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Na TV Brasil

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Métodos de ensino e linhas pedagógicas

Olá!
No programa deste último domingo conversamos sobre Métodos de Ensino e tivemos a oportunidade de escutar mães e especialistas a respeito deste assunto.
Sem dúvida alguma, antes de escolher uma escola para nossos filhos é preciso pesquisar a proposta da mesma e avaliar se ela se encaixa naquilo que estamos procurando. Mas o mais importante, e que ficou de lição do programa, é que não dá para apontar este ou aquele método como o melhor ou mais eficiente. 
A escolha da escola é algo muito particular de cada família.  E a melhor escola será aquela cuja proposta pedagógica atenda às necessidades do aluno e às expectativas de sua família. 
A seguir, escolhemos este artigo da Revista Crescer só para dar uma ideia a vocês das diferentes linhas pedagógicas que hoje se apresentam nas escolas e suas características. 
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Tipos de linhas pedagógicas das escolas
Disciplina e transmissão de valores não definem uma escola tradicional. E nem tudo que é moderno é construtivista. Saiba mais
Por Cristiane Rogerio e Jeanne Callegari – Revista Crescer

Em muitas escolas há influência de mais de uma linha, e isso não é um problema. Segundo o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. “o que importa é que a escola tenha um projeto pedagógico, uma linha a seguir. É como acontece com o método de alfabetização. Não é preciso ensinar a criança a ler assim ou de outro jeito: é preciso ensinar a criança a gostar do livro”.

Tradicional: Ela ganhou o mundo no século 18 com um objetivo importante: universalizar o acesso ao conhecimento. Essas escolas privilegiam a transmissão do conteúdo, pelas "mãos" do professor, mesmo que já incluam meios como computadores. Nesse modelo, tende a rigidez em relação à disciplina, forma utilizada para conseguir passar idêntico conteúdo a diferentes tipos de criança. Há grande preocupação com o vestibular.

Construtivista: Desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget, a teoria de aprendizagem não é um método, mas uma concepção de ensino. Propõe que todo aluno seja capaz de construir seu conhecimento. Leva em conta, assim, o conhecimento que a criança traz consigo. Uma das alunas de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e defende o conceito de que a criança consegue se alfabetizar sozinha desde que esteja num ambiente com letras e textos. O professor, aí, tem o papel de mediador. É como se fosse o "tradutor" para o saber ansiado pela criança.

Montessoriana: No método desenvolvido pela italiana Maria Montessori, no início do século 20, as crianças são identificadas pelas características e possibilidades. Assim, no processo de aprendizagem, cabe ao educador remover obstáculos ou propor atividades motoras ou sensoriais pela arte, música e ciência. Segundo a teoria, a criança deve, ainda, ser incentivada a desenvolver um senso de responsabilidade pelo aprendizado.

Pedagogia Waldorf: Surgiu em 1919, com o filósofo alemão Rudolf Steiner. O método tem base principal nas atividades motoras da criança, sempre preferindo o uso de pedaços de madeira que se transformem em brinquedos aos industrializados. Os alunos são divididos em grupos e permanecem juntos por sete anos, sendo seguidos nesse ciclo pelo mesmo professor, chamado de "tutor". Não alfabetiza antes dos 7 anos. Essas escolas esperam dos pais uma sintonia completa com a filosofia da escola.

Democrática: Apareceram nos anos 20 e têm como a mais famosa a inglesa Summerhill. Mas, como prezam o conceito democrático, há diferenças entre elas. O termo vem em oposição ao "compulsório": as crianças têm os conteúdos importantes para sua formação, mas sem obrigação de carga horária por aula. A idéia fundamental é a liberdade de escolha dos alunos. Matemática, por exemplo, pode ser aprendida ao entender como se monta uma bicicleta e essa "lição" pode ter sido sugerida pelo aluno.
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Durante toda esta semana MÉTODOS DE ENSINO será nosso tema aqui no blog. Se você tem algo a contribuir, seja seu relato pessoal, artigo, dúvida ou opinião, escreva para  a gente. Nosso e-mail é [email protected] ou utilize os comentários abaixo. Contamos com a sua participação! 

2 comentários:

Caio Melo disse...

Olá!

Talvez por ter estudado sobre essas abordagens na faculdade de psicologia, desde a visita para conhecer as escolinhas já pergunto qual a abordagem que sustenta o trabalho da instituição. Ainda assim, o papel aceita qualquer coisa e é preciso ficar atento aos indícios práticos.

O prospecto da escola, a agenda e tudo mais pode conter informações super bonitas e floreios sem fim, mas o que eu indico é estudar sobre a abordagem pedagógica o suficiente para entender como ela se aplica na prática... e observar na escola se seu cotidiano com as crianças dá consistência ao que afirmam ser seu posicionamento teórico.

Pode dar trabalho, mas é da educação de um futuro cidadão que estamos falando... e o mais importante de todos, o nosso filhote! hehehe

Beijos e abraços

cashemere disse...

Olá! Adorei o programa de domingo. Tive várias dúvidas elucidadas. Vou mudar meu filho de escola em 2012 pois ele está totalmente desmotivado com o ensino, com o programa tive a certeza de que estou fazendo o melhor para ele.
Parabéns pelo programa.
Débora