Quando ele vai sorrir, sustentar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar, andar ou falar? São perguntas que todos os pais, especialmente os de primeira viagem, se fazem todos os dias. É comum querer saber quando isto ou aquilo vai acontecer. Dúvidas sobre desenvolvimento e comportamento são frequentes na consulta com o pediatra.
O desenvolvimento motor e de linguagem segue marcos de normalidade esperados para cada fase, porém podem variar de criança para criança, mas sempre existindo um tempo máximo para cada situação ocorrer.
Qualquer atraso no desenvolvimento ou desvio da normalidade deve ser avaliado junto ao Pediatra, pois quanto mais nova a criança, maior a resposta aos estímulos.
Vale brincar, conversar, contar histórias, fazer massagens, beijar e abraçar. Toda demonstração de carinho ficará armazenada na memória da criança como o amor dos pais e será fundamental no desenvolvimento motor e de linguagem.
Veja a seguir o que seu filho deve estar apto a fazer em cada fase do seu desenvolvimento. As características são as mais comuns para a idade, podendo haver variações. Algumas crianças podem apresentar-se adiantadas ou atrasadas em algum aspecto da tabela de desenvolvimento, isto vai depender dos estímulos que recebem no dia a dia.
É muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e que todo o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo Pediatra.
O desenvolvimento motor e de linguagem segue marcos de normalidade esperados para cada fase, porém podem variar de criança para criança, mas sempre existindo um tempo máximo para cada situação ocorrer.
Qualquer atraso no desenvolvimento ou desvio da normalidade deve ser avaliado junto ao Pediatra, pois quanto mais nova a criança, maior a resposta aos estímulos.
Vale brincar, conversar, contar histórias, fazer massagens, beijar e abraçar. Toda demonstração de carinho ficará armazenada na memória da criança como o amor dos pais e será fundamental no desenvolvimento motor e de linguagem.
Veja a seguir o que seu filho deve estar apto a fazer em cada fase do seu desenvolvimento. As características são as mais comuns para a idade, podendo haver variações. Algumas crianças podem apresentar-se adiantadas ou atrasadas em algum aspecto da tabela de desenvolvimento, isto vai depender dos estímulos que recebem no dia a dia.
É muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e que todo o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo Pediatra.
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
1 MÊS:
- Levanta a cabeça
- Reage aos sons
- Olha fixo para rostos
- Passa boa parte do tempo dormindo
- Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
- Mantém a cabeça erguida por períodos curtos.
- Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
- Vocaliza sons como “agu” e “arru”
- Segue os objetos com o olhar
- Movimentos ficam menos bruscos
- Sorri ao contato social
- Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema
- Segura a cabeça com firmeza
- Dá gargalhada
- Dá gritinhos
- Reconhece o seu rosto e seu cheiro
- Reconhece a sua voz
- Vira a cabeça na direção dos barulhos
- Leva as mãos à boca e suga os dedos
- Segura objetos com firmeza por pouco tempo
- Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas e braços
4 MESES:
- Responde com sons quando você fala com ela
- Consegue apoiar o peso nas pernas
- Junta as mãos e bate nos brinquedos
- Consegue segurar um brinquedo
- Estica o braço para pegar objetos
- Consegue se virar deitada
5 MESES:
- Consegue distinguir cores primárias
- Consegue se virar deitada
- Consegue se distrair com as mãos e os pés
- Vira na direção de barulhos novos
- Reconhece o próprio nome
- Põe objetos na boca
- Senta com apoio
6 MESES:
- Vira na direção de sons e vozes
- Imita sons, faz bolinhas de cuspe
- Rola nas duas direções quando deitada
- Senta sem apoio
- Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
- Está pronta para alimentos sólidos
7 MESES:
- Senta sem apoio
- Puxa objetos em sua direção
- Imita sons da fala
- Começa a se arrastar ou engatinhar
- Pode demonstrar medo com pessoas estranhas
8 MESES:
- Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
- Transfere os objetos de uma mão para a outra
- Engatinha bem
- Aponta para objetos
- Atira objetos no chão
- Reclama quando é contrariado
9 MESES:
- Fica de pé segurando em alguma coisa
- Combina sílabas em sons que parecem palavras
- Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
- Bate objetos um contra o outro
- Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia
10 MESES:
- Dá tchau com a mão
- Pega objetos com o movimento de pinça
- Anda segurando nos móveis
- Responde ao nome e entende o “não”
- Mostra o que quer com gestos
11 MESES:
- Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
- Participa de brincadeiras com gestos
- Fica de pé sozinha por alguns segundos
- Imita as ações dos outros
- Coloca objetos dentro de um recipiente
- Entende instruções simples
12 MESES:
- Imita as ações dos outros
- Diz sons parecidos com palavras
- Mostra com gestos o que quer
- Diz uma palavra além de mamã/á e papá
- Dá alguns passinhos
- Entende e cumpre instruções simples
- Bebe líquidos no copinho
1 A 2 ANOS:
- Anda sem apoio
- Reconhece o próprio nome
- Começa a correr, subir em móveis, ficar nas pontas dos pés
- Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo)
- Gosta de rabiscar no papel
- Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo
- Mostra senso de humor
- Nesta fase, ainda não compreende regras, mas chora quando leva bronca e sorri quando é elogiado
- Quando está bravo pode atirar objetos
- É possessivo
- A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas (2 a 3 palavras)
- Usa o próprio nome
- Reconhece partes do corpo
- Presta atenção em histórias pequenas
2 A 3 ANOS:
- Tira os sapatos
- Chuta bola sem perder o equilíbrio
- Gosta de dançar. Acompanha o ritmo da música batendo palmas
- Está pronta para a retirada das fraldas
- Mexe em tudo
- Testa a autoridade
- Tenta impor suas vontades
- Prefere companhia para brincar
- As frases vão aumentando e surge o plural
- Fala de si mesma na terceira pessoa
- Chama familiares próximos pelo nome
- Pergunta ‘cadê”, ‘o que”, “onde”
3 A 4 ANOS:
- Consegue colocar e tirar as suas roupas sem a ajuda de um adulto
- Gosta de desenhar
- Consegue segurar um lápis na posição correta
- Consegue pedalar
- Brinca com outras crianças
- Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor
- Constrói frases com até seis palavras
- É capaz de separar objetos por tamanho e cor
- Compreende os conceitos de igual e diferente
- Lembra e conta histórias
- Consegue usar a tesoura e cortar papel
- Maior domínio no uso de talheres
- Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento
- Está mais sociável
- Se sente grande perto das crianças menores
- Sente vontade de tomar as suas próprias decisões
- Expressa seus sentimentos
- Já fala muitas palavras
- Gosta de inventar e contar suas próprias histórias
- Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números
*Camila Reibscheid é médica pediatra e participou como especialista convidada do Papo de Mãe sobre ESTÍMULOS E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS, exibido em 25.09.2011. Site: www.pediatriaemfoco.com.br
***
AGRADECIMENTO
A equipe do Papo de Mãe agradece ao Clube do brinquedo que, gentilmente, emprestou à Dra. Camila Reibscheid os brinquedos usados pelas crianças no programa sobre ESTÍMULOS E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário