Desdobramento Social do Espetáculo:
* 2 sessões com recursos de audiodescrição – para crianças cegas – e intérpretes de libras – para crianças com deficiência auditiva. As sessões serão realizadas nos dias 1 de fevereiro e 8 de março de 2014.
* Formação de Platéia e Oportunidades de Trabalho: 
Em cada apresentação do espetáculo, serão cedidos gratuitamente 15 lugares para ONGs, Escolas Públicas Estaduais e Municipais e outras iniciativas que trabalhem com capacitação de crianças e jovens em situação de risco social.



Nenhum comentário: