Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Relato de telespectador sobre racismo + dica

Olá, estamos de volta para falar sobre racismo, tema do Papo de Mãe deste último domingo. Vocês que acompanham o programa e o blog já sabem que sempre abrimos espaço para publicar relatos que chegam até nós (desde que autorizados). Pois bem, desta vez quem nos escreve é o nosso amigo e telespectador Laércio Dativo, advogado e professor de direito, do Rio de Janeiro, que costuma contribuir muito com o nosso blog. Laércio é negro com muito orgulho  e tem muitas histórias para contar. Selecionamos uma delas, na qual ele relata a humilhação que presenciou com uma de suas alunas. Confiram.
“É um assunto que para alguns não existe, porém, para aqueles que o sentem, principalmente, na pele, dói profundamente. Já sabem do que falo, não é!? O Racismo.Vou lhes descrever uma situação a qual vivi e me senti impotente em não ter instrumentos hábeis para coibir essa prática tão pequena da alma humana. Vamos lá!
Em meados de 2009, estava substituindo uma professora que estava de licença. Após a exposição da aula de direito empresarial, apliquei casos práticos para que os alunos vivessem a disciplina na prática. Contudo, ao visualizar a turma de minha mesa, já sentado, percebi que faltava uma aluna, na verdade, uma das melhores que tinha. Era uma senhora negra que sempre foi muito aplicada nos estudos e gostava de debater oralmente casos práticos em aula.
Por volta da metade do tempo de aula, ela apareceu, muito triste, e seus olhos refletiam isso. Perguntei-lhe o motivo. Ela me relatou que um professor “branco” que ela considerava um jovem educado e de grande conhecimento a insultou, e o pior é que todos da turma dela começaram a rir. Ela me relatava o fato e chorava, e eu conhecendo este docente, fiquei deveras revoltado, porque o mesmo defende a imagem de "garantidor dos direitos humanos".
Somente pude lhe dizer que por muitas vezes passei por situações semelhantes na infância porque era conhecido como o "filho da costureira", mas isto não me impediu de atingir meus sonhos.
Consegui estabilizá-la, porém, internamente, permaneci em reflexão: será mesmo que a pele é o resultado deste tratamento desumano, ou a alma humana, com suas experiências, traz em si um temor indefinido? Na verdade, não sabemos. Somente devemos coibir práticas desumanas como esta. Somos todos seres humanos, e a cor da pele, digamos, foi uma forma de que Deus se utilizou para diversificar a beleza e demonstrar sua sabedoria”. Por Laércio Dativo.
***
DICA DE HOJE
Inscrições para o 20º Concurso de Pintura Infantil Bayer terminam em 28 de fevereiro
Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do 20º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, uma iniciativa da Bayer em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A partir do tema “Vida nas Florestas”, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos são incentivados a soltar a imaginação em seus desenhos e refletir sobre a importância de cuidar e preservar a natureza. A Bayer receberá inscrições até 28 de fevereiro de 2011.
Os participantes concorrerão a prêmios em 2 etapas: uma no Brasil e outra internacionalmente. A etapa brasileira será dividida em quatro categorias: de 6 a 7 anos, 8 a 9; 10 a 11 e 12 a 14. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um computador portátil, aparelho MP4 e kit de desenho, respectivamente. As pinturas serão julgadas seguindo os critérios de criatividade e adequação ao tema. Todos os participantes da etapa brasileira estarão automaticamente inscritos no concurso internacional e concorrerão, em uma única categoria, com outras pinturas da América Latina e das regiões da América do Norte, Europa, África, Ásia-Pacífico e Ásia Ocidental a diversos prêmios, incluindo uma quantia em dinheiro e uma viagem com acompanhante para a Conferência Internacional da Tunza para as Crianças. Para saber mais sobre o regulamento clique aqui.
Serviço: 20º Concurso Internacional de Pintura Infantil Bayer-PNUMA - Inscrições até 28 de fevereiro de 2011.  Os desenhos devem ser enviados para a Bayer: Rua Domingos Jorge 1.100, 8º andar - CEP 04779-900 - Bairro Socorro - São Paulo - SP.

Um comentário:

Marcia Taborda disse...

Belo exemplo do Laércio! A cor da pele nada tem a ver com a competência!

Compartilhei o link desse post no Portal da Escola Virtual para Pais - http://www.escolavirtualparapais.com.br , ok?
abs,
Marcia Taborda