Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 29 de março de 2011

Cidadania - direitos e deveres

Para viver em sociedade é preciso que haja, antes de tudo, respeito entre as pessoas. Não é à toa que os chamados valores universais são os pilares para a convivência entre cidadãos de todo o mundo.
De acordo com o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Portanto, não importa a nacionalidade, raça, crença ou classe social, todos somos iguais perante à lei. Da mesma forma, somos todos portadores de direitos e deveres, sendo um de nossos deveres justamente o de conhecer e fazer valer nossos direitos.
Como pais e educadores, temos a obrigação de ensinar nossas crianças a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.  E a melhor forma de ensinar é dando o exemplo. Portanto, não adianta só dizer que mentir, brigar, desrespeitar leis, jogar sujeira nas ruas e desperdiçar água é “feio”. É preciso dar o exemplo, afinal somos os responsáveis pelos adultos de amanhã! 
A seguir vocês conferem uma série de sites bacanas sobre cidadania, que foram citados durante o programa e contêm bastante material sobre o assunto.
***
DICA DE HOJE

Acessa São Paulo: mais de 100 vagas para cursos gratuitos em abril
Programa de inclusão digital do Governo de SP abre inscrições para oficinas de informática e fotografia no posto do Parque da Juventude, zona norte da capital
Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de abril, o Acessa SP recebe inscrições para mais um ciclo do Metaprojeto - oficinas gratuitas do posto do Parque da Juventude, na zona norte da capital. Em abril, serão sete diferentes temas, com mais de 100 vagas disponíveis: Informática Básica, Montagem e Manutenção de Micros; Modelagem 3D; Fotografia Digital com Máquinas Simples; Introdução ao Software Livre; Mangá com Software Livre e Lab Livre.
As aulas serão ministradas pelos oficineiros do Acessa SP entre os dias 11 e 29 de abril. Os interessados devem se inscrever pessoalmente no Acessa SP do Parque da Juventude, na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar, ao lado da estação Carandiru do Metrô, das 9 às 18 horas. É necessário apresentar o RG no ato da matrícula.

Nenhum comentário: