Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

INTERNET + FOTOS = PAIS, ESTEJAM CADA VEZ MAIS ATENTOS!!!

Por Mariana Kotscho 

Está hoje nos jornais mais uma notícia assustadora: "Garota pode ter se matado por causa de foto íntima". A menina, de 16 anos, tirou uma foto dos seios, mandou pra um amigo e, em pouco tempo, a imagem já era pública. 


É importante saber que repassar foto imprópria de menor de idade é crime previsto no artigo 241 do ECA (Estatuto da criança e do adolescente). Pena de 3 a 6 anos de prisão e multa. E menores que repassam fotos de outros menores também são passíveis de punição. 

Estes casos estão pipocando por aí… Os adolescentes (às vezes até crianças) não têm ideia da dimensão que uma foto pode tomar quando vaza na rede, ainda mais uma foto íntima. Precisamos falar com eles sobre isso. Impor regras, limites - como em tudo na educação dos filhos. Não é pra tirar foto pelado e pronto. E mandar pra alguém então, nem pensar. Achar que a foto vai ficar só para quem se manda é uma ilusão. 

Vamos ficar atentos até nas brincadeiras: uma amiguinha vai dormir na casa da outra, daí pega o celular pra tirar foto da outra tomando banho e mandar pra outra amiga e pronto: o estrago foi feito. Ter filhos dá trabalho sim e nós somos pais de uma geração com algumas preocupações extras - como a internet e o excesso de exposição. Fica o alerta.

DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre os seguintes assuntos:
- Internet
- Bullying 
- Sexualidade
- Liberdade vigiada
- Diálogo com os filhos

Um comentário:

Maeve Vida disse...

Muito importante essa discussão, Mariana. Vale um programa. Gratidão pelo trabalho lindo!