QUEM PERGUNTA: telespectadora que prefere não se identificar
"Gostaria de saber se existe casos de Downs seguidos? Preciso de uma resposta, pois meu ex marido pretende ter outros filhos. E por ele ter dois irmãos com a síndrome e já termos um filho que não tem, gostaria muito de saber a possibilidade de uma segunda criança filha dele ter a síndrome? "
QUEM RESPONDE: o pediatra e professor Dr. Zan Mustacchi, especialista em Síndrome de Down, que concedeu entrevista exclusiva ao Papo de Mãe que foi ao ar em 12.09.2009.
"A repetição, denominada de recorrência, da Síndrome de Down ocorre em algumas condições específicas: 1. Quando o indivíduo com síndrome de Down tiver trissomia simples a recorrência é de 1%, somado ao risco da idade materna, cujos dados já são bem definidos, considerando-se a próxima prole do mesmo casal que já teve um filho com síndrome de Down; 2. Se o indivíduo com síndrome de Down da família tiver uma translocação, portanto não sendo uma trissomia simples, o risco muda e para isso é necessário conhecer-se o cariótipo do paciente e às vezes é prudente ter o cariótipo dos genitores para melhor assegurar o risco de recorrência; 3. O mais importante é que existe uma técnica que permite o diagnóstico pré-implantacional, o qual determina a exclusão do risco de ter um filho com síndrome de Down."
DICA DE HOJE
Revista Crescer - Maio /2011
Acesse também o site da revista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário