Por Mônica Paschoal Nogueira*
A hemimelia fibular é um defeito de formação dos membros inferiores, onde, geralmente, um dos membros (algumas vezes pode ser bilateral) se forma sem a parte lateral da perna, então o osso externo da perna, a fíbula, pode estar ausente ou diminuída, e pode haver menos dedos na parte lateral do pé. A alteração tem vários graus de acometimento, mas geralmente a perna não cresce igual à outra, e tem um desvio para a frente e para fora (que chamamos em valgo), que deixa o tornozelo orientado de forma incorreta (geralmente deixando o pé para o lado e na posição de bailarina - na ponta do pé),
É uma alteração ortopédica relativamente rara, 1 em cada 40 mil nascimentos, e não se conhece a causa. Sabemos que, a princípio, não está relacionada à ingestão de nenhuma substância ou conduta durante a gestação. Um gene mutante está sendo estudado, mas ainda não sabemos nem como e nem por que isso ocorre.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkDpL2eCeLVJe_qnzik5CcaajW4J45IZpWJn-c-9xGvW_pgYbIh9fmzY-R9KSNgxk8MvPlncVCAQvJO83KjRUezWRJryEPpwAyRxh5fQ6QVjVV-xYGM1QAwRUdJFPWZAyhB8I3HQ4PgIU/s200/99105-004-A031C53B.jpg)
O trabalho da AACD em relação às deformidades de membros nas crianças, entre elas a hemimelia fibular, é o de fazer o tratamento ortopédico, associado ao trabalho de reabilitação para a obtenção dos melhores resultados funcionais. Para isso, há um grupo específico que cuida desse grupo de alterações dos membros, formado por diversos profissionais, entre eles ortopedistas, fisiatras e profissionais ligados à reabilitação.
Tenho consciência que as deformidades congênitas como a hemimelia fibular devem ser tratadas em centros de referência, com profissionais especializados, com possibilidade de intervenções multidisciplinares, incluindo profissionais de reabilitação e suporte psicológico para as crianças e suas famílias.
CONTATO: Se você deseja informações sobre nossos serviços, agendar, consultar ou remarcar uma consulta, entre em contato nos telefones (11) 5576-0777 ou (11) 5576-0775 ou através do site http://www.aacd60anos.com.br./
*Mônica Paschoal Nogueira é médica ortopedista da AACD e do Hospital do Servidor Público Estadual em São Paulo, formada pela USP, com residência na Ortopedia da USP e formação em Reconstrução e Alongamento Ósseo de Membros na Universidade de Maryland em Baltimore. Atende também em consultório particular.
***
DICA DE HOJE
REPORTAGEM DA REVISTA CRESCER
Aprendendo a lidar com as próprias diferenças
Qual o momento certo - e como contar à criança - e a todos ao redor que ela tem uma limitação física?
Quando a médica neonatologista anunciou, ainda na sala de parto, que meu filho havia nascido com uma malformação, as lágrimas de emoção deram instantaneamente lugar a um choro compulsivo... (Clique aqui para continuar lendo a matéria no site da Revista Crescer: www.revistacrescer.com.br).
Um comentário:
simone,minha filha nasceu com hemimelia fibular tipo 3,esse problema pode afetar outro orgão?
Postar um comentário