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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Superdotados/portadores de altas habilidades: como identificá-los?


Superdotados: educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades psicomotoras, necessitando atendimento educacional especializado.(Portaria CENESP/MEC-nº 69, 28/08/86, artigo 3º)
Apesar de não existir um padrão homogêneo de comportamento entre os portadores de altas habilidades, há algumas características que podem ser apontadas como relevantes na avaliação e identificação de indivíduos superdotados. É importante lembrar que os superdotados poderão apresentar vários dos traços descritos, mas não necessariamente todos eles.

Um portador de altas habilidades pode apresentar as seguintes características gerais:
• Desenvolvimento físico precoce: crianças que engatinham, falam ou andam mais cedo do que as outras;
• Maior tempo de atenção e vigilância, reconhecendo as pessoas que cuidam dele desde cedo;
• Linguagem adquirida mais cedo, com vocabulário avançado para a idade;
• Aprendizagem rápida, com ajuda ou estímulo mínimos;
• Curiosidade, com capacidade de elaborar perguntas complexas e persistência para a obtenção das respostas;
• Grande concentração, motivação e persistência quando estão interessadas em algo;
• Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas;
• Alta sensibilidade, apresentando reações intensas a ruídos, dor e frustração;
• Alto nível de energia, que pode ser confundido com hiperatividade, em especial quando não são suficientemente estimuladas.

Especificamente em relação as habilidade acadêmicas, podemos destacar:
• Aquisição precoce da leitura, com instrução mínima e leitura voraz;
• Fascinação por números e relações numéricas;
• Memória poderosa e detalhada, em especial relacionada a uma determinada área de interesse;
• Capacidade de raciocínio lógico e abstrato;
• Facilidade para perceber relações de causa e efeito;
• Capacidade de transferir aprendizagens de uma situação para outra;
• Habilidade para estabelecer generalizações;
• Ampla base de conhecimento, com grande quantidade de informações sobre um assunto específico de interesse ou sobre uma variedade de assuntos;
• Habilidade de resolver problemas difíceis e incomuns;
• Alto grau de concentração, envolvimento e persistência quando trabalhando em uma área de interesse;
• Pensamento divergente: capacidade de gerar um grande número de soluções ou idéias para um determinado problema ou questão;
• Grande capacidade de crítica e avaliação - consegue identificar inconsistências rapidamente.

Nos aspectos sociais e afetivos:
• Apreço pela solidão, muitas vezes por não terem outras crianças com quem compartilhar seus interesses;
• Preferência pela companhia de crianças mais velhas;
• Senso de humor apurado, com a tendência de ver humor em situações que não parecem humorísticas para os outros;
• Interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais;
• Criatividade;
• Sensibilidade para a beleza;
• Capacidade de encontrar soluções intuitivamente, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios e situações desconhecidas;
• Espírito de aventura, disposição para correr riscos;
• Atitude não-conformista, capacidade de resistir à pressão do grupo;
• Pouca necessidade de motivação externa quando envolvido em trabalho ou projeto relativo à área de interesse;
• Preferência por situações nas quais possa ter responsabilidade pessoal sobre o produto dos seus esforços;
• Auto-confiança;
• Comportamento cooperativo;
• Capacidade de comunicação e articulação de idéias;
• Habilidade de organizar pessoas e situações, com tendência a dirigir atividades em grupo;
• Tendência a ser respeitado pelos colegas;
• Comportamento responsável e comprometido.
(cf. Winner,1998; Conbrasd,s/d; Johnsen,2006; Brasil,2002).
 
Outras características:
• Inconformismo com a rotina;
• Senso de humor;
• Interesse por desafios;
• Espírito crítico;
• Interesse por conceitos acadêmicos;
• Curiosidade;
• Estabelecer relações entre fatos.

Algumas dificuldades que podem apresentar os PAH:
• Falta de interesse;
• Baixo rendimento escolar;
• Hiperatividade;
• Isolamento;
• Falta de amigos;
• Sentimento de frustração;
• Introversão;
• Agressividade;
• Apatia;
• Tristeza ou mágoa;
• Outros.

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Um comentário:

Iara Isabel disse...

Meu filho tem 3 anos e 4 meses e desde antes de um ano já conhecia as letras do alfabeto. Após completar 1 ano, tenha interesse obsessivo por números, reconhecendo inclusive por alteração, lê inclusive dezena de milhar, lê mais de 20 palavras ligadas diretamente ao seu centro de interesse atual(carros), conhece cores e formas geométricas, identifica um grupo de mais de 20 carros de diferentes montadoras, analisando por características, não desenha mas orienta o que seja registrado. Apresenta a maioria das características acima citadas, mas a escola insiste em dizer que ele é autista. O neuropediatra a quem consultei me deu um formulário que diagnostica hiperatividade, que também é indicado como uma das características do PAH. Me sinto muito sozinha, muitas pessoas acreditam que estou supervalorizando o desempenho do meu filho.Ler relatos de mães que têm a mesma angústia me tranquilizaria muito.
Obrigada,