Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 25 de abril de 2011

NOTAS SOBRE TRANSIÇÃO ESCOLA - FACULDADE

Mães e jovens no programa deste último domingo 

• Segundo o Censo de 2009, a educação superior brasileira está mais acessível. Ao todo são 2.314 instituições de educação superior, das quais 245 são públicas e 2.069 são particulares. O Brasil tem hoje 5 milhões e novecentos mil universitários, sendo quase um milhão de alunos formados a cada ano. Em 2002, o número de matrículados na educação superior brasileira era de três milhões e meio de alunos.
• Os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em instituições de ensino superior públicas ou privadas. Nestes casos, a seleção é feita de forma unificada (SISU). A nota obtida no ENEM também é utilizada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituições privadas de ensino.
• O Pro Uni - Programa Universidade para Todos - tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em 2010, o programa chegou a oferecer mais de 85 mil bolsas. O site para maiores informações é o http://prouniportal.mec.gov.br//
• Os cursos de graduação tiveram crescimento de 13% em relação a 2008. Entre eles, os cursos a distância aumentaram 30,4%. Já os cursos tecnológicos, tiveram crescimento de 26,1% de 2008 para 2009.
• A Região Sudeste concentra o maior número de matrículas no ensino superior: 49,2% do total. Em seguida, vem o Nordeste, com 18,9%. Porém, diferente do que acontece no Nordeste, no Sudeste, a maior parte dos alunos, 55,3%, encontra-se em instituições particulares.
• De acordo com o Censo, os cursos mais procurados na educação superior são, em primeiro lugar, Administração; em segundo, Direito; em terceiro, Pedagogia; e em quarto, Engenharia. Na educação a distância, Pedagogia é o curso mais procurado. A pesquisa mostra ainda que a educação superior brasileira é predominantemente formada por mulheres (em média de 21 anos), que ingressam por vestibular (aos 19), em instituições particulares. A idade mais frequente de conclusão de curso é de 23 anos.
Bem, gente, por enquanto é isto. Fiquem de olho que no decorrer da semana ainda teremos muito mais o que tratar a respeito desta fase de transição da escola para a faculdade. Fiquem ligados aqui no blog. Até mais!
---
DICA DE HOJE
FedEx Express Coleta Livros para Crianças Carentes no Brasil
Terceira edição do FedEx Entrega marca o início da participação dos centros de envio autorizados para arrecadação de livros
[SÃO PAULO, BRASIL] - A FedEx Express, maior empresa de transporte expresso do mundo, está literalmente abrindo suas portas no Brasil e em outros países latino-americanos para a arrecadação de livros, os quais serão doados a uma série de instituições de apoio a crianças carentes. O ano de 2011 marca a terceira edição do FedEx Entrega, campanha regional de arrecadação de livros com duração de três meses e que tem por objetivo despertar nas crianças, desde a mais tenra idade, o amor pela leitura. Este ano, contudo, a novidade é que doações poderão ser feitas em vários Centros Autorizados de Envio FedEx e Centros de Serviço Mundial FedEx de todo o Brasil. A meta da empresa é superar a marca de 25.000 livros doados e coletados em 2010 nos oito países participantes. Este ano, a FedEx Express se associou a cinco organizações sem fins lucrativos — e a Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo — que colocarão os livros coletados à disposição das crianças, através de seus programas e bibliotecas. O FedEx Entrega é mais uma demonstração do compromisso da empresa com a América Latina e o Caribe, promovendo a meta mundial da FedEx de reforçar a importância da Educação de crianças em idade pré-escolar como ferramenta fundamental para o progresso e desenvolvimento das comunidades.
Veja abaixo os postos de coleta da sua região:
Shopping Iguatemi – São Paulo/SP; Shopping Market Place – São Paulo/SP;  São Paulo Sixth Box; Cia da Postagem;  PostNet São Paulo - Moema; PostNet São Paulo - Itaim;  PostNet São Paulo - Jardins; PostNet São Paulo - Pamplona; PostNet São Paulo - Paraíso; PostNet São Paulo - Vila Olímpia; PostNet São Paulo - Higienópolis; PostNet São Paulo - Shopping Plaza Sul;  PostNet São Paulo Tatuapé; PostNet São Paulo Granja Vianna.
Para mais informações, visite o www.fedex.com

Nenhum comentário: