Enem: Muitos podem desconhecer, mas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) existe desde 1998. Criado pelo Governo Federal, seu objetivo era apenas de avaliar o desempenho dos concluintes da educação básica, contribuindo com a melhoria do nível médio de ensino. No entanto, em 2009 o Exame passou por grandes mudanças e desde então atua em novo formato.
Hoje, além de ser um instrumento avaliativo da educação básica, o Enem 2014 também é pré-requisito básico para a participação em alguns programas do Governo Federal. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame é exigido nos processos seletivos da maioria das instituições federais do ensino superior no Brasil.
Com a nota do Enem o estudante pode participar da seleção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), concorrer a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), recorrer ao financiamento de cursos superiores por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), participar de intercâmbios no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras e, se for o objetivo, obter o certificado de conclusão do ensino médio.
O conteúdo das provas do Enem abrange, além de uma dissertação de cunho dissertativo-argumentativo, 180 questões objetivas divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As questões das duas primeiras áreas são aplicadas em um sábado e o restante em um domingo.
A inscrição do Enem é feita no primeiro semestre de cada ano, geralmente no mês de maio. Para se cadastrar, o candidato deve acessar o portal do Inep e informar o número dos documentos pessoais (CPF e RG), endereço de e-mail válido e necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico (deficientes, gestantes ou sabatistas). Durante o registro também é preciso preencher um questionário socioeconômico e indicar a pretensão de certificação (se for o caso), além de escolher o município onde deseja fazer as provas.
Aos participantes é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. A quantia deve ser paga dentro do prazo estabelecido pelo cronograma que será divulgado em edital. São automaticamente isentos do pagamento os estudantes concluintes do ensino médio no mesmo ano em escolas da rede pública. Candidatos de baixa renda podem declarar carência no Enem no momento da inscrição.
Todos que tiverem os registros devidamente aprovados receberão, nos respectivos endereços, o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem. Comece a se preparar logo e boa sorte!
DICA: Clique AQUI e reveja o Papo de Mãe sobre VESTIBULAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário