QUEM PERGUNTA: a telespectadora Juliana
"Tenho 14 anos e queria fazer a cirurgia de redução de mamas. Minha mãe queria que eu fizesse com 18 anos, mas eu queria fazer com 16. Gostaria de saber a opinião do doutor. E também se a cirurgia de suspensão de mamas pode ser feita ao mesmo tempo?"
QUEM RESPONDE: o cirurgião plástico Dr. Iran Sanches, especialista que participou do Papo de Mãe sobre Cirurgia Plástica.
Dr. Iran Sanches |
"Juliana, você tem que ser avaliada por um serviço de cirurgia plástica. Em caso de mamas muito volumosas, que causem limitação a atividades desportivas, desconforto nas atividades do dia a dia pode ser indicada sim a mastoplastia redutora aos 16 anos. Vale a pena passar com ginecologista para haver a indicação e análise do mesmo. E tanto a redução do volume como a suspensão são feitas no mesmo tempo cirúrgico. É a mastoplastia redutora ou mastopexia. Boa sorte!"
Outra pergunta:
QUEM PERGUNTA: a telespectadora Ana Junquiera
"Meu sobrinho fez cirurgia nas orelhas de abano e ficou com quelóides. Existe tratamento? Por que acontecem?"
DR. IRAN SANCHES RESPONDE: "Sim, o tratamento para quelóide pode ser a injeção dentro do mesmo de substâncias para reduzir o volume. Ou então a retirada da cicatriz queloidiana. E, muitas vezes, indicamos a Betaterapia no pós-operatório, que é um tratamento com radiação superficial na cicatriz. Quelóides e outras cicatrizes inestéticas são assuntos árduos na prática diária do cirurgião plástico. Mas sim, tem solução e tratamento. Não se sabe o porque da cicatriz ser tornar hipertrófica ou queloidiana. Pode ser tendência genética/familiar. Cabe ao cirurgião tomar os cuidados no pós- operatório e acompanhar de perto a evolução. Às vezes, são necessárias várias sessões: é a chamada terapia infiltrativa a base de corticóides de ação local. Infelizmente, não existe tratamento prévio, antes da cirurgia, mas em pacientes com histórico de queloides prévios se indica a Betaterapia."
Por hoje é isto, pessoal. Continuem acompanhando o Papo de Mãe pelo blog, twitter e facebook. Para entrar em contato com a gente e mandar perguntas, relatos e sugestões o nosso e-mail é [email protected]. Obrigada pela audiência, pelo carinho e pela participação. Até mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário