Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Descobrindo seu bebê, mês a mês - por Camila Reibscheid*



Quando ele vai sorrir, sustentar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar, andar ou falar? São perguntas que todos os pais, especialmente os de primeira viagem, se fazem todos os dias. É comum querer saber quando isto ou aquilo vai acontecer. Dúvidas sobre desenvolvimento e comportamento são frequentes na consulta com o pediatra.

O desenvolvimento motor e de linguagem segue marcos de normalidade esperados para cada fase, porém podem variar de criança para criança, mas sempre existindo um tempo máximo para cada situação ocorrer.


Q
ualquer atraso no desenvolvimento ou desvio da normalidade deve ser avaliado junto ao Pediatra, pois quanto mais nova a criança, maior a resposta aos estímulos.

Vale brincar, conversar, contar histórias, fazer massagens, beijar e abraçar. Toda demonstração de carinho ficará armazenada na memória da criança como o amor dos pais e será fundamental no desenvolvimento motor e de linguagem. 


Veja a seguir o que seu filho deve estar apto a fazer em cada fase do seu desenvolvimento. As características são as mais comuns para a idade, podendo haver variações. Algumas crianças podem apresentar-se adiantadas ou atrasadas em algum aspecto da tabela de desenvolvimento, isto vai depender dos estímulos que recebem no dia a dia.


É muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e que todo o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo Pediatra.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO


1 MÊS:

  • Levanta a cabeça
  • Reage aos sons
  • Olha fixo para rostos
  • Passa boa parte do tempo dormindo
  • Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
2 MESES:
  • Mantém a cabeça erguida por períodos curtos.
  • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
  • Vocaliza sons como “agu” e “arru”
  • Segue os objetos com o olhar
  • Movimentos ficam menos bruscos
  • Sorri ao contato social
  • Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema
3 MESES:
  • Segura a cabeça com firmeza
  • Dá gargalhada
  • Dá gritinhos
  • Reconhece o seu rosto e seu cheiro
  • Reconhece a sua voz
  • Vira a cabeça na direção dos barulhos
  • Leva as mãos à boca e suga os dedos
  • Segura objetos com firmeza por pouco tempo
  • Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas e braços
4 MESES:
  • Responde com sons quando você fala com ela
  • Consegue apoiar o peso nas pernas
  • Junta as mãos e bate nos brinquedos
  • Consegue segurar um brinquedo
  • Estica o braço para pegar objetos
  • Consegue se virar deitada
5 MESES:
  • Consegue distinguir cores primárias
  • Consegue se virar deitada
  • Consegue se distrair com as mãos e os pés
  • Vira na direção de barulhos novos
  • Reconhece o próprio nome
  • Põe objetos na boca
  • Senta com apoio
6 MESES:
  • Vira na direção de sons e vozes
  • Imita sons, faz bolinhas de cuspe
  • Rola nas duas direções quando deitada
  • Senta sem apoio
  • Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
  • Está pronta para alimentos sólidos
7 MESES:
  • Senta sem apoio
  • Puxa objetos em sua direção
  • Imita sons da fala
  • Começa a se arrastar ou engatinhar
  • Pode demonstrar medo com pessoas estranhas
8 MESES:
  • Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
  • Transfere os objetos de uma mão para a outra
  • Engatinha bem
  • Aponta para objetos
  • Atira objetos no chão
  • Reclama quando é contrariado
9 MESES:
  • Fica de pé segurando em alguma coisa
  • Combina sílabas em sons que parecem palavras
  • Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
  • Bate objetos um contra o outro
  • Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia
10 MESES:
  • Dá tchau com a mão
  • Pega objetos com o movimento de pinça
  • Anda segurando nos móveis
  • Responde ao nome e entende o “não”
  • Mostra o que quer com gestos
11 MESES:
  • Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
  • Participa de brincadeiras com gestos
  • Fica de pé sozinha por alguns segundos
  • Imita as ações dos outros
  • Coloca objetos dentro de um recipiente
  • Entende instruções simples
12 MESES:
  • Imita as ações dos outros
  • Diz sons parecidos com palavras
  • Mostra com gestos o que quer
  • Diz uma palavra além de mamã/á e papá
  • Dá alguns passinhos
  • Entende e cumpre instruções simples
  • Bebe líquidos no copinho
1 A 2 ANOS:
  • Anda sem apoio
  • Reconhece o próprio nome
  • Começa a correr, subir em móveis, ficar nas pontas dos pés
  • Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo)
  • Gosta de rabiscar no papel
  • Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo
  • Mostra senso de humor
  • Nesta fase, ainda não compreende regras, mas chora quando leva bronca e sorri quando é elogiado
  • Quando está bravo pode atirar objetos
  • É possessivo
  • A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas (2 a 3 palavras)
  • Usa o próprio nome
  • Reconhece partes do corpo
  • Presta atenção em histórias pequenas
2 A 3 ANOS:
  • Tira os sapatos
  • Chuta bola sem perder o equilíbrio
  • Gosta de dançar. Acompanha o ritmo da música batendo palmas
  • Está pronta para a retirada das fraldas
  • Mexe em tudo
  • Testa a autoridade
  • Tenta impor suas vontades
  • Prefere companhia para brincar
  • As frases vão aumentando e surge o plural
  • Fala de si mesma na terceira pessoa
  • Chama familiares próximos pelo nome
  • Pergunta ‘cadê”, ‘o que”, “onde”
3 A 4 ANOS:
  • Consegue colocar e tirar as suas roupas sem a ajuda de um adulto
  • Gosta de desenhar
  • Consegue segurar um lápis na posição correta
  • Consegue pedalar
  • Brinca com outras crianças
  • Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor
  • Constrói frases com até seis palavras
  • É capaz de separar objetos por tamanho e cor
  • Compreende os conceitos de igual e diferente
  • Lembra e conta histórias
4 A 5 ANOS:
  • Consegue usar a tesoura e cortar papel
  • Maior domínio no uso de talheres
  • Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento
  • Está mais sociável
  • Se sente grande perto das crianças menores
  • Sente vontade de tomar as suas próprias decisões
  • Expressa seus sentimentos
  • Já fala muitas palavras
  • Gosta de inventar e contar suas próprias histórias
  • Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números

*Camila Reibscheid é médica pediatra e participou como especialista convidada do Papo de Mãe sobre ESTÍMULOS E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS, exibido em 25.09.2011. Site: www.pediatriaemfoco.com.br

                                                        ***
                                              AGRADECIMENTO 

A equipe do Papo de Mãe agradece ao Clube do brinquedo que, gentilmente, emprestou à Dra. Camila Reibscheid os brinquedos usados pelas crianças no programa sobre ESTÍMULOS E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS. 

Nenhum comentário: